sábado, 27 de dezembro de 2014

Horóscopo sábado 27 de dezembro de 2014



ÁRIES (DE 21/3 A 20/4) - Muito trabalho e alguns sacrifícios o esperam nesta quadra do ano. Algumas pessoas podem precisar muito de você, da sua ajuda e compreensão. Esta éa hora de dar e haverá outra de receber. Tenha calma e paciência em qualquer uma delas. No setor amoroso faltaharmonia.



TOURO (DE 21/4 A 20/5) - Converse com as pessoas e entre em acordo com os que estão por perto. Lembre-se que você não é o dono da situação. Mas vai chegar fácil a um denominador comum. Pode viajar e se contatar com pessoas de longe, até do exterior. No campo amoroso, romance em ascensão.



GÊMEOS (DE 21/5 A 20/6) - Continue atento a respeito da própria saúde, que não anda boa, ainda mais em determinadas idades. O excesso de esforço físico pode lhe desgastar. Alterne trabalho e força física com repouso. A alimentação precisa ser leve. Mas no amor, você precisa da esperança.



CANCER(DE 21/6 A 21/7) - Os caminhos estão abertos para entendimentos e acordos, que redundem em emprego, em trabalho e na obtenção de um favor valioso. Prestigio junto a familiares idosos. É necessário dialogar com eles. Converse e esclareça dúvidas com a pessoa amada.



LEÃO (DE 22/7 A 22/8) - Não aceite provocação e leve tudo na brincadeira. Esta é a melhor forma de serenar os ânimos. No setor amoroso, você tem que conversar e se entender. Dar para receber, amar para ser amado. Lucros e dinheiro extra. Boas proteções divinas. Viagem.



VIRGEM (DE 23/8 A 22/9) - Muito cuidado com a palavra e com o que diz. Pode parecer ironia ou provocação. Não crie antipatia e inimizade por causa de algum detalhe ou palavrainfeliz. Faça visita e esclareça alguma coisa com amigos, colegas e pessoa da intimidade. Seja brando com a pessoa que ama.



LIBRA (DE 23/9 A 22/10) - O dinheiro está curto e é hora de planejar o orçamento de novo, para o próximo ano. Assim não vai deixar nada para trás. Pare para ouvir, analisar e meditar mais profundamente sobre tudo o que o cerca; as pessoas e as idéias. No amor, este é um momento de desfrutar.



ESCORPIÃO (DE 23/10 A 21/11) - Sua liderança continua valendo e prevalecendo. Faça a política do bem viver e da boa convivência e dê um tempo. A agressividade vai aumentar problemas, ainda mais com os familiares e com o ser amado. Você precisa cultivar a compaixão. Sorte no jogo.



SAGITÁRIO (DE 22/11 A 21/12) – Não deixe os seus pertences e o seu dinheiro ao alcance de aproveitadores ou desonestos. Não é hora de comprar, mas de vender. Mas confie na pessoa amada, nos filhos e seja feliz com as crianças. Sorte na Loteria e em jogos. Novidades felizes no amor.



CAPRICÓRNIO (DE 22/12 A 20/1) - Receba noticias e visitas de amigos e pessoas que lhe querem bem. As proteções divinas estão lhe inspirando para as grandes idéias. Poder de criatividade, que torna seu dia mais dinâmico também. Na área sentimental, conte com a solidariedade do outro.



AQUÁRIO (DE 21/1 A 19/2) - Não coloque em risco seu crédito e seu bom conceito. Cuide de seus afazeres e responsabilidades também. Não saia do orçamento. Mas organize tudo para que fique tranqüilo e calmo. No amor, você pode administrar as coisas a seu gosto. Ser feliz éuma opção sua.



PEIXES (DE 20/2 A 20/3) - Os caminhos estão abertos e tudo lhe parece calmo e sereno, de acordo com aquilo que está esperando. Pode viajar, se comunicar com pessoa de longe, passear, se divertir e reencontrar pessoas muito interessantes. Viagem ou mudança em alta. No amor, vai melhorar logo.




BANDA B

Uso de termelétricas deixa conta de luz dos catarinenses mais alta em janeiro. Consumidores pagarão tarifas diferenciadas a cada mês. Sistema de bandeiras da Aneel começa a funcionar em quase todo o país a partir de 2015.

Consumidores pagarão tarifas diferenciadas a cada mês. Sistema de bandeiras da Aneel começa a funcionar em quase todo o país a partir de 2015

Gabriel Rosa
A implantação do sistema de bandeiras tarifárias pelaAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em todo o país e a utilização das usinas termelétricas por conta da crise hídrica, especialmente no Sudeste, deixarão as contas de luz dos catarinenses mais altas em janeiro. 

Tabelas divulgadas nesta sexta-feira, referentes à primeira fatura dentro do novo sistema, enquadram a região Sul na faixa vermelha, que acrescentará R$ 3 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos no próximo mês. O sistema entra em funcionamento no primeiro dia de 2015, menos no Amazonas, Amapá e Roraima. 

A mudança feita pelo órgão nacional cria taxas regionais de cobrança, que variam mês a mês de acordo com as condições de geração de eletricidade. Para janeiro, a Aneel enquadrou todas as regiões do país na bandeira vermelha. A região Sul teria recebido 10 bandeiras vermelhas nos últimos 12 meses, caso o sistema já estivesse em funcionamento.

Pelo sistema novo, uma residência cujo consumo é de 300 kwh, por exemplo, terá um aumento de R$ 9 se sua região estiver na bandeira vermelha naquele mês. Sob a bandeira amarela, o aumento seria de R$ 4,50; na bandeira verde, não haveria acréscimo. 

A Celesc explica que a mudança não impede um novo reajuste anual – que é sempre autorizado pela Aneel em agosto –, mas as próximas alterações devem ser menores. Como os gastos extra principalmente a aquisição de energia termelétrica já serão pagos pela população mês a mês, o reajuste deve ser feito para cobrir os custos da manutenção, investimentos e outros gastos previstos para os 12 meses seguintes.

Atualmente, as residências comuns em Santa Catarina pagam cerca de R$ 35 por 100 kWh. Na bandeira amarela, a mesma quantia custaria R$ 36,50 (ou 4,2% a mais). Um consumidor cujas contas giravam em torno de R$ 70 por mês, por exemplo, passará a pagar R$ 76 em meses de bandeira vermelha – um aumento de aproximadamente 8,5%. 

Medida permite acompanhamento mensal dos consumidores 

O modelo vem sendo testado desde 2013 e as faixas em que cada região ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) se enquadraria são publicadas mensalmente, como teste, no site da Aneel. Neste ano, nenhuma região do país recebeu uma única bandeira verde, que representaria zero de aumento na conta de luz. 
Por outro lado, todas as regiões tiveram um ano de praticamente só bandeiras vermelhas. O Sul recebeu bandeiras amarelas em somente dois meses (janeiro e julho), e vermelhas no restante do ano. As demais regiões tiveram um único mês de 2014 na faixa amarela. 

Em 2013, o cenário foi praticamente igual. A região Sul teria tido nove meses de cobrança sob a bandeira vermelha, dois sob a amarela e somente um na verde, caso o sistema já estivesse em funciomanento. As demais regiões do país, nenhum mês na verde e 10 na vermelha. 

Segundo a Aneel, isso acontece por conta da crise hídrica nacional e a maior dependência das usinas termelétricas, que encarecem bastante o serviço. A agência afirma que este aumento já é normalmente repassado à população, mas somente no ano seguinte, quando é feito o reajuste das tarifas. 

A Aneel ainda ressalta que o sistema permite ummonitoramento mais preciso ao consumidor, que poderá identificar a bandeira do mês e fazer um uso mais inteligente da energia elétrica, evitando desperdício nas épocas mais em que a energia custa mais caro. 

As tarifas do mês serão divulgadas no site da Aneel e também devem estar impressos nas contas de luz. 
Entenda a mudança 
• Diferente da conta de luz, que aplica tarifas diferentes para cada faixa de consumo, o sistema de bandeiras é aplicado sobre o total consumido, e não é proporcional. 

• Segundo a Aneel, são três bandeiras, de acordo com as condições de produção de energia: verde, amarela e vermelha. A primeira significa nenhum aumento; a segunda, de R$ 1,50 para cada kWh; e a terceira, R$ 3 para cada 100 kWh. 

• Por conta da crise hídrica, a maior parte dos Estados tem apelado às usinas termelétricas, fazendo com que todos tenham tido apenas bandeiras amarelas e vermelhas nos simulados de 2013 e 2014. Santa Catarina, por exemplo, teria tido um único mês dentro da faixa verde no ano passado. 
De olho nas bandeiras 
VERDE - Condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sobe nenhum acréscimo 

AMARELA - Condições menos favoráveis de geração. A tarifa sobe R$ 1,50 para cada 100 kWh consumidos 

VERMELHA - Condições desforáveis e mais custos de geração. Tarifa sobe R$ 3 para cada 100 kWh consumidos

Fonte: Aneel

DIÁRIO CATARINENSE

Saídas temporárias beneficiam 1.916 presos no Natal e Ano Novo em SC Quantidade é maior a autorizada pela Justiça em 2013. Diogo Vargas As saídas temporárias de Natal e Ano Novo beneficiaram 1.916 presos em Santa Catarina em 2014, quantidade superior a autorizada pela Justiça no ano passado. Os dados são do Departamento de Administração Prisional (Deap), que afirma registrar no Estado um dos menores índices de evasão do País, ou seja, quando o detento não retorna à cadeia. A maioria dos detentos que terá o direito de ir para casa no período de festas já obteve outro direito de sair temporariamente da prisão em outra oportunidade. O secretário interino da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, diz que os presos que estão saindo pela primeira vez com o benefício representam menos de 20% da massa carcerária catarinense, atualmente formada por 17 mil detentos. Para receber o benefício, é preciso estar no regime semiaberto e, por exemplo, ter comportamento adequado na prisão. — Acredito que 90% deles trabalham nas unidades. Então saem e depois retornam — observa o secretário, lembrando que o tempo de saída autorizado é de sete dias. Conforme a lei de execução penal, o preso tem o direito de até cinco saídas temporárias por ano. A saída é concedida pela Justiça (Juizado da Execução Penal) aos presos com condenação e não provisórios. Em 2013, as saídas temporárias nesta época atingiram 1,7 mil. O índice de evasão alcançou 3,5% deles. O secretário afirma que um dos motivos para a quantidade ser maior este ano é o fato de o Judiciário estar supostamente mais célere na análise dos processos. O professor de criminologia, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, lembra que a quantidade total de presos no Estado este ano (17 mil presos) é maior que a de 2013. O retorno Segundo o professor, o mais importante ao Estado é saber a taxa de retorno desses detentos. Alceu ressalta que o preso que não retornar comete falta grave, se torna um fugitivo da Justiça e regride de regime. Já o que comete o crime e não retorna responde a pena anterior e ao crime de agora, e também regride de regime. DIÁRIO CATARINENSE

Quantidade é maior a autorizada pela Justiça em 2013.
Diogo Vargas
As saídas temporárias de Natal e Ano Novo beneficiaram 1.916 presos em Santa Catarina em 2014, quantidade superior a autorizada pela Justiça no ano passado.
Os dados são do Departamento de Administração Prisional (Deap), que afirma registrar no Estado um dos menores índices de evasão do País, ou seja, quando o detento não retorna à cadeia.
A maioria dos detentos que terá o direito de ir para casa no período de festas já obteve outro direito de sair temporariamente da prisão em outra oportunidade.
O secretário interino da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, diz que os presos que estão saindo pela primeira vez com o benefício representam menos de 20% da massa carcerária catarinense, atualmente formada por 17 mil detentos.
Para receber o benefício, é preciso estar no regime semiaberto e, por exemplo, ter comportamento adequado na prisão.
— Acredito que 90% deles trabalham nas unidades. Então saem e depois retornam — observa o secretário, lembrando que o tempo de saída autorizado é de sete dias.
Conforme a lei de execução penal, o preso tem o direito de até cinco saídas temporárias por ano. A saída é concedida pela Justiça (Juizado da Execução Penal) aos presos com condenação e não provisórios.
Em 2013, as saídas temporárias nesta época atingiram 1,7 mil. O índice de evasão alcançou 3,5% deles. O secretário afirma que um dos motivos para a quantidade ser maior este ano é o fato de o Judiciário estar supostamente mais célere na análise dos processos.
O professor de criminologia, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, lembra que a quantidade total de presos no Estado este ano (17 mil presos) é maior que a de 2013.
O retorno

Segundo o professor, o mais importante ao Estado é saber a taxa de retorno desses detentos. Alceu ressalta que o preso que não retornar comete falta grave, se torna um fugitivo da Justiça e regride de regime. Já o que comete o crime e não retorna responde a pena anterior e ao crime de agora, e também regride de regime.

DIÁRIO CATARINENSE

Namorada de Cristiano Ronaldo sensualiza e faz topless em vídeo

Irina – Foto reprodução

Nesta sexta-feira, 22, a revista Love divulgou o clipe do ensaio da modelo Irina Shayk para o seu calendário 2015. A publicação tem lançado diariamente um clipe com alguma famosa. Além da modelo russa, já foram divulgados vídeos de outras celebridades como Alessandra Ambrósio, Lindsay Lohan, Pamela Anderson e Miranda Kerr.

A namorada de Cristiano Ronaldo mostrou toda sua sensualidade e desenvoltura no ensaio para o calendário da publicação. Afinal, vamos combinar que não foi atoa que ela conquistou o coração de um dos jogadores mais cobiçados do mundo, né? Tá podendo!


BLOG DA FARROUPILHA

Taiana Camargo, ex-assessora parlamentar apontada como amante do doleiro Alberto Youssef, será capa da "Playboy" de janeiro.



Nem atriz, nem cantora e nem modelo. A primeira capa da “Playboy” de 2015 será estampada por ninguém menos que a cearense Taiana Camargo, a ex-assessora parlamentar apontada como amante do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato, que investiga um esquema de lavagem e desvio de dinheiro na Petrobras.
Taiana Camargo com o amigo, o cabeleireiro Marques de Paula


Foto: Divulgação
Segundo o Rtetratos da Vida, as investigações da CPI da Petrobras, que apura o caso, apontam que Taiana, de 30 anos, foi contratada como secretária parlamentar de 2010 a 2013 pela deputada Aline Corrêa a pedido de Youssef, e chegou a ganhar restaurantes do doleiro.

Quem confirmou a informação sobre a Playboy foi o amigo de Taiana, o cabeleireiro Marques de Paula.

“Ela está muito feliz com o ensaio. Eu mesmo já vi algumas fotos e posso adiantar que ficaram muito bonitas”, contou ele.



Taiana Camargo – Foto: Reprodução/Instagram

Procurada, a direção da revista disse que não poderia confirmar a informação sobre a primeira capa de 2015.

O nome da morena surge como uma forma de resgatar uma tradição da revista em convidar anônimas que viraram notícia após polêmicas, como aconteceu com Denise Rocha, a ex-assessora parlamentar que ficou conhecida como Furacão da CPI, e Mônica Veloso, que se envolveu com o presidente do Senado Renan Calheiros.


BLOG CIDADE DO CLICRBS

Ciclista morre em acidente em Joinville - bicicleta pilotada por Osni Rodrigues Chapada, 39 anos, vítima fatal.


Ontem, 26, colisão transversal ocorreu no km 28 da BR 101 às 06h30min em Joinville.

Envolvidos caminhão Ford Cargo 2429 L placas MLK 7239 de São José conduzido por Mário Joel da Silva, 45 anos, Ileso. e bicicleta pilotada por Osni Rodrigues Chapada, 39 anos, vítima fatal.
g1 SC

Adolescente é suspeita de mandar matar a mãe para receber seguro. Crime foi no início do mês, mas ela foi apreendida apenas nesta sexta (26). Namorado e amigo foram presos suspeitos de contratar matador.

Crime foi no início do mês, mas ela foi apreendida apenas nesta sexta (26).
Namorado e amigo foram presos suspeitos de contratar matador.

Uma adolescente foi apreendida em Curitiba nesta sexta-feira (26), suspeita de mandar matar a própria mãe para receber o pagamento de um seguro de vida, de acordo com a Polícia Civil. O namorado dela e um amigo também foram presos pela polícia, que ainda investiga a participação no crime de outra mulher.

O crime ocorreu no dia 4 de dezembro, na capital paranaense. De acordo com as investigações, a adolescente contou que pediu ao namorado para que ele matasse a mãe dela. O rapaz, porém pediu a um amigo que contratasse um matador. O suspeito de ser o autor do crime está foragido, assim como uma mulher que pode ter ajudado a pagar o assassino.

“O que a gente percebe é que foi uma trama bem elaborada, que já vinha sendo estudada pela adolescente há algum tempo, e que infelizmente culminou nessa tragédia da mãe ter sido morta pela própria filha”, afirmou o delegado Cristiano Quintas.

G1 PR

Placa atual só dura mais 15 anos e pode dar lugar a "RG do carro".

Placa atual só dura mais 15 anos e pode dar lugar a "RG do carro"

Leonardo Felix
Colaboração para o UOL, em São Paulo 

Murilo Góes/UOL

Com mais de 175 milhões de combinações, sistema brasileiro de identificação de veículos determina que cada unidade tenha uma só combinação durante sua vida útil, válida em todo o território nacional

Implantado em 1990 para substituir o padrão de duas letras e quatro números das antigas placas amarelas, o atual sistema brasileiro de identificação de veículos já vê uma nova data de expiração surgindo no horizonte: 2030.

De acordo com dados e projeções do órgão máximo do trânsito brasileiro, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), além de cálculos que levam em consideração variáveis como o crescimento maior ou menor de nosso mercado automotivo, se nada mudar na legislação e -- principalmente -- no ritmo das vendas anuais de automóveis no Brasil, 15 anos é a sobrevida máxima para o conjunto alfanumérico de três letras e quatro algarismos.

A conta é a seguinte: as três letras e os quatro números permitem um total de175.742.424 combinações (excluídas as 0000, que não são permitidas no país). Segundo o Denatran, 81.600.729 foram utilizadas até o fim...

Olympiobr/Domínio público
O Brasil já teve três sistemas de identificação de veículos antes do atual, todos usando placas fixadas à carroceria. O primeiro, de 1901, tinha até cinco dígitos e o prefixo A (aluguel) ou P (particular). Foi substituído, 40 anos depois, por uma sequência de dígitos, que podia ser dividida em duplas e conter de três a sete caracteres, dependendo da frota do Estado. Em 1969 foi adotada a combinação de duas letras e quatro números, cujas regras eram um convite à confusão: os Estados podiam atribuir prefixos às cidades, mas os que tinham mais de 676 delas (limite das combinações alfabéticas) tinham problemas; uma troca de cidade obrigava a uma troca de placa; e, por fim, veículos de Estados diferentes podiam ter a mesma combinação. Já o sistema atual vale para todo o território nacional.
Mas, se não usamos nem metade das combinações nos 24 anos de vigência do atual sistema, por que não temos garantidos mais uns 25 anos pela frente? O ponto-chave é que o número de emplacamentos de veículos acelerou na última década, com crescimento médio de 9,29% ao ano, e passou a devorar as combinações alfanuméricas muito mais rapidamente.

Um exemplo: em 2003 as vendas somaram 2,3 milhões de unidades; nos últimos quatro anos, rondaram a faixa de 5,5 milhões, ou 140% a mais (a conta inclui todo tipo de veículo motorizado). Assim, mesmo que o mercado automotivo fique estagnado nas próximas duas décadas, a "autonomia" das atuais placas não passaria de 17 anos a contar de 2014, esgotando-se exatamente em 2030.

Se o cenário se mantiver como o de um mercado em contínua expansão, com crescimento na casa de 2% em 2014 (baseado nas projeções da Anfavea, a associação das fabricantes nacionais) e média de 5% nos próximos anos, o esgotamento viria ainda mais cedo, daqui a 12 anos -- em 2026, o ano em que, nessa projeção, o Brasil atingiria a impressionante marca de 10 milhões de veículos emplacados num único ano.



O Código de Trânsito Brasileiro não permite a reutilização de placas. Mesmo que um carro saia de circulação, sua combinação de letras e números não será reaproveitada em outro veículo.

UOL Carros também questionou o Denatran sobre eventuais planos para substituir o atual modelo de identificação veicular. O órgão estima "entre 15 e 20 anos" de sobrevida para o atual sistema e afirma que os estudos ainda são incipientes -- mas diz que a ideia é que se utilize tecnologia que permita agregar, num único sistema, placa de identificação, numeração de chassis, documento do veículo e identificação do motorista. Uma prévia do que pode decorrer disso é o Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática dos Veículos), chamado pelo colunista Fernando Calmon de "RG do carro".

Por meio de uma etiqueta eletrônica instalada no parabrisa ou vidro traseiro, e de antenas espalhadas em pontos estratégicos das cidades, o carro passaria a emitir dados em tempo real a uma central, possibilitando, entre outras ações, a identificação rápida de veículos roubados e/ou de circulação irregular (por exemplo, com multas e impostos atrasados).

As cores das placas brasileiras
Cinza e pretaModelo mais comum, identifica veículos particulares
Vermelha e brancaVeículos de aluguel e carga, como táxis, ônibus, vans e caminhões
Branca e pretaExclusiva para veículos de órgãos como polícias, bombeiros e Forças Armadas, é muito parecida com a usada por particulares
Verde e brancaCaracteriza veículos em fase de teste e é velha conhecida dos leitores de UOL Carros
Azul e brancaPlaca utilizada por consulados, missões diplomáticas e embaixadas
Branca e vermelhaAviso de condutor em fase de aprendizagem, é usada em veículos de auto e moto escolas
Preta e cinza Carros com mais de 30 anos de fabricação e pertencentes a coleção
Preta e douradaVeículos oficiais dos três níveis de governo e também das Forças Armadas
Verde, amarela e douradaPrivativa da Presidência da República e de representantes máximos de Legislativo e Judiciário
Fonte: DenatranCom esse sistema de vigilância, também seria possível detectar infrações em tempo real, evitar que veículos em situação regular sejam parados desnecessariamente numa blitz, gerir com mais agilidade o tráfego nas vias das grandes cidades, ter maior controle sobre quais veículos saíram de circulação, e até mesmo permitir a entrada em estacionamentos ou a passagem pelas cancelas de pedágio sem que o motorista pare o carro (tipo um "Sem Parar estatal").



Na teoria, tudo funciona -- mas na prática há uma série de entraves, burocráticos e técnicos, que vêm postergando a implantação do projeto, tornado público em 2006 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e que deveria estar em pleno funcionamento já este ano -- servindo inclusive como mais um legado da Copa do Mundo.

Uma suposta falta de infraestrutura e a predileção de algumas autoridades por outra resolução do Contran, que determina a instalação de rastreadores via GPS em todos os carros e motocicletas zero quilômetro (também sofrendo com adiamentos constantes, o mais recente para 2016), deixaram o Siniav em segundo plano, sem qualquer previsão para entrada em vigor. (O Denatran garante que ele continua em pauta.)

PROJETO EM XEQUE

Nas conversas com UOL Carros, a assessoria do Denatran ressaltou que não enxerga o Siniav como um "substituto" das atuais placas de identificação, e sim como um sistema complementar. Entretanto, é o projeto que mais se ajusta à intenção do órgão de reunir todas as informações do veículo num único banco de dados.

É justamente por isso que já causa polêmica. Em 2010, por exemplo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra o projeto no STF (Supremo Tribunal Federal), alegando que o sistema viola o direito constitucional à privacidade, por rastrear a localização do veículo o tempo todo. Procurada por UOL Carros, a OAB informou que a Adin foi impetrada por membros da gestão anterior (o presidente à época era Ophir Cavalcante; hoje é Marcus Vinicius Furtado Coêlho).

Para o consultor automotivo Paulo Garbossa, é compreensível alguns setores se mostrarem contrários à ideia. "Como colocar a mão no fogo por quem vai ter acesso a todas essas informações? Se os dados ficassem protegidos, só acessíveis com o aval do condutor, tudo bem, mas não é o caso. Isso assusta um pouco. Só acho um projeto válido se essas questões jurídicas forem desembaraçadas", argumenta.

Além desse aspecto, Garbossa aponta para o risco de o sistema intensificar a chamada "indústria da multa". "O monitoramento permite saber a velocidade instantânea do veículo nas vias. Se o agente considerar que o motorista fez um trajeto acima da velocidade máxima das vias por onde passou, pode penalizá-lo mesmo sem qualquer flagrante", adverte.

http://carros.uol.com.br/colunas/alta-roda/2013/06/19/burocracia-e-teimosia-atrasam-projeto-de-rg-do-carro.htm