O Pavão e a Garça
Era uma vez um pavão muito orgulhoso e vaidoso. Ele se gabava diante de todos de suas belas penas. Se chovia, ele ficava olhando seu reflexo em poças.
- Olhem só para minha cauda! – dizia ele. – Vejam as cores das minhas penas. Como sou bonito! Devo ser a mais bela ave do mundo.
Dizendo isso, ele abria a cauda como um leque e ficava esperando que alguém aparecesse para admirá-lo.
As outras aves ficaram cansadas da pretensão do orgulhoso pavão e tentaram imaginar uma maneira de fazê-lo parar com aquilo. Foi a grande ave chamada garça que teve uma idéia.
- Deixem comigo – disse às outras. Vou fazer o vaidoso pavão de tolo.
Certa manhã, a garça passou pelo pavão. Como sempre, ele estava exibindo orgulhoso suas penas.
- Vejam como sou belo! – exclamava ele. – Você é tão sem encantos e embotada, Garça. Por que não tenta ser um pouco mais esperta?
- Suas penas podem ser mais bonitas do que as minhas – disse a garça calmamente. – Mas vejo que você não pode voar. Suas belas penas não são fortes o suficiente para levantá-lo do chão. Posso ser embotada, mas as minhas asas podem me levar para o céu!
“Podemos perder de um lado, mas ganhar de outro.”
Esopo. Fábulas de Esopo. Recontadas por Graeme Kent. São Paulo, Loyola, 1995.
- Quem são os personagens do texto?
- No texto acontecem várias coisas com os personagens. Numere os fatos de acordo com quem acontece:
(1) pavão (2) garça
( ) sem encanto embotada ( ) era orgulhoso e vaidoso
( ) não podia voar ( ) abria a cauda como um leque
( ) não tinha graça, mas podia voar ( ) se achava à ave mais bela do mundo
- O pavão é uma ave muito bonita, que fica mais bonita ainda quando abre sua cauda, mas na fábula as outras aves não gostavam do pavão, por quê?
- Quem resolveu enfrentar o pavão e dizer que beleza não é tudo?
- O que foi que a garça disse para que o pavão entendesse que beleza não é tudo?
- Na sua opinião qual foi a reação do pavão depois que a garça disse que ele era bonito, mas não podia voar?
- Qual a moral desta fábula?
- Assinale a alternativa que melhor explica a moral desta história.
( ) O mais importante é ser bonito como o pavão, o resto não importa.
( ) O importante é saber voar como a garça, ser bonito não serve para nada..
( ) Todos têm suas qualidades que são importantes. Na fábula a garça não era bonita, mas em compensação sabia voar.
- Os dois personagens do texto tinham qualidades bem diferentes. Um sabia voar e o outro era bonito. E você, qual a sua qualidade?
a) A quem está se referindo a palavra ele?
- Substantivos coletivos são substantivos que indicam conjunto.
a) Leia as frases e circule o substantivo coletivo usado:
· Quando estava em Fernando de Noronha fiz um mergulho e vi vários cardumes tentando fugir de um tubarão.
· O time brasileiro é um único que pode ser hexacampeão.
· Podemos observar melhor as constelações quando estamos longe das luzes da cidade.
b) Leia com atenção a frase e depois relacione os coletivos com seus significados:
Quando a frota de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil uma multidão se encontrava na praia. No começo ele achou que tinha chegado a um arquipélago, mas depois de passear pela nova terra, comer aquela fruta amarela que dá em cachos e correr de um enxame, Cabral percebeu que havia muita terra e mudou o nome para Terra de Santa Cruz.
(1) frota ( ) abelhas (2) multidão ( ) de bananas
(3) arquipélago ( ) de navios (4) cachos ( ) de abelhas
(5) enxame ( ) de pessoas
- Para completar a frase escreva as palavras da mesma família da palavra destacada:
a) Bolo recheado é o que tem b) Bicharada é um monte de
b) Mochileiro é quem usa c) Bater com o chinelo é dar uma
- Organize as palavras do quadro de acordo com a família de substantivos e derivados que pertencem:
rosa – flor – fruta – rosada – florida – espinheira – fruteira – espinho – roseira – espinhoso – floreira - frutífera
| |||
Grupo 1
|
Grupo 2
|
Grupo 3
|
Grupo 4
|
- Enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª formando substantivos compostos e depois escreva-os ao lado:
(1) porta ( ) reino
(2) abaixo ( ) mínimo
(3) guarda ( ) maçã
(4) ave ( ) fungue
(5) pingue ( ) moleque
(6) chá ( ) assinado
(7) banana ( ) mala
(8) salário ( ) mate
(9) pé – de ( ) roupa
(10) pimenta – do ( ) Maria
15. Agora escolha 3 substantivos compostos e elabore uma bonita e criativa frase:
http://educandocomcarinhoo.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário