Há alguns dias atrás publicamos um comparativo entre o Ford Ka, Volkswagen up!, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, com dados de desempenho e consumo obtidos pela revista Auto Esporte, e nos quais o Ford Ka aparecia com melhor performance e menor consumo.
Entretanto, a Revista Quatro Rodas, em sua edição de agosto/2014, publicou seu comparativo entre os modelos, com dados de desempenho e consumo aferidos simultaneamente por todos os carros, e que contam uma história bem diferente, já que o Volkswagen up! mostrou-se bastante superior não só em relação ao Novo Ka, mas também a todos os demais modelos 1.0 do mercado.
Os dados da Quatro Rodas mostram que o Volkswagen up! supera o Novo Ford KA 1.0 em aceleração de 0 a 100 Km/h e em todas as provas de retomada de velocidade, e por margens significativas, que vão de 7.3% na aceleração de 0 a 100 Km/h a 15,1% no caso da retomada de 80 a 120 Km/h, conforme mostramos nos gráficos abaixo.
Aceleração de 0 a 100 Km/h
Com o tempo de 14,2 segundos, o Volkswagen up! fica à frente de todos os demais modelos 1.0 do mercado, e supera o Novo Ford Ka 1.0, que cumpriu a prova em 15,32 segundos, por uma margem de 7,31% - o que deixa patente a superioridade do up! nesse aspecto.
Retomada de 40 a 80 Km/h
A retomada de 40 a 80 Km/h é uma avaliação da agilidade do carro em ciclo urbano, e novamente nesse aspecto o Volkswagen up! predominou sobre todos os outros 1.0 do mercado, com o tempo de 8.6 segundos, enquanto o Ford Ka SE 1.0 foi quase 1 segundo mais lento, com 9,5 segundos. Assim, o up! é 9.5% mais rápido nesse tipo de retomada.
Retomada de 80 a 120 Km/h
A retomada de 80 a 120 Km/h dá uma dimensão da agilidade do carro em estrada (ciclo rodoviário), e é outro ponto onde o Volkswagen up! predominou, já que seu tempo, de 24,2 segundos foi nada menos que 4,3 segundos mais rápido que o do Novo Ford Ka SE 1.0, que conclui a prova em 28,5 segundos.
Segundo a Revista Quatro Rodas, "o up! às vezes nem parece 1.0, de tão espevitado", algo que vai ao encontro de nossas impressões com o up! em nosso teste de longa duração (veja aqui) e também em outras oportunidades que testamos o carro (como no vídeo acima), ou seja, que o up! tem performance similar a um carro com motor entre 1.4 e 1.6, tamanha é sua agilidade tanto em cidade quanto estrada. E a revista ainda completa: o "up! anda tão bem que não tem nem para o posto: também foi o mais econômico de todos".
Frenagem
Na prova de frenagem a 120 Km/h o campeão - carro que parou em menor espaço - foi o Nissan March S, cujo sistema de freios imobilizou o carro em 64,8 metros, contra 65,7 metros do Ford KA SE 1.0 e 70,1 metros do Volkswagen up!.
Consumo
O Volkswagen up! foi o campeão disparado nas provas de desempenho da Revista Quatro Rodas, mas, surpreendentemente, a sua superioridade em consumo de combustível é ainda mais pronunciada. Em ciclo urbano o modelo da Volkswagen atingiu a excelente marca de 14,1 Km/l de gasolina, enquanto em estrada ele registrou 18 km/l.
Ou seja, em cidade o up! é nada menos que 23,7% mais econômico que o Ford Ka SE 1.0, enquanto em ciclo rodoviário a vantagem do VW sobre o Ford é de 15,3%.
Conclusão
O Volkswagen up!, na versão Take, equipada com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, sistema de som e vidros e travas elétricas, com preço de R$ 34.050, é o segundo modelo mais barato do mercado (o Uno Vivace, precificado em R$ 33.371, é R$ 679 reais mais barato). Em relação ao Novo KA, que custa R$ 35.390, o up! é R$ 1340 reais mais barato.
Além disso, é o que apresenta o melhor desempenho entre todos os modelos 1.0 completos sendo também bem mais econômico que os demais. Em relação ao Novo Ka 1.0, o up! é, em média, 19% mais econômico.
http://www.car.blog.br/2014/08/vw-up-supera-o-novo-ford-ka-em.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário