segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dicas para os primeiros dias de aula!


FAZ-DE-CONTA

Tempo: 1 hora ou enquanto durar o interesse, dependendo da idade.
Espaço: Sala de aula ou área aberta..
Idade: A partir de 2 anos.
Material: Fantasias diversas, roupas do cotidiano de crianças e adultos, panos e retalhos de diversos tamanhos, chapéus, perucas, adereços, fantoches, blocos de espuma e almofadas.
Objetivos: Canalizar a agressividade natural para a experiência lúdica.
Descrição: Estimule a brincadeira com figuras como um lobo ou um monstro. No faz-de-conta, a criança enfrenta aquilo que gera medo – sentimento muito ligado à agressividade. Os outros materiais podem ser usados para fazer cabanas ou muros para se proteger. Entre na brincadeira sempre que sentir a necessidade de interferir, como no momento em que perceber algum conflito. As crianças devem expressar o medo e a agressividade, sem se machucar ou bater no outro.


BRINCADEIRA COM MASSINHA



Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano.
Material: Massinha, feita com 1 xícara de farinha de trigo; 1/2 xícara de sal;1 colher (sobremesa) de óleo; 1 colher (sobremesa) de anilina de bolo e 1/2 xícara de água.
Objetivo: Favorecer a interação com o material e com o colega.
Preparação: Faça a massinha misturando todos os ingredientes em uma tigela. Amasse bem até que fique boa para modelar. Conserve-a em um saco plástico para reutilizar outras vezes.
Descrição: Divida a turma em grupos. Distribua as massinhas para que todos manipulem livremente, em mesas ou no chão. Observe se as crianças imitam a ação umas das outras. Em um segundo momento, sugira novas formas de manuseio e estimule a observação dos colegas, principalmente quando alguém criar uma nova maneira de usar o material. Você pode dizer, por exemplo: "Olha como o Henrique está apertando... A Sofia está fazendo uma cobrinha... vamos fazer também?".

LEITURA DE HISTÓRIAS

Idade: A partir de 4 anos.
Tempo: Cerca de uma hora.
Espaço: Biblioteca ou canto de leitura.
Material: Tapete e/ou almofadas e/ou tecido, livros com histórias que tenham relação com os sentimentos das crianças durante o período de adaptação.
Objetivos: Falar dos próprios sentimentos.
Preparação: Se a sua escola não tem uma biblioteca ou um canto de leitura, monte você mesmo o espaço em sua sala de aula. Providencie um tapete e almofadas para espalhar pelo chão e um pequeno acervo de livros.
Descrição: Reúna as crianças e leia histórias previamente escolhidas, de acordo com seu objetivo. Para falar de abandono, por exemplo, você pode contar João e Maria. Depois, se perceber que as crianças estão dispostas a falar, incentive-as a exprimir seus sentimentos.

http://amoalfabetizacao-profcarla.blogspot.com.br/2010/02/dicas-para-os-primeiros-dias-de-aula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário