Tendo em vista que os dois modelos têm preços praticamente idênticos, vamos começar a análise pela oferta de itens de série.
Equipamentos de série
O Etios X 1.3 Automático (veja detalhes deste modelo aqui) conta com Toyota Smart Screen (painel digital), computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista, banco traseiro com encosto rebatível; direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas.
|  | 
| Toyota Etios Automático - painel | 
|  | 
| Hyundai Hb20 Turbo - interior | 
Consumo e Desempenho
O quadro abaixo traz um resumo dos dados de desempenho, consumo, preço e características dos dois modelos (grifo azul no melhor indicador).
| Hyundai HB20 Turbo | Toyota Etios X Automático | |
| Preço | R$ 47.445,00 | R$ 47.490,00 | 
| Motor | 1.0 Turbo | 1.3 VVT-i aspirado | 
| Potência (cv) (Etanol/Gasolina) | 105 / 98 | 98 / 88 | 
| Torque (Kgfm - Etanol / Gasolina) | 15 / 13,1 | 13 / 12,1 | 
| Desempenho (dados dos fabricantes) - Consumo (INMETRO) | ||
| Consumo etanol - cidade | 8,2 | 8,2 | 
| Consumo etanol - estrada | 10,1 | 9,2 | 
| Consumo gasolina - cidade | 11,6 | 11,8 | 
| Consumo gasolina - estrada | 14,3 | 13,3 | 
| Aceleração de 0 a 100 Km/h (G) [s] | 12,1 | 12,5 | 
| Velocidade máxima [Km/h] | 170 | 178 | 
| Dimensões / Capacidades | ||
| Porta-malas[l] | 300 | 270 | 
| Comprimento [m] | 3,92 | 3,77 | 
| Entre-eixos [m] | 2,5 | 2,46 | 
| Peso | 980 | 940 | 
Segundo dados de desempenho informados pelos fabricantes, abastecidos com gasolina, o Hyundai HB20 Turbo acelera de 0 a 100 Km/h em 12,1 segundos, sendo 0,4 mais rápido com o Etios X 1.3 Automático. O HB20 é também mais veloz (8 Km/h a mais de velocidade máxima), sendo que essa vantagem convergente com o fato de que o motor 1.0 Turbo do HB20 tem 10 cavalos e 1 Kgfm a mais com gasolina, contrabalanceando em parte o fato de ser mais 40 Kg mais pesado.
|  | 
| Hyundai Hb20 Turbo - interior | 
Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, apesar de o HB20 Turbo se mostrar mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, ele adota um motor turbo sem injeção direta, sem tecnologia de partida a frio com etanol sem sub-tanque auxiliar, e só conta com comando de válvulas variável na admissão, enquanto o motor 1.3 aspirado do Etios tem comandos variáveis tanto na admissão quanto no escapamento.
O resultado dessas escolhas é que o HB20 Turbo só começa a apresentar maior agilidade acima de 3.000 RPM, mostrando-se lento abaixo desses regimes, como ficou claro em testes que foram realizados com o modelo, obrigando o motorista a operar muitas trocas de marchas.
|  | 
| Toyota Etios Automático - interior - painel digital | 
|  | 
| Toyota Etios Automático - interior - descansa braço central | 
Conforto, comodidade e praticidade
A oferta de uma transmissão automática convencional de quatro marchas no Etios (que foi muito elogiada na avaliação do modelo pelo site Autoentusiastas - veja aqui) criou um novo paradigma de conforto e comodidade no segmento de carros de entrada.
É fato que quem usa um carro com transmissão automática dificilmente aceita voltar para um modelo com câmbio manual, visto que a transmissão automática traz um conforto inigualável para o motorista, especialmente (mas não só) em grandes cidades congestionadas.
|  | 
| Toyota Etios Automático - câmbio automático de quatro marchas | 
|  | 
| http://www.car.blog.br/2016/05/hb20-turbo-x-etios-automatico-qual-o.html | 
Conclusão
Toyota e Hyundai apostaram na introdução de novas tecnologias mecânicas para ampliar a competitividade dos seus modelos de entrada. A Hyundai ofereceu um turbo para o motor 1.0 do HB20, enquanto a Toyota partiu para um novo motor 1.3 aspirado no Etios, mais potente, e adotou uma transmissão automática de quatro marchas.
|  | 
| Toyota Etios X Automático é opção mais confortável, cômoda e prática que o HB20 Turbo | 
http://www.car.blog.br/
 
 

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário