Sedã ficou menor, mas ganhou requinte e potência extra com motor turbo.
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Em um primeiro momento é difícil entender: um dos principais atrativos do Citroën C4 Pallas era seu tamanho avantajado (4,77 m), que permitia ao sedã ter o maior porta-malas da categoria, com 580 litros. E foi justamente isso que a fabricante eliminou na segunda geração do modelo, que mudou de nome e ficou mais curto e com porta-malas menor. Mas basta olhar com calma para o C4 Lounge para compreender o que passou pela cabeça da Citroën ao projetar seu novo sedã.
Repetindo o mesmo visual do C4 hatch europeu (que chega ao Brasil em 2014), o C4 Lounge foi desenvolvido para atender mercados emergentes, em especial a China e América Latina. Para isso ele precisa oferecer o máximo de conforto para seus ocupantes, ainda que a capacidade do porta-malas seja prejudicada: 15 centímetros mais curto, o sedã manteve os bons 2,71 m de entre-eixos, mas perdeu 130 litros de capacidade no compartimento de carga.
Mais fácil de manobrar e com visual mais ousado, faltava contornar um defeito crônico de diversos modelos da Peugeot Citroën: o câmbio. E, com o perdão do trocadilho, a mudança veio com mais opções de trocas — de marcha. Sai a malfadada transmissão de quatro velocidade e entra a de seis marchas, disponível tanto para a versão 2.0 de 151 cv quanto para a 1.6 turbo de 165 cv.
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Coração alemão
O propulsor sobrealimentado, aliás, é o mesmo já usado em vários modelos do grupo, como o 308, 408 e na família DS. Desenvolvido em parceria com a BMW, ele equipa as versões mais caras do C4 Lounge e ajuda a equilibrar a disputa do modelo com os asiáticos Honda Civic e Toyota Corolla.
O Citroën não aposta só na força bruta: o modelo também ganhou mais itens de conforto, como o navegador GPS embutido no painel (mas sem tela sensível ao toque, disponível em outros mercados) e detector veículos de ponto cego, item ainda inédito no segmento. Dos itens oferecidos em outros mercados faltou apenas o para-brisas térmico, item ainda raro no País.
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Veja a tabela completa de itens de série:
C4 Lounge Origine 2.0 16V Flex Manual: rodas de liga leve 16”, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina, DRL (luzes de condução diurna) em LEDs, airbag duplo, ABS, ar-condicionado analógico, trio elétrico, sistema Isofix, controlador e limitador de velocidade e sistema de som com MP3 e conexão bluetooth
C4 Lounge Tendance 2.0 16V Flex (Manual ou Automático): os mesmos itens da Origine, mais rodas de liga leve de 17”, ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor central eletrocrômico, sensor crepuscular e de chuva
C4 Lounge Exclusive 2.0 16V Flex Automático: Os mesmos itens da Tendance, mais bancos de couro, abertura e partida do motor sem chave, controle de estabilidade e tração, airbags laterais e de cortina
C4 Lounge Exclusive 1.6 Turbo Automático: Os mesmos itens do 2.0 Exclusive, mais sensor de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, câmera de ré e navegador GPS. Esta versão é a única a ter um pacote de opcionais, chamado de Pack Select, que adiciona faróis de xenônio e teto-solar elétrico
Equipamentos presentes na concorrência também estão no C4 Lounge, dependendo da versão. Há controlador e limitador de velocidade, abertura e partida do carro sem chave e faróis de xenônio direcionais com luzes de condução diurna (DRL) em leds.
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Menos é mais
Logo de cara o C4 Lounge chama mais a atenção que seu antecessor. As linhas mais fluidas e elegantes lembram os "primos ricos" da família DS, ainda que os cromados na dianteira podem incomodar os interessados em discrição. O acabamento, que não era ruim, também ficou melhor, com material emborrachado no painel e nas portas. O painel tem visual menos futurista, com destaque para a aposentadoria do volante de cubo fixo, substituído por um convencional, mais leve e simples. O cluster com os mostradores possui três indicadores principais, sendo que o indicador do nível de combustível e o conta-giros são digitais. A iluminação pode variar entre o branco e o azul nas versões mais caras.
Ainda que o interior tenha ganhado simplicidade, o espaço para quatro adultos continua o mesmo — uma das maiores virtudes do C4 Pallas, que era o conforto para quem viaja atrás, permanece. O sistema Isofix para a fixação de cadeirinhas de crianças é de série em todas as versões.
Veja a tabela completa de preços:
C4 Origine 2.0 Manual: R$ 59.990
C4 Tendance 2.0 Manual: R$ 62.490
C4 Tendance 2.0 Automático: R$ 66.690
C4 Exclusive 2.0 Automático: R$ 72.490
C4 Exclusive 1.6 Automático: R$ 77.990 (Pack Select: + R$ 4.300)
Bom e ótimo
Para avaliar o desempenho do C4 Lounge site R7 Carros levou as versões 2.0 Tendance Automática e 1.6 THP Exclusive para um test-drive com trechos urbanos e rodoviários na região de Mendoza, na Argentina — país onde o sedã é fabricado. Em comum entre as variantes está o bom câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais e a suspensão "alemã".
Não que o sistema, independente no eixo dianteiro e dependente no traseiro, tenha sido projetado em outro país. É que a Citroën optou por uma calibração mais firme, típica de modelos alemães, em detrimento da maciez oferecida pelo C4 Pallas. O conforto em pisos esburacados foi um pouco prejudicado, mas os ganhos em estabilidade compensam.
A versão equipada com o motor 2.0 de até 151 cv (o mesmo do 308 e 408) tem desempenho mais do que satisfatório, com fôlego de sobra no trânsito urbano e rodoviário, realizando ultrapassagens com segurança mesmo com o carro carregado. Em velocidades de cruzeiro, de até 120 km/h, o ruído do motor não invade a cabine, favorecido pelas duas marchas extras do câmbio.
Quando equipado com o motor 1.6 THP o C4 Lounge vai além, tendo fôlego para empolgar até os pais de família mais conservadores. Com controle de estabilidade de série, a versão dá margem para pilotagens mais ousadas, mas o sedã requer atenção em curvas mais fechadas, pois mesmo a suspensão mais firme não impede a tendência do C4 Lounge de sair de frente.
Disputa doméstica
A Citroën espera vender cerca de 1.500 C4 Lounge por mês, sendo 5% da versão Origine, 55% da Tendance e 40% da Exclusive. O volume, que é mais do triplo da média atual do sedã, deixaria o modelo na quarta posição do segmento, superando os conterrâneos Renault Fluence e Peugeot 408. Ainda que tenha potencial de sobra para atingir a meta, o C4 Lounge precisará passar pelo crivo do público, geralmente receoso sobre modelos de origem francesa. Quando ele fizer isso as montadoras asiáticas finalmente terão mais um motivo para se preocupar.
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Ficha técnica:
Citroën C4 Lounge 2.0 Flex
Motor: 2.0 16V, flex
Potência: 151 cv / 143 cv (E/G) a 5.250 rpm
Torque: 21,7 kgm / 20,2 kgfm (E/G) a 4.000 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas ou automático de seis marchas
Direção: hidráulica
Suspensão: Independente na dianteira, tipo McPherson, dependente na traseira, com eixo de torção
Dimensões: 4,62 m (comprimento), 1,79 m (largura), 1,50 m (altura), 2,710 m (entre-eixos)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas: 16” de liga-leve, pneus 205/55 R16
Peso: 1.439 kg a 1.512 kg (ordem de marcha)
Porta-malas: 450 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Citroën C4 Lounge 1.6 THP
Motor: 1.6 16V, turbo, gasolina
Potência: 165 cv (EG) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm (G) a 1.400 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Direção: hidráulica
Suspensão: Independente na dianteira, tipo McPherson, dependente na traseira, com eixo de torção
Dimensões: 4,62 m (comprimento), 1,79 m (largura), 1,50 m (altura), 2,710 m (entre-eixos)
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Rodas: 17” de liga-leve, pneus 225/45 R17
Peso: 1.498 kg a 1.512 kg (ordem de marcha)
Porta-malas: 450 litros
Tanque de combustível: 60 litros
*Viagem feita a convite da Citroën do Brasil
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Fonte: R7 Carros
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