segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O que eu faço nos primeiros dias de aula????



Pesquisando aqui e ali,
encontrei muitas atividades que podem ser trabalhadas
nas primeiras semanas de aula (e durante o ano).
Algumas realizadas por mim ou na minha escola,
outras relatadas em encontros de formação,
outras ainda em trocas com as muitas amigas blogueiras que fiz!
Espero que aproveitem!!!

TRABALHANDO COM NOMES:

*Escrever o próprio nome em um contexto real e significativo, como a produção de crachás e de etiquetas de identifiicação para o material escolar, cartaz de aniversariantes, nomes de meninos e de meninas
*Dar início a uma sequencia de atividades de leitura dos nomes dos colegas e do próprio nome (por exemplo: ler os nomes dos alunos que faltaram, dos componentes do grupo, da dupla, etc.).
*Desenvolver atividades de conversação em torno do tema "O meu nome", estimulando conversas sobre os nomes e sobrenomes dos alunos, ressaltando que mesmo tendo nomes iguais, cada um é diferente e tem características únicas.
*Começar o trabalho de apropriação da rotina escolar, desenvolvendo atividades de leitura de informações relacionadas ao dia-a-dia dos alunos na escola (hora da entrada, hora da merenda, recreio, biblioteca, etc).
*Criar atividades voltadas para a aprendizagem do alfabeto, ou seja, dos nomes das letras e da forma gráfica de cada uma delas.
*Instituir na rotina diferentes momentos de leitura e de escrita de vários tipos textos (sua e dos alunos).
*Organizar diferentemente a sala em alguns dias da semana e receber os alunos com o crachá identificando os lugares onde deverão sentar-se.
*Organizar o mural de exposição dos trabalhos identificando com os nomes (escrita de forma e cursiva) o espaço de cada um.
*Nomear os potes ou caixas de meteriais de uso comum (tesouras, lápis de cor, colas, giz de cêra, revistas, etc), caso haja na sala.


ÁRVORE DOS SONHOS


Objetivo: Organizar as combinações da sala de aula, elaborar regrinhas para atividades ou brincadeiras, definir regras de conduta e convivência, conteúdos que estão sendo trabalhados, etc...
Montagem:
*Desenhar uma árvore no papel pardo e fixá-la em local visível da sala.
*Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc)
*Listar dentro da árvore o que foi falado pelos alunos (o ideal é listar antes no quadro para discutir com as crianças cada sugestão).


CHAMADA COM FOTO


Tempo aproximado: 30 minutos.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.
Material: Cartolina ou papel-cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.
Objetivo: Conhecer o colega.
Preparação; Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela.
Descrição: Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança "descoberta" para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Varie essa atividade colocando a foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, o brinquedo preferido etc e de acordo com a faixa etária. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.

http://amoalfabetizacao-profcarla.blogspot.com.br/2010/02/o-que-eu-faco-nos-primeiros-dias-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário