No mundo ainda não existe um estudo específico que explica o fato. Para alguns especialistas, as baratas morrem de barriga para cima por um simples fato: geralmente os insetos andam em paredes e superfícies verticais, e quando sentem os efeitos do veneno, caem dessas superfícies.
Dessa forma, é bem provável que a barata caia de papo pro ar. Nessa visão, se borrifarmos veneno em uma barata andando no chão, ela morrerá na posição normal, com as asas para cima. Mas esta explicação contrapõe o fato de que muita gente já jogou veneno em uma barata e ela virou de bunda para cima antes de morrer.
Por isso os especialistas em veneno acreditam que os insetos viram de barriga para cima para poderem respirar melhor e se recuperar da ação do veneno, uma vez que, assim como todos os insetos, possuem a abertura dos órgãos respiratórios na face abdominal.
Quem nunca viu uma barata morta ou esperneando de barriga para cima? Será que esses insetos, terror de muitas mulheres, podem morrer de outra forma?
Na verdade, não existe um estudo específico que explica o fato. Para o entomologista José Henrique Guimarães, da Universidade de São Paulo, as baratas morrem de barriga para cima por um simples fato: geralmente os insetos andam em paredes e superfícies verticais, e quando sentem os efeitos do veneno, caem dessas superfícies. Dessa forma, é bem provável que a barata caia de papo pro ar. Nessa visão, se borrifarmos veneno em uma barata andando no chão, ela morrerá na posição normal, com as asas para cima.
Já a explicação um pouco diferente do departamento técnico da fabricante de inseticidas Reckitt Benckiser, os insetos viram de barriga para cima para poderem respirar melhor e se recuperar da ação do veneno, uma vez que, assim como todos os insetos, possuem a abertura dos órgãos respiratórios na face abdominal. No entanto, vale ressaltar que essa explicação vale apenas para as baratas no chão; se elas estiverem nas paredes, é muito provável que elas caiam de barriga pra cima mesmo.
FONTE:
http://www.grandescuriosidades.com/2014/02/por-que-as-baratas-morrem-de-barriga.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário