segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ENSINO RELIGIOSO OU EDUCAÇÃO RELIGIOSA: DINÂMICA: SABER OUVIR

DINÂMICA: SABER OUVIR

Objetivo: Desperta no aluno o sentimento de compreensão dos problemas do próximo.
Baseado em: 1 Tessalonicenses 5.14

O que você deverá fazer:
1.                 O facilitador irá dividir os participantes em dois grupos com quantidades iguais.
2.                 O primeiro grupo sai da sala para receber a orientação: “Cada um deverá inventar um problema que estar passando para contar para uma pessoa do outro grupo que está na sala.”
3.                 O segundo grupo fica na sala e recebe a orientação: “ Vocês ficaram sentados esperado o outro grupo chegar. O grupo grupo chegará e sentará perto de você para contar um problema. Metade de vocês prestaram muita atenção no que eles estão falando, e a outra mestade de vocês irão ignorar (desenhando, não deixando o outro falar, olhando pro céu, etc..)
4.                 O primeiro grupo chega e cada um senta perto de um adolescente do segundo grupo e começa a contar o seu problema. Tempo: 10 minutos

Pontos de discussão:
a)                 O que você sentiu a ser ignorado pelo outro?
b)                O que você sentiu quando o outro te deu total atenção?
c)                 É fácil saber ouvir?

Texto para entregar no final da dinâmica:

ATENÇÃO EMPÁTICA


Procure primeiro compreender, depois ser compreendido ...poucas pessoas têm um treinamento para ouvir.
Tentar primeiro compreender implica uma mudança profunda no paradigma. Tipicamente, nos procuramos primeiro que nos compreendam. A maior parte das pessoas não conseguem escutar com a intenção de compreender. Elas ouvem com a intenção de responder. Elas estão constantemente projetando suas experiências anteriores no comportamento dos outros.
Nossas conversas tornam-se monólogos coletivos, e nunca entendemos o que realmente se passa dentro de outro ser humano.Podemos estar conversando com outra pessoas, ouvindo o que ela diz de várias formas:
-                     Ignorando a outra pessoa, isto é, não escutamos nada.
-                     Fingimos que escutamos; dizemos: sim, sei, claro...
-                     Temos apenas uma atenção seletiva, ouvimos apenas o que nos interessa.
-                     Prestamos atenção nas palavras, podemos repetir a ultima frase que foi dita, mas pouco sabemos sobre o assunto.



PRECISMOS DESENVOLVER NOSSA ATENÇÃO EMPÁTICA, OUVIR, PROCURANDO ENTENDER O SIGNIFICADO, O SENTIMENTO. 

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