Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 14 de março de 2014

PARA ENVOLVER OS PEQUENOS - Inclua elementos da Páscoa em brincadeiras que desenvolvem e encantam as crianças de até 2 anos.

Eles aprendem num piscar de olhos e ficam maravilhados com o colorido dos enfeites da Páscoa. Então, que tal aproveitar o apelo do coelhinho para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo dos pequenos da creche? Confira várias ideias simples e criativas para entreter sua turminha e conduzi-la de forma a desenvolver as capacidades infantis e as relações interpessoais, Divirtam-se!


BERÇÁRIO


Áreas envolvidas: Identidades Autonomia e Movimento
Idade até 1 ano
Objetivos: desenvolver a linguagem, a afetividade, a criatividade e a atenção; fortalecer o tônus muscular e aperfeiçoar a coordenação visomotora



A TOCA DO COELHO

Pedagogo responsável: Ivo Jordano
Idade até 1 ano
Materiais: retalhos de tecido, feltro, linha, agulha, caixa de madeira, patina, pincel, marcador permanente, fita de cetim, cola para tecido, grampeador EVA, cola de contato, cola instantânea, fibra de poliéster, arroz.

----Conte uma história sobre o coelho, explicando onde ele mora, o que gosta de comer e a história do ovo de Páscoa. Depois, mostre às crianças a "toca do coelho" (cesta vazia) e diga que ela deve ser mantida sempre cheia de cenouras, de ovos e, claro, de coelhinhos.


1. No início, ainda sentadas, as crianças vão atirando as cenouras e os ovinhos em direção à cesta, tentando acertá-los dentro da "toca". Recolha as que caíram fora para que joguem novamente até encherem a cesta.
2. Depois, jogue as cenouras e os ovinhos para longe, para que os alunos os busquem, andando ou engatinhando, e devolvam-nos à "toca".
3. Explique que, dessa vez, será preciso levar os ovinhos e cenourinhas até a cesta, sem jogar.
4. A um sinal seu, solicite que parem e conversem sobre a toca: "está cheia ou vazia?", "Vamos tentar de novo?".




ARRANCANDO CENOURAS 

Estique a prenda de um tecido elástico, cpm lycra ou suplex, de cor marrom num pedaço de papelão ou cartolina. Faça pequenos furos nessa plataforma e encaixe cenouras feitas de E.V.A. ou feltro (veja como fazer no quadro abaixo), deixando somente as folhas para fora. Tenha o cuidade de deixar as cenouras bem apertadas no furo, para que as crianças façam uma certa força para puxá-las.
Explique que, na natureza, as cenouras nascem embaixo da terra e que é preciso puxar com força para que eles saiam e possam ser comidas pelos coelhinhos. 


MEU COELHINHO

Pedagogo responsável: Ivo Jordano
Idade até 1 ano
Materiais: bolotas de algodão (branco ou colorido) ou pompons do tamanho de uma laranja, ou mesmo coelhinhos de pelúcia.
---1. Conte uma história simples sobre os coelhinhos para as crianças ou coloque uma música de Páscoa e entregue um "coelhinho" (algodão, pom-pom ou pelúcia) a cada uma delas.

---2. Proponha que os pequenos dêem um nome e cuidem bem do seu "coelhinho". Vale abraçar, beijar, balançar, fazer "naninha" junto ao peito, passar no rosto, jogar para o alto, colocar sobre a cabeça e deixar cair, etc.

---3. Com as crianças que já andam ou engatinham, favoreça a movimentação pelo espaço, levando o "coelhinho" para passear, colocando-o embaixo do braço, empurrando-o pelo chão, etc.

---4. Continue a brincadeira propondo que façam carinho no colega com o "coelhinho", troquem por algum tempo e brinquem juntos.

---5. Para finalizar, peça para as crianças escolherem um local da sala e levarem o "coelhinho" para repousar. Deixe-as descansar junto com ele para se acalmarem depois da brincadeira.



CESTA

1. Forre a caixa de madeira usando retalhos de tecido e passe patina para dar uma textura envelhecida nas bordas.

2. Recorte uma alça de tecido e feche as laterais com pontos alinhavados. Preencha a alça com fibra de poliéster e prenda-a na cesta com grampeador.

COELHO

3. Recorte as peças do coelho segundo as páginas de moldes. Costure as partes das orelhas e preencha-as com fibra de poliéster. Feche as orelhas dos coelhos com pontos alinhavados.

4. Recorte, costure e preencha a cabeça do coelho. Encaixe as orelhas em dois furos da cabeça e costure-as.

5. Cole os detalhes no rosto do coelho, também disponíveis nos moldes. Use cola de contato para peças de feltro e cola instantânea para detalhes de EVA. Cole um pedaço de feltro em uma das laterais da cesta e fixe o coelho sobre o pedaço de tecido. Amarre uma fita de cetim em cada lado da alça e a cesta está pronta.

OVO DE TECIDO

6. Coloque arroz e fibra de poliéster no centro de um pedaço tecido e faça uma trouxinha. Amarre com uma fita de cetim e ajeite. 





CENOURAS DE FELTRO

7. Recorte a cenoura no feltro segundo o molde. Oobre-a ao meio, costure e preencha-a com fibra de poliéster.

8. Recorte quatro tiras de tecido para as folhas e sobreponha-as, juntando-as num círculo e dê um ponto no centro. Costure as folhas na cenoura e amarre um pedaço de feltro na base para acabamento.



MÓBILE DIVERTIDO

Pedagogia Responsável : Cristiane Boneto
Idade: 1 ano
Objetivos : Apresentar a história da Páscoa por meio de brinquedos e brincadeiras.
Materiais: EVA, tesoura, marcador permanente, fitas de cetim, tinta relevo com glitter, cola instantânea, fio de náilon, cabide, brads metálicos (bailarina).

OVOS

1. Recorte ovos de EVA de acordo com os moldes. Cole os pedaços de EVA sob re os dois lados dos ovos, para decorar e enfeite com marcador permanente, pingos de tinta relevo com glitter, outros pedaços de EVA e brads (bailarinas). Faça um furo na ponta de cada um dos ovos.

COELHO

2. Recorte as peças do coelho de EVA conforme os moldes. Em seguida, cole os detalhes dos dois lados do coelho. 

3. Faça furos em cada parte do coelho: são cinco orifícios no corpo, três na cabeça e um em cada menbro e orelha. Junte as peças, amarrando com fitas de cetim. 

4. Cole os detalhes do rosto para finalizar.

COMO MONTAR

5. Cole um ovo no topo do cabide para enfeitá-lo. Depois prenda um pedaço de fio de náilon do mesmo tamanho em cada orelha do coelho e amarre-os. Use o fio de náilon para amarrar um ovo sobre o outro. Prenda um fio com três ovos de EVA de cada lado do coelho. Para dar acabamento, decore o cabide com coelhinhos de EVA.


MATERNAL

Áreas envolvidas: Artes, Natureza e Sociedade e Movimento.
Idade: 1 e 2 anos.
Objetivos: desenvolver a coordenação motora grossa e fina; e o raciocínio lógico; favorecer a linguagem oral, a concentração e a criatividade; aprimorar os reflexos e a orientação espaço-temporal

OVOS ENGRAÇADOS

Pedagogia Responsável: Cristiane Boneto
Idade: a partir de 1 ano.
Materiais: EVA colorido. tesoura, marcador permanente, olhinhos.


1. Recorte ovos em EVA colorido (a atividade "Móbile divertido" traz um molde que você pode adaptar). Para essa atividade, você vai aproveitar tanto o ovo recortado quanto o espaço vazado (fôrma) a partir do recorte no EVA.

2. Corte os ovos em três pedaços horizontais: o de cima será o rosto, o do meio, o tronco, e o de baixo, os pés.

3. Com marcador permanente, desenhe diferentes decorações em cada pedaço: rostos tristes, bravos e felizes com olhinhos que se movem no pedaço de cima; vários tipos de roupinhas no do centro e diferentes modelos de pezinhos e sapatos no de baixo.

4. Apresente as peças misturadas aos alunos e dê uma fôrma vazada de EVA no formato de ovo para cada criança, que deverá montar o seu ovinho.

5. Ao fim, converse com os pequenos sobre o seu ovo: se está alegre e por quê, se está assustado e o que aconteceu, etc.

MODELANDO OVOS

Pedagoga Responsável: Cristiane Boneto.
Idade: 2 anos.
Objetivos: leite em pó, açúcar, corante comestível de várias cores, água (para a massinha).



1. Prepare, junto com os alunos, uma massa comestível: misture uma medida de leite em pó com uma medida de açúcar (essa proporção é sempre a mesma, podendo ser um copo, uma xícara, etc). Você vai definir a quantidade de massa de acordo com o tamanho da sua turminha. Acrescente água aos poucos até dar ponto de massa de modelar.

2. Divida a massa em partes e adicione o corante comestível, amassando-a, até obter a cor desejada.

3. Deixe as massinhas à disposição das crianças e peça para elas modelarem ovos e decorarem-nos para a Páscoa. Os ovos podem ser levados para a casa como recordação para os familiares. 

O COELHO E A TARTARUGA

Pedagogia Responsável: Ivo Jordano.
Idade: 1 ano.

----Para essa brincadeira, você pode utilizar os mesmos ovinhos da atividade "A toca do coelho", da página 12, ou criar "ovos" com jornal amassado envolto em papel celofane ou mesmo bolinhas coloridas.

----Disponha as crianças em roda (sentadas ou em pé) e entregue um ovo a uma delas. Peça que passem-no ao colega do lado, com as mãos e sem deixar cair para o "ovo" não quebrar. Repita algumas vezes e peça que aumentem a velocidade.

----Você pode também fazer um segundo ovo circular pela roda, longe do outro, para que as crianças passem-no, redobrando a atenção e a coordenação.

----Quando seus alunos conseguirem realizar a atividade com um certo domínio, aumente a dificuldade. Diga que um "ovo" vai virar "coelho" e o outro será "tartaruga". Instigue-os dizendo: "qual será o coelho e qual será a tartaruga? Vamos ver?"

----Entregue, então, os ovos para duas crianças em pontos opostos do círculo. O grupo deve passar os dois ovos no mesmo sentido. Solicite que um dos ovos seja mais rápido que o outro e, após algum tempo, explique às crianças que o ovo mais veloz é o "ovo coelho" e o mais lento, "ovo tartaruga".

O SENHOR COELHO PEDIU

Pedagogia Responsável: Ivo Jordano.
Idade: 2 anos.

----1. Sente-se em círculo com as crianças e oriente-as a fazerem o que o Sr. Coelho (que pode ser você ou alguma das crianças) pedir. Por exemplo: "o Sr. Coelho pediu... que as mãos virem orelhas de coelho"; "...que mexam o nariz como fazem os coelhinhos", "... que mexam a boca como se estivessem comendo cenoura ou verdura"; "...que coloquem as mãozinhas na frente como se fossem coelhos em pé";"... que cheirem o coelho ao lado", etc.

----2. Continue a brincadeira em pé, pedindo que as crianças corram, saltem, saltitem, se escondam, agachem, se deitem, rolem no chão, sempre tendo como referência os coelhinhos.

VARIAÇÃO DA BRINCADEIRA

----Utilizando as figuras da atividade ("Quem faz a Páscoa?" abaixo), é possível complementar essa brincadeira. Mostre uma das figuras a sua turmi-nha e peça que façam o que ela manda. Para isso, combine previamente com as crianças o que será feito a cada apresentação, por exemplo:


COELHO = saltitar ou correr 
OVO = agachar ou rolar no chão 
CENOURA = deitar ou passar por baixo da mesa
POMBA DA PAZ = abraçar os coleguinhas ao lado

Repita algumas vezes alternando as figuras e sugerindo outras associações entre as imagens e os respectivos movimentos.


QUEM FAZ A PÁSCOA ?

Pedagogia Responsável: Ivo Jordano.
Idade: 1 ano.

----Procure em jormais e revistas, fotos ou ilustrações que representem os símbolos da páscoa: cenouras, coelhos, ovos e pombas brancas. Recorte vários deles (em número igual ou superior ao de crianças da turma) e cole cada um sobre uma base de EVA para proteger.

----Espalhe as figura pela sala e faça uma fila com os alunos. Peça às crianças que uma de cada vez, pegue o elemento pedido, entregue a você e vá para o fim da fila. Por exemplo : "caçar uma cenoura", "caçar dois coelhos", "pegar um coelho e um ovo de páscoa", "trazer duas pombinhas e uma cenoura", etc.

----Depois oriente os alunos a engatinharem pelo espaço e ao seu sinal, pegarem apenas o que for solicitado. Por exemplo, "todos pegando um coelho!".

VARAÇÕES PARA BRINCAR

1. Outra idéia é dividir a turma em quatro grupos e, depois de combinar qual figura cada equipe vai caçar, dar um sinal para que corram e retornem o mais rápido possível com todas as figuras que o grupo ficou imcubido de caçar. Isso pode ser feito, no início, com um grupo de cada vez e, depois, com os 4 grupos ao mesmo tempo.

2. Você pode, ainda, aproveitar o tema da "caçada" para explorar os móveis e os espaços da sala, ou as áreas externas da escola, escondendo as figuras e dando um certo tempo para que as crianças corram, saltem por cima ou passem por baixo de bancos e brinquedos em busca do que lhes for solicitado, 
FONTE:
http://www.colegiociem.com.br/blog-ciem/blog-pascoa.htm

Nenhum comentário: