Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 13 de março de 2015

PROJETO: MÚSICA SOM E MOVIMENTO




PROJETO : MÚSICA, SOM E MOVIMENTO.


A MÚSICA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR, SOCIAL E CULTURAL DAS CRIANÇAS. PORTANTO, PRECISA ESTAR NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NÃO COMO FORMA ROTINEIRA E AUTOMÁTICA, MAS PROPORCIONAR AOS EDUCANDOS A CAPACIDADE DE SENTI-LA EXECUTANDO O RITMO.


I – JUSTIFICATIVA


Tudo a nossa volta é movimento, a terra gira, o sistema solar gira, nosso corpo gira e a criança é movimento o tempo todo. O som está interligado ao movimento. Percebemos isso, quando o primeiro provoca o segundo e temos a dança: ou quando o segundo provoca o primeiro e temos a música.
A música, som e movimento seja utilizado neste projeto de forma a ampliar a linguagem oral,visual e corporal.
Sabe-se que as ocorre uma transformação de valores da música no contexto educacional. Para que isto não ocorre, deve-se utilizar sua riqueza social e cultural.
Sendo que a música possui um papel importante na educação das crianças, ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, social afetivo, cognitivo e linguístico; favorece a criatividade do senso rítmico, do prazer de ouvir e da concentração da imaginação da criança.


II – OBJETIVO GERAL.


Promover e utilizar tanto os movimentos elaborados como os movimentos amplos, que estimulem e permitem um contato direto e indireto com as crianças e os sons com isso desenvolver atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras.
Criar condições para que as crianças entendam a música como fonte de prazer e conhecimento, promovendo com isso o convívio social e cultural.




III - OBJETIVOS ESPECIFICOS


· Integrar as crianças através da música;
· Brincar com a música, inventar e reproduzir sons;
· Explorar os movimentos corporais;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressarem-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo buscando controlar os próprios movimentos;
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.


IV– METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS


· Conversas.
· Explorar e manusear materiais diversos.
· Jogos e brincadeiras
· Contação de histórias.
· Pesquisa.

V - RECURSOS


· Livrinhos de histórias, brinquedos, instrumentos musicais, CDs, DVs, aparelho de som, papeis diversos, tesoura, cola, canetinhas, revistas, sucatas e almofadas. 


VI DURAÇÃO


· Ano todo


VII – CONTEÚDOS TRABALHADOS


Histórias, brincadeiras, músicas, expressão corporal, brincadeiras com o corpo, brincadeiras dirigidas, brincadeiras cantadas, contato com elementos escritos, ampliação do vocabulário, desenho como representação gráfica, identificação dos diferentes tipos de sons e imitação (onomatopéia)






VIII - AVALIAÇÃO


A avaliação será continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e observação constante da criança e das atividades por ela realizadas, diálogos com a criança e sua família, registro das atividades e comparações dos resultados.


IX - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


PROPOSTA Curricular para a educação infantil. Balneária Gaivota. 2008.
PROJETO Música, som e movimento. Balneário Gaivota 2013.
Kuntze. Sandra Nadia, blog da professora Sandra Nádia acessada em 02 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário: