domingo, 18 de janeiro de 2015

Avaliação - 6º ANO - PORTUGUÊS

Avaliação  - 6º ANO - PORTUGUÊS


1 – Indique quantas letras e fonemas tem cada palavra.


Letras
Fonemas


Letras
Fonemas
Carro



Flexão


Bicicleta



Relógio


Televisão



Água 


Caminhada



Necessidade


Janela



Nascer


Churrasco



Ilha


Mês



Personagem


____________________________________________________________________________

2 - A tirinha acima está apresentada em linguagem verbal ou não verbal? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Em toda a historinha, Cascão está sentindo:

a) (     ) dor.
b) (     ) tristeza.
c) (     ) desanimo.
d) (     ) alegria.
____________________________________________________________________________


- No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) (     ) andando.
b) (     ) pulando.
c) (     ) deslizando.
d) (     ) correndo.
____________________________________________________________________________
- Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Que tipo de Linguagem encontram-se nas placas?
_____________________________ _____________________________
____________________________________________________________________________


7 - O que é linguagem verbal? Dê um exemplo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Qual o tipo de linguagem que você usa quando está praticando esporte? Exemplifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

– Leia o texto de uma etiqueta de calça jeans. 

a) Qual é a informação principal desse texto?
___­­_______________________________________

__________________________________________
b) quem você supõe ter escrito essas instruções?
__________________________________________


c) Quem é o possível leitor desse texto?
__________________________________________

__________________________________________
d) qual a finalidade das instruções? _______________________________________________
____________________________________________________________________________
10 - Observando o diálogo, identifique a alternativa que apresenta o uso correto deacordo com a norma padrão da língua.


a) (  ) ––Como é? –– Hoje ocê só qué salada pro almoço? –– O que aconteceu com osovo?
b) ­­(  ) –– Como é. –– Hoje ocê quer salada para o almoço? –– O que aconteceu com os ovos?
c) (  ) –– Como é? –– Hoje você quer salada para o almoço? ­­–– O que aconteceu como os ovos?
d) (  ) –– Como é. –– Hoje cê quer salada pra o almoço.–– O que aconteceu cos ovos.

____________________________________________________________________________

11 - Leia o cartaz para responder à questão.
O cartaz divulga as ações do S.O.S – Vida Animal. Esta Organização preocupa-se com
 
a) (  ) os amigos dos animais.
b) (  ) os animais abandonados pelo homem.
c) (  ) os homens abandonados pelos animais.
d) (  ) a amizade entre o homem e o animal.
 ________________________________________________________________________________
12 - Leia o texto e assinale a alternativa correta. O texto foi escrito por João, em seu primeiro diário.

http://movimento-sem-sala.blogspot.com.br/2012/07/contos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário