Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 11 de abril de 2015

Sequência Didática Confusão no jardim

SEQUÊNCIA DIDÁTICACONFUSÃO NO JARDIM 

GÊNERO TEXTUAL: POESIA – 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização

Objetivos:
Produzir textos, obedecendo-a ás estruturas e os mecanismos de articulação da língua;
Recreescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letras.

CONHECENDO O GÊNERO TEXTUAL POESIA:
Leitura da poesia “confusão no jardim” pela professora em um cartaz;
Questionamentos como: quais as palavras não conhecidas na poesia?

Nesta poesia só há afirmações ou perguntas?

O que o texto informa?

Qual é a intenção do texto? É divertido ou rimado?

Se alguém já leu um texto como este?

Represente o texto por meio de desenho.
Debate em circulo de alguns animais que se locomove sobre duas ou quatro patas.

ESTUDANDO O ASSUNTO:
Reconhecer a finalidade do gênero textual, meio de circulação, suporte, contexto de produção;
Identificar a adequação da linguagem de um texto aos interlocutores e a formalidade do contexto a qual se destina;
Adquirir ritmo, entonação e o vocabulário adequado no gênero abordado.

ORGANIZAÇÃO DO GÊNERO ESTUDADO:
Estudo do titulo da poesia,
Análise das partes do texto;
Análise das rimas e as etapas de ordenação do gênero (sequências tipológicas textuais);

GUIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
Eu utilizo a pontuação.
Eu assino o texto.
Eu dou o título.
Eu explico o gênero textual.
Eu seleciono o vocabulário adequado ao gênero.
Eu organizo as informações.
Eu reescrevo a produção com a correção ortográfica.
Eu ilustro o gênero textual.

PRODUÇÃO DO GÊNERO POESIA:
Leitura do gênero textual;
Planejamento da produção;
Produção do gênero textual “poesia”;
Criação do título da produção do gênero;
Ilustração da produção;
Análise e correção do gênero trabalhado;
Exposição da produção revisada e ilustrada em mural na sala de aula.

PRODUÇÃO FINAL:
Acontecerá no decorrer das cinco aulas planejadas.

1ª AULA 

Leitura da poesia Confusão no Jardim, realizada pela professora, com a visualização do texto escrito em um cartaz.

Objetivo: 
Ler o texto “poesia” com autonomia,
Saber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso.


Confusão no Jardim

Uma estrelinha

Caiu no meu jardim,

Lá no meio do capim

Se caiu do céu agora,

Terá sido pouca cola?

Quem será que mora

Neste pedacinho de aurora?

O sapo gordo

Parou o seu coaxado

E foi pulando

Para ver o seu achado.

O gato preto

De susto ficou duro,

Saiu correndo,

Saltando pelo muro.

Dona Barata

Aprontou um sururu,

Saiu gritando:

– É fogo, é fogo no bambu!

O grilo manco

Calou o seu trilado,

E foi saltando,

Assim meio de lado.

Uma estrelinha

Caiu lá no canteiro,

Piscando o tempo inteiro.

Vejam como é brilhante

Este corpo celeste!

Se caiu do manto da noite,

Despregou-se da sua veste?

O caramujo

Do sono despertou,

Pensando alegre:

– O dia já raiou!

O vaga-lume

Acendendo a lanterna:

– Meu Deus do céu,

Que será essa baderna?

A mariposa

Achou muita graça:

– Ó minha gente,

Estrela com fumaça?

Mas a formiga

Desfez a confusão:

– É só a brasa

Do charuto do João!

Autor: Ferruccio Verdolin Filh

Conversando sobre a poesia

Distribuir uma cópia do texto para cada aluno.

Ler o texto com ritmo, fluência e entonação e solicitar que os alunos o leiam juntos em

voz alta.

Ler, apontando palavra por palavra, chamando a atenção da turma para: título, direção da

escrita, espaçamento entre as palavras e a organização das idéias.

Ler novamente, questionando:
Quais palavras não são conhecidas no texto? (usar dicionário)
Neste texto, há perguntas ou só há afirmações?
O texto informa alguma coisa?
Qual é a intenção deste texto? É divertido? É rimado?
Vocês já leram algum texto como este anteriormente? (do mesmo gênero)

Perguntar aos alunos sobre o assunto tratado.

Propor a representação individual por meio de desenhos e expor devidamente identificados.

2ª AULA

Objetivo:
Identificar os animais macho, fêmea; terrestre, aquático e aéreo.
Reconhecer os tipos de locomoção de alguns animais.

