Fatia tende a crescer com a linha 2014 (foto).

Nos sete primeiros meses do ano, a linha Honda CG, formada por versões de 125 e 150 centímetros cúbicos, teve 324.121 unidades lacradas em 2013. O número corresponde a 36,7% do mercado nacional. Essa fatia tende a crescer até o fim do ano porque a linha foi renovadas no modelo 2014.

Na participação por marcas, a Honda detém no acumulado do ano 80,9% do mercado, anos-luz à frente da segunda colocada, a Yamaha, cuja fatia é de 10,4%. No terceiro posto está a Suzuki com 1,94%, e em quarto vem a Dafra, com 1,73%. Vale dizer que esta foi a vitoriosa em julho, com 2.289 motos emplacadas, ante 2.281 da Suzuki, uma vantagem de apenas oito unidades. As duas fabricantes instaladas em Manaus vêm tendo desempenhos semelhantes desde 2010.

Por causa da restrição ao crédito que afeta o segmento de motos, os emplacamentos no acumulado do ano estão 10,6% abaixo de igual período do ano passado e obrigaram a Fenabrave a rever sua projeção.

A média diária de emplacamentos de 5,8 mil unidades permanece bem abaixo das 6,3 mil a 6,5 mil motos estimadas para o segundo semestre pela Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor.

Texto: Mário Curcio / Foto: Divulgação / Fonte: Automotive Business