https://twitter.com/fifaworldcup_pt
sábado, 21 de junho de 2014
7 DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.
A nutricionista Dagmarcia Neuza David Tumeo dá algumas dicas para aproveitar ao máximo o consumo dos alimentos.
Por Liana Pires
foto: divulgação
Água do cozimento de vegetais: concentra vitaminas hidrossolúveis. Aproveite-a para agregar valor nutricional ao arroz e ao macarrão.
Casca de laranja: tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa. Pode ser adicionada a chás ou caramelizada, para ser servida com café.
Casca de tangerina e maracujá: contém fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Pode dar origem a deliciosas geleias.
Folha de cenoura: rica em vitamina A, importante para saúde dos olhos, pele e cabelos. Pode ser usada para fazer bolinhos ou para substituir a salsinha.
Sementes de abóbora: ricas em vitamina E, ferro, magnésio, potássio e zinco, além de serem excelentes fontes de ácidos graxos e ômega-3. Use-as para incrementar a salada, passando-as em uma frigideira quente e seca por 5 minutos.
VEJA TAMBÉM
Talo de agrião: contém muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo. Pode ser usado em sucos ou para fazer molho pesto.
Talos de couve, beterraba, brócolis e salsa: ricos em vitamina C, podem ser aproveitados em recheios de tortas, patês, saladas ou escondidinhos.
http://www.oficinadamoda.com.br/culinaria/dicas-e-truques/7-dicas-para-evitar-o-strongdesperdicio-de-alimentosstrong-17809.html
APRENDA A PREPARAR UM FONDUE DE QUEIJO
Ingredientes
- 1 lata de creme de leite
- 1 copo de requeijão
- 200g de queijo "mozarela” ralado
- 200g de queijo provolone ralado
- 200g de queijo gorgonzola picado
Modo de Preparo
1. Aqueça o creme de leite com o requeijão em fogo médio até começar a borbulhar. Depois, adicione o queijo gorgonzola, baixe o fogo e mexa até que o gorgonzola esteja bem incorporado à mistura.
2. Acrescente o queijo “mozarela” e o provolone.
3. Continue mexendo até que os queijos tenham derretido bem.
4. Agora é a hora de transferir a mistura para seu réchaud da Ceraflame e servir com pães, torradinhas, presunto cortado ou pedacinhos de legumes.
* Por Evelyn Cristine
* Receita cedida pela www.ceraflame.com.br
http://www.oficinadamoda.com.br/culinaria/pratos-especiais/aprenda-a-preparar-um-strongfondue-de-queijostrong-22925.html
SUCO DE MANGA, LARANJA E GENGIBRE
Ingredientes
- Uma manga madura
- Suco de três laranjas médias maduras
- 30g de gengibre ralado
Modo de Preparo
Bata no liquidificador a manga, a laranja e o gengibre. Coe e sirva.
* Por Carina Malfa
http://oficinadamoda.com.br/culinaria/bebidas-sucos/suco-de-manga-laranja-e-gengibre-23258.html
Macarrão parafuso ao forno light.
Macarrão parafuso ao forno light
Ingredientes
1 pacote de macarrão parafuso;
500 g de carne moída;
1 lata de milho verde;
1 lata de ervilha;
1 cebola picada;
5 dentes de alho picados;
2 xícaras de molho de tomate light;
8 colheres (sopa) de óleo de soja;
1 caixa de creme de leite light;
150g muçarela light;
Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo
Cozinhe o macarrão parafuso e reserve.
Aqueça o óleo e coloque para refogar a cebola com o alho.
Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta.
Refogue bem a carne para que fique bem soltinha.
Quando a carne estiver bem cozida acrescente o molho de tomate, o milho verde e a ervilha e misture bem.
Misture o parafuso cozido com o molho
Cubra com o creme de leite e com a muçarela e leve ao forno para derreter o queijo.
http://culinariadietelight.blogspot.com.br/2012/12/macarrao-parafuso-ao-forno-light.html
Polenta cremosa ao molho light.
Polenta cremosa ao molho light
Ingredientes
Polenta
2 dentes de alho;
1 litro de água;
1 folha de louro;
1 envelope de caldo de carne light;
1 colher (sopa) de cebola picada;
50 g de margarina light;
2 xícaras (chá) de fubá;
Sal a gosto;
1 caixa de creme de leite light;
Noz-moscada a gosto.
Molho
2 colheres (sopa) de azeite;
1 cebola picada;
2 dentes de alho amassados;
300 g de carne moída;
Sal a gosto;
300 ml de molho de tomate light;
Queijo ralado light para polvilhar;
Tomilho, orégano, salsa e pimenta-do-reino branca moída.
Modo de preparo
Polenta
Em uma panela refogue o alho e a cebola junto com a margarina, acrescente a água, folha de louro, caldo de carne, sal e noz-moscada e
deixe ferver.
Após levantar fervura acrescente o fubá dissolvido em um pouco de água para não empelotar e mexa.
Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por aproximadamente 20 a 25 minutos.
Desligue e retire a folha de louro.
Agregue o creme de leite.
Coloque em um refratário e regue com o molho.
Com a ponta de uma faca espete a polenta para o molho penetrar (opcional).
Polvilhe com queijo ralado.
Leve ao forno para derreter o queijo.
Molho
Em uma panela aqueça o azeite refogue o alho e a cebola.
Frite a carne moída e coloque o tomilho, orégano, salsa e pimenta-do-reino branca moída.
Adicione o molho de tomate e o sal
Cozinhe por alguns minutos até o molho criar consistência (não ficar aguado).
http://culinariadietelight.blogspot.com.br/2012/12/polenta-cremosa-ao-molho-light.html
SANCIONADA LEI DO DESMANCHE DE VEÍCULOS.
por Marcelo Moura
Empresas terão um ano para se adequar às novas normas
Por Marcelo Moura // Fotos: Divulgação
A Presidente Dilma Rousseff sancionou no último dia 21 a Lei 12.977, que regulamenta, em todo o País, o desmanche de veículos. Com a publicação no Diário Oficial da União as oficinas de desmonte terão um ano para se adequar às novas condições antes das normas entrarem em vigor.
Agora, as empresas de desmanche deverão contar com alvará de funcionamento expedido pelas autoridades locais e os veículos desmontados deverão ter o certificado de baixa registrado no Departamento Nacional de Trânsito (Denatram).
LEIA MAIS
Ainda segundo a nova Lei, as empresas terão que registrar em um banco de dados do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a procedência, as condições de uso e o destino final das peças desmontadas. Por fim, as empresas que descumprirem as novas normas podem sofrer três tipos de penalidade: multas - que vão de R$ 2 mil a até R$ 8 mil - e suspensão ou cassação do registro.
A medida imposta pela Presidente é muito parecida com a lei sancionada no início do ano em São Paulo pelo Governador Geraldo Alckmin. Segundo Arthur Rufino, diretor de Marketing e Desenvolvimento da JR Diesel, maior empresa de reciclagem de caminhões no País, as novas normas têm como principal trunfo o uso de ferramentas que ajudarão o consumidor a diferenciar com clareza as empresas legais das ilegais.
Para Rufino, que ajudou na elaboração da versão Estadual da Lei (anote aí, ela entra em vigor no dia 1º de julho) junto com a Secretaria de Segurança Pública de SP, a regulamentação deve ajudar a coibir operações clandestinas e reduzir práticas relacionadas a furtos, roubos, adulterações e fraudes nos carros e motos. “A nova lei deve ajudar primeiro de forma direta, tirando do mercado quem está ilegal. Além disso, irá ajudar de forma indireta na orientação ao consumidor, que nunca foi educado sobre como deveria comprar peças usadas de forma correta.”, explica.
Mas para o executivo a maior cartada da Lei é a criação de novos mecanismos para que grandes empresas entrem de forma competitiva no mercado. “Se mais empresas competentes conseguirem suprir a forte demanda por peças e oferecer um serviço de boa qualidade e por um preço baixo, não terá mais por que os consumidores recorrerem aos desmanches ilegais”, afirma Rufino.
Apesar de tudo ser bonito no papel, todos os brasileiros sabem bem de que nada adiantará a regulamentação se a fiscalização não for rígida. Para isso, a aposta é que três órgãos dividam a tarefa: no caso do Estado de São Paulo, será feita pelo Detran, pela Secretaria do Meio Ambiente e pela Secretaria da Fazenda. “A divisão da fiscalização em três órgãos diferentes é um passo chave para o combate à corrupção e a tão conhecida propina”, completa Rufino.
Batata suíça light.
Batata suíça light
Ingredientes
1 kg de batata Asterix (possui a casca rosada) cozidas com casca (cozinhe na véspera do preparo);
4 colheres (sopa) de azeite;
300 g de muçarela light ralada;
300 g de queijo prato light ralado;
200 g de queijo gorgonzola light ralado;
350 g de linguiça calabresa;
Sal a gosto.
Modo de preparo
Deixe a batata na geladeira, sem tirar a casca, até o momento do preparo. Quando estiver bem gelada, retire da geladeira, descasque e rale no ralador grosso, sempre na mesma direção de cima para baixo (assim, as lascas ficam iguais e mais longas).
Na frigideira, ponha o azeite e deixe aquecer. Espalhe metade da batata ralada na frigideira. Em seguida, coloque os queijos ralados, a linguiça calabresa fatiada e o sal. Cubra com a batata restante e deixe fritar bem até formar uma crosta douradinha.
Vire com cuidado, usando um prato ou uma tampa de panela. Repita esse procedimento até ficar bem douradinha. Retire, deixe escorrer ligeiramente sobre duas folhas de papel-toalha e sirva com salada de folhas verdes e tomate-cereja, temperada a gosto.
Dica: Se preferir, prepare a receita em uma omeleteira para facilitar o seu trabalho.
Rendimento: 6 porções
http://culinariadietelight.blogspot.com.br/2012/12/batata-suica-light.html
NOVO C4 PICASSO: VEJA AVALIAÇÃO COMPLETA.
Nova geração da minivan também estará no Salão do Automóvel, em outubro
Por Carlos Cristófalo (Argentina Autoblog) // Fotos: Gustavo Chao
Minivans da Citroën para cinco e sete ocupantes, C4 Picasso e C4 Grand Picasso foram completamente renovadas. Estreiam uma nova plataforma, a EMP2 e surpreendem pelo grande avanço tecnológico. O site Argentina Autoblog, parceiro de Car and Driver - Brasil, avaliou o novo modelo que está com a chegada ao Brasil confirmada pela fabricante, que também vai mostrá-lo durante o Salão do Automóvel, em São Paulo, entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro. A avaliação completa, feita durante uma semana, você confere nas linhas a seguir.
Por fora
Desde que a Citroën decidiu pagar os direitos aos herdeiros de Pablo Picasso para utilizar o sobrenome do artista em seus carros, aceitou um difícil desafio: tornar cada modelo Picasso uma obra de arte.
Nem sempre conseguiu. O Xsara Picassoquebrou todos os paradigmas do segmento de monovolumes em 1999, mas o C3 Picasso, adaptado para o Mercosul, perdeu o encanto e a qualidade em relação às versões europeias. Os primeiros C4 Picasso eram bem atraentes. E essa nova geração, há que se admitir, é realmente de surpreender.
Suas linhas não apenas são revolucionárias e pouco convencionais para um carro de passeio. São também uma pequena revolução dentro do segmento de veículos familiares. Moderno, elegante e original. Qualquer uma dessas características se encaixam perfeitamente ao carro.
A frente chama atenção pelo largo friso cromado, do qual faz parte o logo da marca francesa. E pelos faróis de três andares. Acima, as luzes diurnas de LEDs, no centro os convencionais; e abaixo, os auxiliares de neblina.
Visto de perfil, o C4 Picasso mostra uma linha de cintura alta, mas que está em harmonia com uma boa área envidraçada. Há também um teto panorâmico e o amplo para-brisa (com viseiras deslizantes, que ampliam a visão de acordo com o gosto dos ocupantes). Portanto, há bastante vidro nesse modelo familiar.
Mas é bom lembrar que as lanternas traseiras de LEDs e o teto panorâmico são itens exclusivos do pacote Tendance Pack e não estão disponíveis na Origine. Porém, as rodas de liga-leve são as mesmas para todas as versões, com aro 17 e montadas em pneus Michelin Primacy 205/55R.
A unidade avaliada, de cinco lugares, tem 4,43 metros de comprimento e 2,78 m de entre-eixos. E a Grand C4 Picasso, para sete ocupantes, esses números sobem para 4,60 e 2,84 m, respectivamente.
Por dentro
Aqui continua a revolução da nova C4 Picasso. A Citroën se propôs a criar um monovolume familar mais tecnológico e sofisticado do segmento C (compacto). E realmente conseguiu. Tem um interior que chama atenção os dois lados do cérebrro. O direito - aquele dos sentimentos, as emoções e arte - se sentirá cativado pelo bom acabamento, pelos bancos dianteiros com massegeador, pelo assento dianteiro do passageiro que tem até apoio para as pernas, pela qualidade do sistema de som JBL e pela versatilidade de poder configuirar o interior de várias maneiras.
Por sua vez, o lado esquerdo - o da lógica e motricidade - vai se divertir operando a ampla parafernália de dispositivos tecnológicos disponíveis para os passageiros. E isso merece uma explicação à parte. Por exemplo, a Citroën insiste em reunir toda a instrumentação do painel no centro do carro. Trata-se de algo que não agrada a todos, mas na C4 Picasso é preciso reconhecer que tantas telas não caberiam atrás do volante.
Na parte inferior do console central temos uma tela digital, de sete polegadas, sensível ao toque. Ali se concentram as operações dos sostema de audio, GPS, climatização, telefone com Bluetooth e outras funções mais comuns. Vem com disco rígido (hard disk) para reproduzir arquivos multimídia e conta com vários tipos de conexão. Além disso, também é possível controlar as várias câmeras externas. Há uma traseira, duas na frente,uma do lado direito do carro (para evitar pontos cegos) e uma em cada parte de baixo dos retrovisores externos. Em conjunto, conseguem mostrar uma visão de 360°.
Outro ponto pouco comum é que o manual do carro é totalmente digital e pode ser acessado por uma das telas. Bem prático. Outro ponto interessante é um sistema que não está habilitado para funcionar na Argentina: o Multicity Connect. Com ele, a tela principal vira um tablet. Assim, é possível acessar a internet e sites como Facebook, Tripadvisor e atualizações em tempo real sobre o trânsito. Mas seria preciso uma boa conexão 3G (o que talvez, no Brasil, seja viável).
A tela superior, de 12 polegadas, tem alta definição, mas não é sensível ao toque. Concentra toda informação do cluster e serve de monitor para as câmeras externas. A quantidade de informações à disposição pe tão grande que é difícil encontrar defeitos. Até os comandos são intuitivos.
No volante multifuncional, há vários atalhos práticos para diversos comandos, mas tudo pode ser controlado pelas tela sensível ao toque. O problema é que é fácil se confundir com alguns deles. Mas vamos deixar um pouco de lado a questão da tecnologia e falar um pouco da essência de um monovolume.
Não há como falar de um carro familar sem mencionar o porta-malas: como os bancos traseiros são indidivuais é possível configurá-los como for mais conveniente. Assim a capacidade de carga vai de 537 litros até chegar nos 1.709 litros com a eliminação dos três lugares traseiros. Além disso, os três passageiros de trás viajam com saídas de ar individuais e mesas retráteis com luz. Entretanto, se for preciso trocar o pneu, o estepe é apenas de uso temporário e não pode rodar a mais de 80 km/h.
Segurança
O C4 Picasso vem de série com seis airbags, ABS, controle de estabilidade (ESP), assistência de partida em rampa e ancoragem do tipo ISOFIX para cadeirinhas infantis. A versão Tendande Pack ainda vem com sensores de estacionamento, várias câmeras externas e sistema de estacionamento automático Park Assist.
A nova minivan também passou pelos testes de colisão do Euro NCAP. Tirou nota máxima, cinco estrelas, com 86% de proteção para adultos, 88% para crianças e 68% para pedestres.
Motor e transmissão
Por enquanto, o C4 Picasso chega à Argentina com motor a diesel. Sim, podemos considerar como problema a ausência de versões a gasolina (o que não acontecerá no Brasil). O motor 1.6 HDi, que equipa vários modelos da PSA, tem apenas duas válvulas por cilindro, injeção direta, turbo com geometria variável e intercooler. Rende 115 cv a 3.600 rpm e 27,6 kgfm de torque a 1.750 rpm. Trabalha com câmbio automático de seis marchas. Entretanto, o carro também será oferecido com motor 1.6 THP, a gasolina (o mesmo que deverá ser oferecido no mercado brasileiro).
Comportamento
O motor 1.6 HDi é um dos melhores - e mais acessíveis - disponíveis atualmente na Argentina. É bem silencioso e com força suficiente para poder contornar as esquinas em terceira marcha sem reclamar. A 120 km/h, em sexta, o motor funciona a apenas 2.000 rpm., favorecendo co consumo e o conforto interno. Pode fazer 16,7 km/ e atingir 190 km/h e ainda de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos. Com um tanque de 55 litros, são números para fazer uma bela viagem em família.
E a nova plataforma EMP2? faz diferença no dia a dia?
Pensei que fosse mais perceptível, mas não pe tão grande. Sim, o novo C4 Picasso ficou mais ágil e estável nas curvas quando exigido a fundo. A direção também é mais precisa e os freios excelentes (a disco nas quatro rodas, com os dianteiras ventilados).
Mas, para uso cotidiano, apenas há desvantagens. O eixo dianteiro pe mais robusto, mas o de trás não me agradou. É bem confortável em pisos bem conservados, mas com irregularidades, não se comportou muito bem. Poderia melhorar bem com buchas que absorvessem mais os impactos causados pelos buracos pelo caminho. Portanto, faltou um ajuste mais específico para países com pisos mal conservados.
E como a plataforma EMP2 pode receber suspensão multibraços, mudaria radicalmente o comportamento dinâmico, como ocorre com outros monovolumes com esse sistema, como a VolkswagenSharan e a Ford S-Max. Mas, afora esses detalhes, o C4 Picassoé um carro ideal para família. tanto na cidade quanto na estrada, sem mostra ágil e confortável.
Conclusão
A segunda geração do C4 Picasso chega com a ideia de ter estilo arrojado e tecnologia ao segmento de veículos familiares. Não é uma tafefa fácil. Em primeiro lugar, porque a geraççao anterior já tinha um desenho moderno e um bom nível de equipamentos de série. E em segundo lugar porque os rivais são fortes em vários aspectos, inclusive desse dois.
Mas o carro surpreende pelo estilo ousado e original, que acaba agradando. E conta com tecnologia a serviço do conforto e da segurança. É um carro familiar com alto grau de sofistucação que reflete bastante a personalidade do proprietário. Deverá agradar em cheio aqueles que valorizam itens sofisticados e que adotam a alta tecnologia como solução cotidiana. Mas, no mercado argentino, tudo isso acaba ficando caro ( 382.303 peso, o que equivale a cerca de R$ 105.600, numa conversão simples).
Ficha Técnica
Preço: a partir de R$ 105.600 na Argentina
Motor: Dianteiro, transversal, 2.0, 8V, a diesel
Potência (cv): 115 a 3.600 rpm
Torque (kgfm): 27,6 a 1.750 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Dimensões (m): 4,43 (comprimento), 1,83 (largura), 1,61 (altura), 2,79 (entreeixos)
Peso (kg): 1.373 kg
0 a 100 km/h: 11,9 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/volta-rapida/novo-c4-picasso-veja-avaliacao-completa/7986#foto=7986-9
Charuto de presunto light.
Charuto de presunto light
Ingredientes
200 g de presunto magro fatiado;
200 g de muçarela light fatiada;
1 maço de brócolis;
2 cenouras grandes;
1 lata de atum;
100 g de requeijão tipo “catupiry”.
Modo de preparo
Cozinhe o brócolis até que suas flores fiquem macias.
Retire da panela, escorra,pique fino e reserve. Cozinhe as cenouras até ficar macias ao toque do garfo.
Corte as cenouras ao meio e fatie em tiras finas no sentido do comprimento e reserve.
Escorra o atum e misture com o requeijão e o brócolis picado.
Recheie uma fatia de presunto e uma fatia de muçarela com uma tira de cenoura e um pouco da pasta de atum.
Enrole como um rocambole.
Faça um corte transversal no meio,arrume numa travessa e sirva.
http://culinariadietelight.blogspot.com.br/2012/12/charuto-de-presunto-light.html
Lasanha de arroz light.
Lasanha de arroz light
Ingredientes
6 xícaras (chá) de arroz cozido;
1 pote de requeijão light;
sal e pimenta a gosto;
salsa picada a gosto;
200 g de peito de peru light fatiado;
200 g de muçarela light fatiada;
1 xícara (chá) de molho de tomate light;
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão light ralado;
1/2 xícara (chá) de muçarela light ralada.
Modo de preparo
Em uma tigela, misture o arroz, o requeijão, o sal, a pimenta e a salsa.
Em um refratário, untado com margarina, alterne camadas de arroz, peito de peru e muçarela.
Por cima despeje o molho de tomate, cubra com o queijo parmesão e a muçarela ralada. Leve ao forno preaquecido a 220ºC durante 20 minutos ou até os queijos derreterem. Sirva em seguida.
Rendimento: 6 porções
http://culinariadietelight.blogspot.com.br/2012/12/lasanha-de-arroz-light.html
Audi A3 Sedan custará a partir de R$ 72.900 nos EUA. Mercado norte-americano terá versões a diesel, conversível e esportiva S3.
Audi A3 Sedan custará a partir de R$ 72.900 nos EUA.
Mercado norte-americano terá versões a diesel, conversível e esportiva S3.
A Audi anunciou os preços da linha A3 Sedan para os Estados Unidos, onde será lançado em julho. No mercado norte-americano, a marca alemã oferecerá, além das versões convencionais, as variantes conversível e a esportiva S3.
Por lá, o A3 Sedan custará a partir de US$ 32.600 (cerca de R$ 72.900) na configuração equipada com o motor de 2.0 litros turbodiesel de 150 cv de potência e transmissão automatizada de dupla embreagem S Tronic, presente em todas as versões (a Audi ainda não revelou se o sistema terá seis ou sete velocidades).
As motorizações a gasolina ficarão restritas às versões conversível e S3. Na variante de teto retrátil, o A3 Sedan contará com o bloco de 1.8 litro turbo de 170 cv e 2.0 litros turbo de 220 cv, associado ao sistema de tração integral quattro. Os preços sugeridos são de US$ 35.600 (R$ 79.600) e US$ 38.600 (R$ 86.320), respectivamente.
Já a nervosa configuração S3, equipada com o bloco de 2.0 litros turbo preparado para entregar 300 cv e sistema quattro, custará a partir de US$ 41.100 (R$ 91.900).
No Brasil, o A3 Sedan custa a partir de R$ 94.800 com a motorização de 1.4 litro turbo de 122 cv e R$ 116.400 com o propulsor de 1.8 litro turbo de 180 cv. O S3 chega em julho por R$ 206.800. Importado da Hungria, o modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2015.
http://noticias.carsale.uol.com.br/ultimas/2014/06/20/audi-a3-sedan-custara-a-partir-de-r-72-900-nos-eua/?wppa-album=311&wppa-cover=0&wppa-occur=1&wppa-photo=Audi-5[2].jpg
Motor THP tem consumo frugal em dia de trânsito livre em São Paulo.
Motor THP tem consumo frugal em dia de trânsito livre em São Paulo.
Guilherme Silva
Logo após o jogo entre Brasil e México, pela Copa do Mundo, aproveitamos o trânsito livre na cidade de São Paulo para medir o consumo do C4 Lounge Exclusive THP. Em um trajeto repleto de avenidas vazias e com poucas paradas, o computador de bordo do sedã registrou a boa marca de 11,6 km/l. Apesar de o motor de 1.6 litro turbo (que só bebe gasolina) de 165 cv disponibilizar os seus 24,5 kgfm de torque logo aos 1.400 rpm, o número – semelhante ao de compactos com motorização de 1.0 litro – é bastante interessante para um carro de 1.512 quilos de peso em ordem de marcha.
Acompanhe os outros posts do Alta Rodagem. Em breve publicaremos os resultados dos testes de consumo e desempenho aferidos pelo tradicional teste feito em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia.
http://noticias.carsale.uol.com.br/alta-rodagem/2014/06/18/motor-thp-tem-consumo-frugal-em-dia-de-transito-livre-em-sao-paulo/
Painel personalizável é um dos mimos do C4 Lounge.
Painel personalizável é um dos mimos do C4 Lounge.
Texto e fotos: Guilherme Silva
Substituto do C4 Pallas (que talvez não tenha feito o sucesso esperado entre os sedãs médios por trazer recursos controversos, como painel digital centralizado e volante com cubo fixo), o C4 Lounge adotou medidas mais conservadoras para tentar conquistar a confiança do consumidor desse segmento.
Apesar de contar com um desenho mais harmônico e seguir uma fórmula mais tradicional para a categoria – sem inovações que pudessem afugentar futuros compradores -, o novo sedã da Citroën também traz algumas “perfumarias” (quem não se lembra do perfuminho para as saídas do ar-condicionado do C4 Pallas?) comuns em carros da marca francesa.
O painel do modelo possui, além de uma tela central em LCD que mostra informações do computador de bordo, GPS e velocímetro, um recurso que permite personalizar as cores dos instrumentos: vão do branco, passando pelo roxo, a dois tons de azul. Já os botões do ar-condicionado e do rádio mantêm a iluminação na cor âmbar, comuns em carros franceses.
http://noticias.carsale.uol.com.br/alta-rodagem/2014/06/17/painel-personalizavel-e-um-dos-mimos-do-c4-lounge/
C4 Lounge tenta quebrar paradigmas com motor turbo de baixa cilindrada.
C4 Lounge tenta quebrar paradigmas com motor turbo de baixa cilindrada
Guilherme Silva
Foto: Giovanna Consentini
O Citroën C4 Lounge compartilha com outros carros da PSA vendidos no Brasil (como os modelos da linha DS, além dos Peugeot 308, 408, 508 e RCZ) o elogiado motor THP de 1.6 litro de 16 válvulas a gasolina, desenvolvido em parceria com a BMW. Produzido em Douvrin, na França, o propulsor já recebeu diversos prêmios na Europa por ser considerado um dos melhores da categoria entre 1.4 e 1.8 litro.
Dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável, o propulsor segue o conceito do downsizing (diminuição), que consiste em aplicar recursos tecnológicos para aumentar a potência, favorecer o consumo de combustível e reduzir as emissões em motores de baixa cilindrada.
Com essa motorização, o C4 Lounge tenta não só inovar, mas também fazer com que boa parte dos consumidores brasileiros deixem de torcer o nariz ao ver um sedã médio com um propulsor pequeno sob o capô. Embora tenha uma capacidade de deslocamento menor que a dos motores que equipam os rivais do segmento (dominado por blocos de 1.8 e 2.0 litros), o THP que equipa o Citroën entrega números superiores: 165 cv de potência a 6 mil rpm e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm – os concorrentes têm, em média, 150 cv.
http://noticias.carsale.uol.com.br/alta-rodagem/2014/06/16/c4-lounge-tenta-quebrar-paradigmas-com-motor-turbo-de-baixa-cilindrada/
Citroën C4 Lounge Exclusive THP 2014.
Citroën C4 Lounge Exclusive THP estreia no Alta Rodagem
Da Redação
Foto: Giovanna Consentini
Lançado simultaneamente na América Latina, China e Rússia em agosto do ano passado, o Citroën C4 Lounge é o próximo modelo a passar pelo Alta Rodagem. O sedã fabricado em El Palomar, na Argentina, chegou ao mercado brasileiro com a difícil tarefa de rivalizar com os consagrados Honda Civic e Toyota Corolla, além de Chevrolet Cruze, Nissan Sentra, Ford Focus, Renault Fluence, Volkswagen Jetta, Mitsubishi Lancer e Peugeot 408, com quem compartilha a plataforma.
O carro cedido pela Citroën é uma unidade da versão topo de gama Exclusive equipada com o elogiado motor de 1.6 litro turbo a gasolina de 165 cv de potência e câmbio automático de seis marchas (a partir de R$ 81.490).
O C4 Lounge também é oferecido em outras quatro configurações com a motorização de 2.0 litros flex, que desenvolve 143/151 cv (gasolina/etanol): Origine M/T (R$ 62.490), Tendance M/T (R$ 66.490), Tendance A/T (R$ 68.500) e Exclusive 2.0 A/T (R$ 75.990).
Na versão mais cara e completa, o sedã sai de fábrica com ar-condicionado digital de duas zonas, direção eletro-assistida, airbags frontais, laterais e de cortina, freios com ABS, computador de bordo, controlador automático de velocidade, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia com GPS e câmera de ré, bancos e volante revestidos em couro, chave presencial, sistema de alerta de veículos no ponto cego, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, controle de estabilidade, faróis bi-xenônio com faixo direcional, teto-solar, entre outros. O carro avaliado conta ainda com a pintura perolizada branco Nacre (R$ 1.890), totalizando o valor final de R$ 83.380.
http://noticias.carsale.uol.com.br/alta-rodagem/2014/06/13/citroen-c4-lounge-exclusive-thp-estreia-no-alta-rodagem/
C4 Lounge inova com sensor de ponto cego entre os médios.
Guilherme Silva
Foto: Divulgação
Na época do lançamento do C4 Lounge, a Citroën chegou a dizer que o modelo inovaria o segmento ao oferecer itens presentes apenas em carros de categorias superiores, como ar-condicionado de duas zonas, faróis de xenônio direcionais, teto solar, entre outros.
Além de sair de fábrica com airbags laterais, de cortina e controle de estabilidade (equipamentos que podem ser encontrados nas versões mais caras de alguns concorrentes), o C4 Lounge Exclusive THP reforça o seu pacote de segurança com o sensor de ponto cego, um recurso ainda pouco comum no mercado brasileiro.
O sistema mostra, por meio de um sinal luminoso nos espelhos, quando há um veículo no ângulo lateral que não é coberto pelos retrovisores. O item é bastante útil para auxiliar o motorista em uma ultrapassagem ou mudança de faixa. O sensor de ponto cego é item de série apenas na versão topo de gama do C4 Lounge.
http://noticias.carsale.uol.com.br/alta-rodagem/2014/06/20/c4-lounge-inova-com-sensor-de-ponto-cego-entre-os-medios/
Volkswagen apresenta Fusca com 551 cv.
A Volkswagen revelou nesta sexta-feira (20) os detalhes do GRC Beetle, a versão de competição do novo Fusca preparada para participar da temporada 2014 do Red Bull Global Rallycross.
Resultado de uma parceria entre a marca alemã e Andretti Sports Marketing, o modelo será pilotado por Tanner Foust, bicampeão da categoria e um dos apresentadores da edição norte-americana do programa Top Gear, e pelo ex-piloto da Nascar Scott Speed.
Sob o capô, o “besouro” leva um motor de 1.6 litro turbo que desenvolve 551 cv de potência. O modelo conta ainda com câmbio sequencial de seis marchas e sistema de tração integral. O conjunto mecânico leva o GRC Beetle da imobilidade aos 100 km/h em apenas 2.1 segundos, marca digna de superesportivo.
Para participar da competição, o carro recebeu ainda um kit aerodinâmico para favorecer a refrigeração do motor e dos freios, suspensão preparada, banco de competição, além de um enorme aerofólio traseiro, entre outras modificações.
http://carsale.com.br/
Novo Honda Civic 2015 chega ao Brasil em junho 2014.
Com o objetivo de continuar liderando o segmento de sedan médio, a Honda anunciou o lançamento da linha 2015 do Civic, modelo esse que deve chegar ao mercado brasileiro entre junho e julho e que passará por um facelift exclusivo para o Brasil.
As mudanças são semelhantes (não totalmente) às realizadas no modelo norte-americano, sendo assim teremos um Novo Honda Civic 2015 projetado e fabricado especialmente para os consumidores brasileiros.
Principal rival do Toyota Corolla, o Novo Honda Civic fechará o mês de abril com um número maior de unidades vendidas. São 5.018 exemplares, contra 4.886 do Corolla, números esses que mostram a superioridade do Civic, mesmo após a chegada da linha 2015 do carro da Toyota (há quase 1 mês).
Fabricado na planta da Honda em Sumaré, o Novo Civic 2015 virá com algumas mudanças visuais, destaque para a dianteira que será semelhante a do novo Fit, confirmando assim, os boatos que indicavam uma espécie de “design padrão” que a montadora japonesa passará a adotar em seus carros.
Conversando com uma pessoa ligada a Honda, tive a informação de que a montadora irá atacar nos pontos fracos do Toyota Corolla 2015, tais como a falta da luz de cortesia nos para-sol e ausência do rebatimento elétrico dos retrovisores.
É importante ressaltar que, embora o Honda Civic seja apontado como a grande máquina do segmento, a montadora japonesa já calcula uma leve queda nas vendas, uma vez que haverá uma parada programada na linha de montagem para que se inicie a fabricação do Novo Civic 2015.
Honda Civic Si
A parte mecânica continua a mesma, ou seja, motores 1.8 e 2.0 acoplados a uma transmissão manual de seis velocidades ou automática de cinco marchas.
Para finalizar, vale lembrar que a Honda irá lançar o Civic Si, modelo esse que é a versão cupê de duas portas do modelo. O esportivo virá do Canadá e contará com o motor 2.4 VTEC aspirado de quatro cilindros capaz de gerar 208 cv de potência. O modelo deve ser lançado no segundo semestre de 2014.
http://www.motorerodas.com.br/novo-honda-civic-2015-chega-ao-brasil-em-junho/