terça-feira, 5 de agosto de 2014

Classe C deixa de puxar consumo no Brasil pela 1ª vez em cinco anos

Redução da concessão de crédito e alta de preços faz com que a nova classe média desacelere consumo, que foi mais estimulado pelas classes A e B


Um estudo da Nielsen divulgado nesta quarta-feira (30) revelou que o brasileiro apresentou uma redução de 2,5% na intenção de consumo no primeiro trimestre de 2014, em relação ao mesmo período do ano anterior. E o grupo mais afetado foi a classe C, pela primeira vez nos últimos cinco anos.
Wilson Dias/ABr
Um total de 104 milhões de brasileiros pertence à classe média, segundo o governo

Segundo a pesquisa, a mudança no comportamento está ligada ao aumento da inflação (2,9%), o comprometimento da renda (0,3%) e o endividamento (4,7%).


Nem os pontos positivos da economia melhoraram o cenário: redução do desemprego (5%), queda da inadimplência (4,4%) e aumento da renda real (3%).

Diante desse cenário, a classe C, que era o principal grupo consumidor, foi a mais afetada em sua vida financeira, pois apresentou, em média, um gasto 15% superior na renda mensal. Pela primeira vezes em cinco anos, as classes A e B, e não a C, foram as que menos sentiram o momento econômico.

No primeiro trimestre, o consumidor reduziu as idas aos pontos de venda (3,6%), mas aumentou o ticket médio gasto (8,2%). Por esse motivo, praticamente todas as cestas cresceram em valor em comparação com 2013.

Bebidas alcoólicas (15,6), bebidas não alcoólicas (6,6%), higiene e beleza (5,3%), limpeza caseira (6,2%), mercearia doce (3,2%), mercearia salgada (4,6%) e perecíveis (15,3%).

http://economia.ig.com.br/2014-07-30/classe-c-deixa-de-puxar-consumo-no-brasil-pela-1-vez-em-cinco-anos.html

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