Um Boeing 777 da Asiana Airlines que saiu de Seul sofreu um acidente ao pousar neste sábado no Aeroporto Internacional de São Francisco, disse a Administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês).
Duas pessoas morreram e outras 181 estão hospitalizadas, segundo a chefe do Corpo de Bombeiros da cidade, Joanne Hayes-White. Outras 190 pessoas conseguiram sair do avião sem ajuda, e em sua maioria, sem ferimentos. No entanto, um passageiro continua desaparecido. De acordo com o FBI, não há sinais que o acidente tenha sido causado por uma ação terrorista.
O avião transportava 291 passageiros e 16 tripulantes, disse a companhia aérea.
Uma porta-voz do Hospital Geral de São Francisco afirmou à AP que pelo menos dez passageiros foram levados à instituição, todos em condição crítica. São duas crianças e oito adultos, com idades entre 20 e 40 anos.
No momento da queda haviam poucas nuvens no céu, de acordo com o Serviço de Tempo Nacional dos Estados Unidos. O Aeroporto Internacional de São Francisco fica a 19 quilômetros ao sul da cidade.
Um dos passageiros, David Eun, postou uma foto no Twitter do avião já no chão com fumação saindo da lateral e pessoas se distanciando do jato a pé, sem ferimentos graves. Algumas delas carregavam bolsas consigo.
Imagens da KTVU também mostraram extenso dano causado por fogo no avião, que havia perdido sua cauda e uma de suas asas no acidente. Bombeiros estavam no local e o fogo, que queimou todo o topo da fuselagem, parecia já ter sido apagado.
Veja no vídeo abaixo (do usuário do Youtube @360KID Scott Traylor) a fumaça intensa do jato na pista do aeroporto de São Francisco:
A Asiana Airlines é uma das duas maiores companhias aéreas da Coreia do Sul. A outra é a Korean Air. A empresa opera a partir do Aeroporto Internacional de Incheon, considerado um dos maiores do mundo.
A companhia existe desde 1998 e atualmente conta com uma frota de 79 aeronaves. Os aviões de passageiros da companhia aérea têm em sua rota 23 países, enquanto os de carga abrangem 14 nações. Segundo o site da empresa, há 12 modelos Boeing 777, como o que caiu neste sábado. A nave é uma das mais populares para voos de longa distância, de 12 horas ou mais.
Um funcionário da companhia disse em Seul que a companhia vai enviar um time de funcionários para ajudar a investigar as causas do acidente.
A companhia tem como garoto propaganda o cantor Psy, famoso internacionalmente pela canção “ Gangnam Style ”.
(Com informações da AP e Reuters)