sábado, 21 de dezembro de 2013

Sedãs médios - vendas em dezembro de 2013.

O segmento de sedãs médios do mercado brasileiro, em dezembro de 2013, continua a apresentar seu tradicional quadro que mostra Civic, Corolla e Cruze nas três primeiras posições, isolados, e uma briga feroz pela quarta colocação, até agora mantida pelo VW Jetta - mas cada vez mais ameaçado.
Começando pelos três primeiros, o Toyota Corolla chegou a esboçar uma liderança no começo do mês mas a partir do dia 15 do Civic a retomou e já abre uma distância considerável, tendo vendido até o dia 19 4.341 unidades, contra 4.089 do seu arqui-rival nipônico.
Na terceira posição isolada encontra-se o Chevrolet Cruze Sedã, vendendo pouco mais de 1/3 que os dois líderes. No mesmo período o norte-americano emplacou 1.671 carros, o que, se não é suficiente para incomodar os líderes, o mantém a uma distância segura dos demais modelos. O gráfico abaixo mostra a evolução das vendas acumuladas de Corolla, Civic e Cruze, até o dia 19/12.
Como se pode observar, Corolla e Civic estão em uma dinâmica de vendas diferenciada em relação aos demais modelos do segmento, inclusive o Cruze, que, ao que parece, tem observado desaceleração, como pode ser verificado no gráfico de vendas diárias, abaixo.
Constata-se que Civic e Corolla deram um salto de vendas a partir do dia 16, movimento que não foi acompanhando pelo Cruze.

Jetta - Sentra - Focus - Citroen C4L
A briga pelo quarta colocação no segmento é mais acirrada, com o VW Jetta conseguindo se manter como o quarto sedã médio mais vendido do Brasil apesar da chegada de novos competidores, especialmente Nissan Sentra, Citroen C4 Lounge e Focus.
O modelo da Volkswagen vendeu até o dia 19, 778 unidades, entretanto, o Nissan Sentra vem se aproximando perigosamente, com 732 carros vendidos no período.
O Citroen C4 Lounge é outro modelo que vem apresentado boa performance de vendas, com 658 unidades vendidas até o momento, posicionando-se, assim, à frente do Renault Fluence, com 550 carros vendidos.
O Ford Focus Sedã é a grande decepção, até agora - pelo menos, do segmento. Em dezembro o carro vendeu 322 unidades - o que é menos, inclusive, que o Kia Cerato, que já emplacou 416 unidades no período.
O modelo da Ford, porém, fica à frente, ainda, do Hyundai Elantra, que logrou êxito em transacionar 260 carros até o momento.

Gráficos
O gráfico abaixo mostra a evolução das vendas acumuladas em dezembro de Jetta, Sentra, Citroen C4L e Focus.

Como se pode observar, não há alterações em posições relativas ao longo do mês, mas as vendas diárias, mostradas abaixo, evidenciam que o Sentra está com disposição de incomodar o Jettta.


No dia 19 o Sentra superou o modelo da VW em vendas, emplacando 81 unidades nesse dia, contra 71 do Jetta. Se isso se confirmar uma tendência, o modelo japonês poderá iniciar janeiro como o quarto mais vendido.

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário