Tem um dado que não dá para entender. Há alguns anos as fabricantes de automóveis descobriram que deveriam fazer carros populares especificamente para mercados emergentes, como o brasileiro. O modelo tem que ser básico, recheado de plástico para custar pouco e ter ótimo custo-benefício. Até aí tudo bem (temos que nos conformar que não temos as rendas dos europeus). Mas PORQUE o carro tem que ser feio?
Dá uma olhada no Toyota Etios (que eu já chamo de Fetios).Tanto hatch quanto sedã são uns mostrengos. Feios de + (claro que vai ter alguns que vão achar lindo… afinal de contas…). Mas o carro tem linhas quadradas, no melhor estilo Renault Logan, uma dianteira que não combina com a traseira e por ai vai. Muito, mas muito mais feio que o Toyota Yaris (que cumpre o mesmo papel que o Etios, mas nos países desenvolvidos).
Todos os argumentos para a compra de um carro como este tem que ser racionais. Por isso, os engenheiros exageram nas proporções. O Etios, por exemplo, terá um porta-malas para comportar um elefante .São 595 litros (muita geladeira não tem toda esta litragem).
Serão duas opções de motores. A versão hatch será equipada com propulsores de 1.3L e 1.5L flex, ambos 16 válvulas. Já o modelo três volumes virá com o motor 1.5L.
Talvez para compensar a feiura, a marca investiu na segurança. Todos os Etios sairão da fábrica já equipados com freios ABS e airbag de série.
Se não bastasse estragar a parte de fora, a Toyota caprichou também em desandar com o interior. Tudo em nome do baixo custo. O painel de instrumentos, por exemplo, virá posicionado no centro do veículo. Assim, tanto o carro vendido na Índia quanto o que será feito no Brasil utilizam as mesmas formas. Quem liga se ficou horroroso? Eu, e aposto que um monte de gente.
Por sorte deste Toyota, os concorrentes são tão (ou até mais) feios que o Etios. Por isso, apesar destas críticas acho que o modelo vai vender bem.
http://blogcarro.wordpress.com/2012/06/07/toyota-etios-chega-em-setembro-e-sera-feio-como-no-exterior/
Nenhum comentário:
Postar um comentário