CASAMENTO DE BICHOS

DIA CLARO, CÉU BONITO
E A TURMA TODA ANIMADA
VAI TER FESTA NA FLORESTA
VOU CONVIDAR A BICHARADA

SENHOR BOI E DONA VACA
RESOLVERAM SE CASAR
OH! QUE FESTA TÃO BONITA
TEMOS QUE COMEMORAR

E CHAMARAM O MACACO
PARA SER UM DOS PADRINHOS
O ELEFANTE E O COELHO
JÁ ESTAVAM A CAMINHO

O PATO VEIO COM A GATA
QUE NÃO PARAVA DE MIAR
A FORMIGA COM O CAVALO
QUE SÓ VIVE A GALOPAR

O VEADO TAMBÉM VEIO
COM CHIFRES BEM ENFEITADOS
A GALINHA E O GALO
ESTAVAM BEM ANIMADOS

AS BORBOLETAS E OS PASSARINHOS
VIERAM PARA ENFEITAR
A TARTARUGA DE MANSINHO
FOI CHEGANDO DEVAGAR

O CAHORRO SÓ LATIA
E O BODE SÓ A BERRAR
A RAPOSA DESCONFIADA
VEIO PRA PARTICIPAR

VEIO COBRA, VEIO ONÇA
VEIO FOCA E GUINÉ
SÓ FALTAVA CHEGAR
O CASAL DE JACARÉ

A FESTA ESTAVA ANIMADA
MAS COMEÇARAM A CORRER
QUANDO O LEÃO PERGUNTOU:

– QUE TEMOS PARA COMER?

Autora; Ana Maria da Silva.

Conversando sobre o texto:

Relate cinco nomes de animais que apareceram no casamento.
Qual é o maior animal? E qual é o menor?
Indique um animal da poesia que se locomove sobre quatro patas e um que se locomove sobre duas patas.
Quais dos animais citados na poesia você já viu?
Por que os animais começaram a correr quando o leão perguntou: “Que temos pra comer?”

3ª AULA 

Objetivo:
Comparar o dois textos fazendo inferência.
Aprender a seriar, organizar e classificar informações.

Coloque os alunos em círculo e socialize sobre os animais da poesia “casamento de bichos”.

Recorte de revistas e jornais animais presentes na poesia.

Peça para mostrarem o material recortado.

Faça colagem em um mural das imagens que trouxeram dos animais e afixe na sala.

Com o cartaz do texto “Confusão no Jardim”, faça uma leitura em voz alta com os alunos.

Questione:
Dos animais que foram pesquisados tem algum em comum nos dois textos?
Quais animais aparecem no texto confusão no jardim?

Organize a turma em duplas e peça para que escrevam uma poesia sobre alguns animais dos textos estudados.

Neste momento fazer as interferências que forem necessárias sobre as seqüências lógicas, paragrafação e a unidade estrutural.

Reescrita dos textos realizada pela dupla.

Ilustração do texto feita pela dupla.

Afixar em um painel na sala, os textos produzidos pelos alunos com os desenhos.

4ª AULA

Objetivo:
Conhecer diferentes poesias de diferentes autores;
Confeccionar dobraduras dos animais ilustrados.

Trabalhando com a poesia

Recitar a poesia para os demais alunos e fazer dobraduras dos respectivos animais.
Sapo-cururu

Sapo-cururu
Da beira do rio.
Oh que sapo gordo!
Oh que sapo feio!

Sapo-cururu
Da beira do rio.
Quando o sapo coaxa,
Povoléu tem frio.

Que sapo mais danado,
Ó maninha, ó maninha!
Sapo-cururu é o bicho
Pra comer de sobreposse.
Sapo-cururu
Da barriga inchada.
Vôte! Brinca com ele…
Sapo-cururu é senador da República.
Manuel Bandeira
O gato 

Com um lindo salto

Lesto e seguro

O gato passa

Do chão ao muro

Logo mudando

De opinião

Passa de novo

Do muro ao chão

E pega corre

Bem de mansinho

Atrás de um pobre

De um passarinho

Súbito, pára

Como assombrado

Depois dispara

Pula de lado

E quando tudo

Se lhe fatiga

Toma o seu banho

Passando a língua

Pela barriga.

Vinícius de Moraes
Atividade em grupo

Divida os alunos em grupos e pedir que cada grupo escolha uma das poesias:
Com o alfabeto móvel, pedir que o grupo escreva as palavras da poesia que rimam e a partir delas forme outras palavras.

5ª AULA 

Objetivo:
Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura;
Identificar finalidades e funções da leitura;
Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.
Leitura da poesia Leilão de Jardim

Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?

Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?

(Este é o meu leilão.)

Cecília Meireles

Produção escrita
Organizar os alunos em dupla e solicitar que façam o reconto da poesia “Leilão de jardim”;
Questionamentos que levante o conhecimento prévio dos alunos;
Exploração do titulo da poesia;
Levantamento de hipóteses;
Leitura coletiva com ritmo e entonação de voz;
Leitura individual por versos e estrofes;
Ilustração da poesia;
Produção da poesia;
Revisão da produção;
Exposição em mural na sala de aula com os nomes dos autores.

Autoria da Sequência Didática: PATRÍCIA ARAÚJO DOS SANTOS, ROSEMARY CARVALHO VIEIRA, LAURECY GOMES PEREIRA.

http://atividadesparaprofessores.com.br/sequencia-didatica-confusao-no-jardim/

Nenhum comentário: