Avaliação - 6º ANO - PORTUGUÊS
1 – Indique quantas letras e fonemas tem cada palavra.
Letras
|
Fonemas
|
Letras
|
Fonemas
| |||
Carro
|
Flexão
| |||||
Bicicleta
|
Relógio
| |||||
Televisão
|
Água
| |||||
Caminhada
|
Necessidade
| |||||
Janela
|
Nascer
| |||||
Churrasco
|
Ilha
| |||||
Mês
|
Personagem
|
____________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 - Em toda a historinha, Cascão está sentindo:
a) ( ) dor.
|
b) ( ) tristeza.
|
c) ( ) desanimo.
|
d) ( ) alegria.
|
____________________________________________________________________________
4 - No segundo quadrinho, Cebolinha está:
a) ( ) andando.
|
b) ( ) pulando.
|
c) ( ) deslizando.
|
d) ( ) correndo.
|
____________________________________________________________________________
5 - Que recursos visuais o autor utilizou para indicar a ação do Cebolinha no segundo quadrinho?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 - Que tipo de Linguagem encontram-se nas placas?
____________________________________________________________________________
7 - O que é linguagem verbal? Dê um exemplo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 - Qual o tipo de linguagem que você usa quando está praticando esporte? Exemplifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Leia o texto de uma etiqueta de calça jeans.
a) Qual é a informação principal desse texto?
__________________________________________
__________________________________________
b) quem você supõe ter escrito essas instruções?
__________________________________________
c) Quem é o possível leitor desse texto?
__________________________________________
__________________________________________
d) qual a finalidade das instruções? _______________________________________________
____________________________________________________________________________
10 - Observando o diálogo, identifique a alternativa que apresenta o uso correto deacordo com a norma padrão da língua.
a) ( ) ––Como é? –– Hoje ocê só qué salada pro almoço? –– O que aconteceu com osovo?
b) ( ) –– Como é. –– Hoje ocê quer salada para o almoço? –– O que aconteceu com os ovos?
c) ( ) –– Como é? –– Hoje você quer salada para o almoço? –– O que aconteceu como os ovos?
d) ( ) –– Como é. –– Hoje cê quer salada pra o almoço.–– O que aconteceu cos ovos.
____________________________________________________________________________
11 - Leia o cartaz para responder à questão.
O cartaz divulga as ações do S.O.S – Vida Animal. Esta Organização preocupa-se com
a) ( ) os amigos dos animais.
b) ( ) os animais abandonados pelo homem.
c) ( ) os homens abandonados pelos animais.
d) ( ) a amizade entre o homem e o animal.
12 - Leia o texto e assinale a alternativa correta. O texto foi escrito por João, em seu primeiro diário.
http://movimento-sem-sala.blogspot.com.br/2012/07/contos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário