sábado, 28 de março de 2015

Na chuva, Vettel quase tira pole de Hamilton; Massa é 7º, Nasr cai no Q1 - No treino classificatório do GP da Malásia, alemão da Ferrari brilha no molhada e fica a 0s074 do inglês da Mercedes. Nico é 3º. Brasileiro da Sauber tem problema no carro


No treino classificatório do GP da Malásia, alemão da Ferrari brilha no molhada e fica a 0s074 do inglês da Mercedes. Nico é 3º. Brasileiro da Sauber tem problema no carro
Lewis Hamilton no treino classificatório para o GP da Malásia 

(Foto: Getty Images)


A tradicional chuva de fim de tarde em Sepang caiu com força no meio do treino classificatório deste sábado, que definiu o grid de largada do GP da Malásia. E se em condições climáticas normais as Mercedes de Lewis Hamilton são imbatíveis, era na pista molhada que os concorrentes alimentavam esperança de desbancar as Flechas de Prata. Mas o bicampeão Lewis Hamilton, atual líder do campeonato, fez sua parte e garantiu a pole position com o tempo de 1m49s834. Ele só não contava que não seria o companheiro Nico Rosberg, mas sim o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, seu principal concorrente desta vez. Nos instantes finais da sessão, o tetracampeão encaixou uma ótima volta e anotou 1m49s908, ficando a 74 milésimos do britânico. Não fosse uma balançada na última curva do circuito, ele poderia ter superado o tempo de Lewis, que ainda teria mais uma chance de recuperar a primeira posição, caso tivesse sido superado.


Lewis Hamilton entre Nico Rosberg e Sebastian Vettel. 
Os três primeiros no treino da Malásia 

(Foto: Reuters)


Relegado a coadjuvante, Rosberg marcou 1m50s299 e teve que se contentar com o terceiro lugar no grid. A Williams, mais uma vez se atrapalhou com a estratégia, fazendo Felipe Massa e Valtteri Bottas abortarem várias voltas durante o Q3. Ao fim, o brasileiro ficou com a sétima colocação, enquanto o finlandês foi o nono. A RBR reagiu e emplacou seus dois pilotos no top 5: Daniel Ricciardo em quarto e Daniil Kvyat em quinto. Max Verstappen (STR) foi o sexto e Romain Grosjean (Lotus), o sétimo. A surpresa ficou por conta do sueco Marcus Ericsson, que levou a Sauber ao Q3 e ficou com o décimo lugar. Quem decepcionou foi Kimi Raikkonen. Depois de mostrar força nos treinos livres, o finlandês pegou tráfego no Q2, não conseguiu melhorar o tempo por causa do começo da chuva e foi eliminado, ficando com o 11º lugar.
Já Felipe Nasr, após a histórica estreia na Austrália, tem amargado um fim de semana difícil. Com um problema no diferencial do carro (sistema que faz as rodas girarem em rotações diferentes nas curvas), o brasiliense acabou precocemente eliminado no Q1, junto com as McLaren de Fernando Alonso e Jenson Button e as Manor de Roberto Merhi e Will Stevens. Com isso, Nasr largará na 16ª colocação.

Q1 - com problemas, nasr é eliminado

Como já era de se esperar, com a McLaren, ainda sofrendo neste início de parceria com a Honda, e a Manor/Marussia se arrastando com um carro de 2014 adaptado, Fernando Alonso, Jenson Button, Roberto Merhi e Will Stevens foram eliminados no Q1. Com isso, restava apenas um para também sair fora precocemente da sessão. Nos instantes finais, quem ocupava a ingrata posição era Romain Grosjean. Mas no zerar do cronômetro, o francês da Lotus pulou para sexto e empurrou para a zona de corte justamente Felipe Nasr, que ficou com a 16ª colocação.


Eliminados no Q1: Felipe Nasr (Sauber), Button (McLaren), Alonso (McLaren), Merhi (Manor) e Stevens (Manor)


Classificados para o Q2: Hamilton (Mercedes), Rosberg (Mercedes), Vettel (Ferrari), Sainz (STR), Bottas (Williams), Grosjean (Lotus), Ericsson (Sauber), Maldonado (Lotus), Raikkonen (Ferrari), Ricciardo (RBR), Massa (Williams), Kvyat (RBR), Verstappen (STR), Hulkenberg (Force India) e Pérez (Force India)


Q2 - chuva trai raikkonen

Por causa da ameaça de chuva, todos foram para a pista assim que começou o Q2. Rosberg, Vettel e Bottas conseguiram voltas limpas logo de cara e assumiram as primeiras posições, enquanto Hamilton e Raikkonen pegaram tráfego e ficaram, respectivamente, em oitavo e 11º. Felipe Massa fez um tempo intermediário, ficando com o sexto tempo. Mas a temida chuva caiu logo em seguida, e forte, para desespero do finlandês. Sem a possibilidade dos pilotos melhorarem seus tempos por causa da pista molhada, os eliminados foram conhecidos ainda a 7 minutos do fim: Kimi, Pastor Maldonado (Lotus), Nico Hulkenberg (Force India), Sergio Pérez (Force India) e Carlos Sainz (STR). Quem surpreendeu foi o parceiro de Nasr, Marcus Ericcson, que levou a Sauber ao Q3 com o décimo tempo.


Eliminados no Q2: Raikkonen (Ferrari), Maldonado (Lotus), Hulkenberg (Force India), Pérez (Force India) e Sainz (STR)


Classificados para o Q3: Rosberg (Mercedes), Vettel (Ferrari), Bottas (Williams), Ricciardo (RBR), Grosjean (Lotus), Massa (Williams), Verstappen (STR), Hamilton (Mercedes), Kvyat (RBR) e Ericsson (Sauber) 


Q3 - vettel quase rouba pole de hamilton


Por causa da forte chuva, a direção de prova decidiu adiar o início do Q3 em mais de meia hora. Ainda com pista molhada, a maioria dos pilotos escolheu pneus intermediários, enquanto Bottas apostou nos compostos de chuva extrema e precisou voltar aos boxes para corrigir o erro.
Vettel foi o primeiro a marcar tempo, 1m53s178, mas logo foi desbancado por Rosberg, 1m51s066. Na sequência, Hamilton se impôs com 1m49s834. Restando três minutos para o fim do treino, a dupla da Williams havia abortado todas as voltas e não tinha marcado tempo.
Nos instantes finais, não fosse uma balançada na última curva, o tetracampeão da Ferrari poderia ter tirado a pole de Hamilton. O alemão ficou a apenas 0s074 do inglês. 




G 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário