Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

domingo, 15 de março de 2015

EXPRESSÃO ORAL


A expressão oral é um dos recurssos mais importantes de que se dispõe para desenvolver na criança a capacidade de comunicação verbal. Constitui um dos primeiros códigos que a criança adquire para sua interação com o mundo.
Conscientizar a criança de que falamos de maneira diferente de acordo com o nosso interlocutor, o ambiente em que nos encontramos, os objetivos que temos em cada ato comunicativo etc. torna-se necessário para que ela perceba que o texto escrito também é diferenciado conforme o meio em que irá circular, os leitores a quem será dirigido etc.


RODA DE CONVERSA
Estimule as crianças a contar casos ocorridos com elas, comentar fatos, conversar sobre um passeio, discutir os resultados de um trabalho realizado em grupo etc.
Peça-lhes que contem um sonho que tiveram ou descreveram um animal.
POEMA
Distribua alguns poemas e peça que escolham algum para recitar aos colegas.
HORA DO CONTO
Conte histórias curtas e depois estimule as crianças a dramatizá-las.
Conte o início de uma história e proponha que inventem o final.
HORA DA NOVIDADE
Forneça pistas sobre algo oculto (objetos,brinquedos). As crianças deverão adivinhar do que se trata.
PARLENDA, ADIVINHA, TRAVA-LÍNGUA, DITADO POPULAR, QUADRINHA, BRINCADEIRA DE RODA
Peça que tragam de casa um desses gêneros para apresentar aos colegas.
Explore as quadrinhas chamando a atenção para as rimas.
Forme uma grande roda e cantem, possibilitando o movimento adequado ao ritmo da canção.
OBRA DE ARTE
Apresente aos alunos obras de artistas conhecidos e deixe que se manifestem livremente sobre elas.
INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS
Apresente histórias mudas e peça aos alunos que as interpretem (as de Eva Furnari, por exemplo, são bem adequadas para a interpretação de imagens).
http://tiamicheleblog.blogspot.com.br/2012/02/expressao-oral.html

Nenhum comentário: