SEQUÊNCIA DIDÁTICACONFUSÃO NO JARDIM
GÊNERO TEXTUAL: POESIA – 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização
Objetivos:
Produzir textos, obedecendo-a ás estruturas e os mecanismos de articulação da língua;
Recreescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letras.
CONHECENDO O GÊNERO TEXTUAL POESIA:
Leitura da poesia “confusão no jardim” pela professora em um cartaz;
Questionamentos como: quais as palavras não conhecidas na poesia?
Nesta poesia só há afirmações ou perguntas?
O que o texto informa?
Qual é a intenção do texto? É divertido ou rimado?
Se alguém já leu um texto como este?
Represente o texto por meio de desenho.
Debate em circulo de alguns animais que se locomove sobre duas ou quatro patas.
ESTUDANDO O ASSUNTO:
Reconhecer a finalidade do gênero textual, meio de circulação, suporte, contexto de produção;
Identificar a adequação da linguagem de um texto aos interlocutores e a formalidade do contexto a qual se destina;
Adquirir ritmo, entonação e o vocabulário adequado no gênero abordado.
ORGANIZAÇÃO DO GÊNERO ESTUDADO:
Estudo do titulo da poesia,
Análise das partes do texto;
Análise das rimas e as etapas de ordenação do gênero (sequências tipológicas textuais);
GUIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
Eu utilizo a pontuação.
Eu assino o texto.
Eu dou o título.
Eu explico o gênero textual.
Eu seleciono o vocabulário adequado ao gênero.
Eu organizo as informações.
Eu reescrevo a produção com a correção ortográfica.
Eu ilustro o gênero textual.
PRODUÇÃO DO GÊNERO POESIA:
Leitura do gênero textual;
Planejamento da produção;
Produção do gênero textual “poesia”;
Criação do título da produção do gênero;
Ilustração da produção;
Análise e correção do gênero trabalhado;
Exposição da produção revisada e ilustrada em mural na sala de aula.
PRODUÇÃO FINAL:
Acontecerá no decorrer das cinco aulas planejadas.
1ª AULA
Leitura da poesia Confusão no Jardim, realizada pela professora, com a visualização do texto escrito em um cartaz.
Objetivo:
Ler o texto “poesia” com autonomia,
Saber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso.
Confusão no Jardim
Uma estrelinha
Caiu no meu jardim,
Lá no meio do capim
Se caiu do céu agora,
Terá sido pouca cola?
Quem será que mora
Neste pedacinho de aurora?
O sapo gordo
Parou o seu coaxado
E foi pulando
Para ver o seu achado.
O gato preto
De susto ficou duro,
Saiu correndo,
Saltando pelo muro.
Dona Barata
Aprontou um sururu,
Saiu gritando:
– É fogo, é fogo no bambu!
O grilo manco
Calou o seu trilado,
E foi saltando,
Assim meio de lado.
Uma estrelinha
Caiu lá no canteiro,
Piscando o tempo inteiro.
Vejam como é brilhante
Este corpo celeste!
Se caiu do manto da noite,
Despregou-se da sua veste?
O caramujo
Do sono despertou,
Pensando alegre:
– O dia já raiou!
O vaga-lume
Acendendo a lanterna:
– Meu Deus do céu,
Que será essa baderna?
A mariposa
Achou muita graça:
– Ó minha gente,
Estrela com fumaça?
Mas a formiga
Desfez a confusão:
– É só a brasa
Do charuto do João!
Autor: Ferruccio Verdolin Filh
Conversando sobre a poesia
Distribuir uma cópia do texto para cada aluno.
Ler o texto com ritmo, fluência e entonação e solicitar que os alunos o leiam juntos em
voz alta.
Ler, apontando palavra por palavra, chamando a atenção da turma para: título, direção da
escrita, espaçamento entre as palavras e a organização das idéias.
Ler novamente, questionando:
Quais palavras não são conhecidas no texto? (usar dicionário)
Neste texto, há perguntas ou só há afirmações?
O texto informa alguma coisa?
Qual é a intenção deste texto? É divertido? É rimado?
Vocês já leram algum texto como este anteriormente? (do mesmo gênero)
Perguntar aos alunos sobre o assunto tratado.
Propor a representação individual por meio de desenhos e expor devidamente identificados.
2ª AULA
Objetivo:
Identificar os animais macho, fêmea; terrestre, aquático e aéreo.
Reconhecer os tipos de locomoção de alguns animais.
CASAMENTO DE BICHOS
DIA CLARO, CÉU BONITO
E A TURMA TODA ANIMADA
VAI TER FESTA NA FLORESTA
VOU CONVIDAR A BICHARADA
SENHOR BOI E DONA VACA
RESOLVERAM SE CASAR
OH! QUE FESTA TÃO BONITA
TEMOS QUE COMEMORAR
E CHAMARAM O MACACO
PARA SER UM DOS PADRINHOS
O ELEFANTE E O COELHO
JÁ ESTAVAM A CAMINHO
O PATO VEIO COM A GATA
QUE NÃO PARAVA DE MIAR
A FORMIGA COM O CAVALO
QUE SÓ VIVE A GALOPAR
O VEADO TAMBÉM VEIO
COM CHIFRES BEM ENFEITADOS
A GALINHA E O GALO
ESTAVAM BEM ANIMADOS
AS BORBOLETAS E OS PASSARINHOS
VIERAM PARA ENFEITAR
A TARTARUGA DE MANSINHO
FOI CHEGANDO DEVAGAR
O CAHORRO SÓ LATIA
E O BODE SÓ A BERRAR
A RAPOSA DESCONFIADA
VEIO PRA PARTICIPAR
VEIO COBRA, VEIO ONÇA
VEIO FOCA E GUINÉ
SÓ FALTAVA CHEGAR
O CASAL DE JACARÉ
A FESTA ESTAVA ANIMADA
MAS COMEÇARAM A CORRER
QUANDO O LEÃO PERGUNTOU:
– QUE TEMOS PARA COMER?
Autora; Ana Maria da Silva.
Conversando sobre o texto:
Relate cinco nomes de animais que apareceram no casamento.
Qual é o maior animal? E qual é o menor?
Indique um animal da poesia que se locomove sobre quatro patas e um que se locomove sobre duas patas.
Quais dos animais citados na poesia você já viu?
Por que os animais começaram a correr quando o leão perguntou: “Que temos pra comer?”
3ª AULA
Objetivo:
Comparar o dois textos fazendo inferência.
Aprender a seriar, organizar e classificar informações.
Coloque os alunos em círculo e socialize sobre os animais da poesia “casamento de bichos”.
Recorte de revistas e jornais animais presentes na poesia.
Peça para mostrarem o material recortado.
Faça colagem em um mural das imagens que trouxeram dos animais e afixe na sala.
Com o cartaz do texto “Confusão no Jardim”, faça uma leitura em voz alta com os alunos.
Questione:
Dos animais que foram pesquisados tem algum em comum nos dois textos?
Quais animais aparecem no texto confusão no jardim?
Organize a turma em duplas e peça para que escrevam uma poesia sobre alguns animais dos textos estudados.
Neste momento fazer as interferências que forem necessárias sobre as seqüências lógicas, paragrafação e a unidade estrutural.
Reescrita dos textos realizada pela dupla.
Ilustração do texto feita pela dupla.
Afixar em um painel na sala, os textos produzidos pelos alunos com os desenhos.
4ª AULA
Objetivo:
Conhecer diferentes poesias de diferentes autores;
Confeccionar dobraduras dos animais ilustrados.
Trabalhando com a poesia
Recitar a poesia para os demais alunos e fazer dobraduras dos respectivos animais.
Sapo-cururu
Sapo-cururu
Da beira do rio.
Oh que sapo gordo!
Oh que sapo feio!
Sapo-cururu
Da beira do rio.
Quando o sapo coaxa,
Povoléu tem frio.
Que sapo mais danado,
Ó maninha, ó maninha!
Sapo-cururu é o bicho
Pra comer de sobreposse.
Sapo-cururu
Da barriga inchada.
Vôte! Brinca com ele…
Sapo-cururu é senador da República.
Manuel Bandeira
O gato
Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao muro
Logo mudando
De opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pega corre
Bem de mansinho
Atrás de um pobre
De um passarinho
Súbito, pára
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado
E quando tudo
Se lhe fatiga
Toma o seu banho
Passando a língua
Pela barriga.
Vinícius de Moraes
Atividade em grupo
Divida os alunos em grupos e pedir que cada grupo escolha uma das poesias:
Com o alfabeto móvel, pedir que o grupo escreva as palavras da poesia que rimam e a partir delas forme outras palavras.
5ª AULA
Objetivo:
Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura;
Identificar finalidades e funções da leitura;
Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.
Leitura da poesia Leilão de Jardim
Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Cecília Meireles
Produção escrita
Organizar os alunos em dupla e solicitar que façam o reconto da poesia “Leilão de jardim”;
Questionamentos que levante o conhecimento prévio dos alunos;
Exploração do titulo da poesia;
Levantamento de hipóteses;
Leitura coletiva com ritmo e entonação de voz;
Leitura individual por versos e estrofes;
Ilustração da poesia;
Produção da poesia;
Revisão da produção;
Exposição em mural na sala de aula com os nomes dos autores.
Autoria da Sequência Didática: PATRÍCIA ARAÚJO DOS SANTOS, ROSEMARY CARVALHO VIEIRA, LAURECY GOMES PEREIRA.
http://atividadesparaprofessores.com.br/sequencia-didatica-confusao-no-jardim/
Nenhum comentário:
Postar um comentário