domingo, 8 de maio de 2016

HB20 Turbo x Etios Automático: qual o melhor até R$50 mil?

O mercado automotivo brasileiro foi contemplado nos último mês com dois lançamentos importantes de hatchs compactos na faixa até R$ 50 mil reais: Hyundai HB20 Turbo (partindo de R$ 47.445 reais) e Toyota Etios Automático (começando em R$ 47.490 reais). Neste artigo vamos analisar suas ofertas de equipamentos, dados de consumo e aspectos de conforto para responder à questão formulada no título: qual desses dois é a melhor opção até R$ 50 mil reais?

Hyundai Hb20 Turbo x Toyota Etios Automático - comparativo

Tendo em vista que os dois modelos têm preços praticamente idênticos, vamos começar a análise pela oferta de itens de série.

Equipamentos de série

Etios X 1.3 Automático (veja detalhes deste modelo aqui) conta com Toyota Smart Screen (painel digital), computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista, banco traseiro com encosto rebatível; direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas.

Toyota Etios Automático - interior - painel
Toyota Etios Automático - painel
Ambos os modelos contam com os itens obrigatórios de segurança: airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS.

Hyundai Hb20 Turbo - interior
Hyundai Hb20 Turbo - interior
Já o Hyundai HB20 Comfort Plus Turbo é mais completo, trazendo todos os itens do Etios X e mais Retrovisores elétricos com luz indicadora de direção, sistema de som com comandos multifuncionais no volante, banco do motorista com regulagem de altura, travamento automático das portas (15 km/h), alerme e rodas de 15 polegadas, evidenciando que o modelo sul-coreano é o vencedor neste quesito de equipamentos.

Consumo e Desempenho

O quadro abaixo traz um resumo dos dados de desempenho, consumo, preço e características dos dois modelos (grifo azul no melhor indicador).

Hyundai HB20 TurboToyota Etios X Automático
PreçoR$ 47.445,00R$ 47.490,00
Motor1.0 Turbo1.3 VVT-i aspirado
Potência (cv) (Etanol/Gasolina)105 / 9898 / 88
Torque (Kgfm - Etanol / Gasolina)15 / 13,113 / 12,1
Desempenho (dados dos fabricantes) - Consumo (INMETRO)
Consumo etanol - cidade8,28,2
Consumo etanol - estrada10,19,2
Consumo gasolina - cidade11,611,8
Consumo gasolina - estrada14,313,3
Aceleração de 0 a 100 Km/h (G) [s]12,112,5
Velocidade máxima [Km/h]170178
Dimensões / Capacidades
Porta-malas[l]300270
Comprimento [m]3,923,77
Entre-eixos [m]2,52,46
Peso980940

Segundo dados de desempenho informados pelos fabricantes, abastecidos com gasolina, o Hyundai HB20 Turbo acelera de 0 a 100 Km/h em 12,1 segundos, sendo 0,4 mais rápido com o Etios X 1.3 Automático. O HB20 é também mais veloz (8 Km/h a mais de velocidade máxima), sendo que essa vantagem convergente com o fato de que o motor 1.0 Turbo do HB20 tem 10 cavalos e 1 Kgfm a mais com gasolina, contrabalanceando em parte o fato de ser mais 40 Kg mais pesado.

Hyundai Hb20 Turbo - interior
Hyundai Hb20 Turbo - interior
O HB20 é também ligeiramente mais econômico, com vantagem de 4,7% sobre o Etios com etanol, e de 2,7% com gasolina. É importante considerar, porém, que na situação mais provável de uso, que é no uso urbano (cidade) com gasolina, o Etios X 1.3 Automático consome 11,8 Km/l, enquanto o Hyundai HB20 fica em 11,6 Km/l, evidenciando que na maior parte dos usos dos consumidores, o Etios X 1.3 Automático será mais econômico.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, apesar de o HB20 Turbo se mostrar mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, ele adota um motor turbo sem injeção direta, sem tecnologia de partida a frio com etanol sem sub-tanque auxiliar, e só conta com comando de válvulas variável na admissão, enquanto o motor 1.3 aspirado do Etios tem comandos variáveis tanto na admissão quanto no escapamento.

O resultado dessas escolhas é que o HB20 Turbo só começa a apresentar maior agilidade acima de 3.000 RPM, mostrando-se lento abaixo desses regimes, como ficou claro em testes que foram realizados com o modelo, obrigando o motorista a operar muitas trocas de marchas.

 Toyota Etios Automático - interior - painel digital
 Toyota Etios Automático - interior - painel digital
Situação diametralmente oposta é a verificada pelo Etios X 1.3 Automático, que apesar de menos potente, conta com curva de torque mais bem distribuída, sem fraqueza em baixos regimes, e ainda contando com uma excelente transmissão automática com conversor de torque que dá ao modelo ainda mais agilidade em baixos regimes.

 Toyota Etios Automático - interior - descansa braço central
 Toyota Etios Automático - interior - descansa braço central
Assim, no uso do dia à dia em cidade, o Etios X 1.3 Automático se mostra um carro mais ágil e responsivo, enquanto o HB20 1.0 Turbo mostra-se um pouco melhor em estrada, graças a maior potência do seu motor.

Conforto, comodidade e praticidade

A oferta de uma transmissão automática convencional de quatro marchas no Etios (que foi muito elogiada na avaliação do modelo pelo site Autoentusiastas - veja aqui) criou um novo paradigma de conforto e comodidade no segmento de carros de entrada.



É fato que quem usa um carro com transmissão automática dificilmente aceita voltar para um modelo com câmbio manual, visto que a transmissão automática traz um conforto inigualável para o motorista, especialmente (mas não só) em grandes cidades congestionadas.

 Toyota Etios Automático - câmbio automático de quatro marchas
 Toyota Etios Automático - câmbio automático de quatro marchas
Assim, enquanto o Etios X 1.3 Automático oferta uma moderna e eficiente transmissão automática de quatro marchas, o motorista do HB20 Turbo terá que se virar para acionar a embreagem e trocar as seis marchas de sua transmissão - algo que se torna muito estressante e irritante especialmente em trânsito urbano.

Hyundai Hb20 Turbo - câmbio manual de seis marchas
http://www.car.blog.br/2016/05/hb20-turbo-x-etios-automatico-qual-o.html
Some-se ao fato de que o Etios conta com direção elétrica, que é mais leve e agradável que a hidráulica do HB20 Turbo, então tem-se um quadro que aponta grande vantagem do Etios na questão de conforto, praticidade e comodidade, algo que entendemos decisivo.

Conclusão

Toyota e Hyundai apostaram na introdução de novas tecnologias mecânicas para ampliar a competitividade dos seus modelos de entrada. A Hyundai ofereceu um turbo para o motor 1.0 do HB20, enquanto a Toyota partiu para um novo motor 1.3 aspirado no Etios, mais potente, e adotou uma transmissão automática de quatro marchas.

Hyundai Hb20 Turbo x Toyota Etios Automático - comparativo
Toyota Etios X Automático é opção mais confortável, cômoda e prática que o HB20 Turbo
O resultado é que o HB20 melhorou seu desempenho e manteve o consumo, mas o Etios, com suas transmissão automática, oferece uma ampla vantagem em termos de conforto, comodidade e praticidade, apresentando desempenho e consumo similares ao do HB20 Turbo, o que torna o modelo da Toyota uma opção vantajosa e interessante nesta faixa de preço até R$ 50 mil reais.
http://www.car.blog.br/

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