Produção em série do compacto em Taubaté começa em janeiro de 2014.

Os nomes das três primeiras versões são os mesmos da gama do Up! hoje à venda no Reino Unido
. Em inglês, elas têm uma criativa conotação de ascensão social em combinação com o nome do carro: Take up!, Move up! e High up!, algo como “pegar” (para começar), “mover para cima” e “no alto”, numa alusão aos níveis de acabamento e preço da família do compacto.
Todas as versões serão lançadas inicialmente só com o novo motor EA 211 de 1 litro, com bloco e cabeçote de alumínio, que começou este ano a ser produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP) e já equipa o Fox Bluemotion. O motor 1.0 12V flex (gasolina-etanol) gera potência de até 82 cavalos, mas terá também versão só a gasolina de 75 cv, só para exportação.
O Up! no Brasil terá câmbio manual de cinco marchas e também será oferecida, com exceção da versão de entrada (Take), a transmissão automatizada de cinco velocidades, a mesma fornecida pela Magneti Marelli para outros carros da Volkswagen no País, como Gol, Voyage e Fox.
O Up! é parte central da estratégia de produtos da Volkswagen e será o mais importante lançamento da marca desde a completa renovação do Gol, em 2008. O carro consumiu parte significativa do atual programa de investimentos no País, de R$ 9,2 bilhões de 2012 a 2016, com o desenvolvimento de versão específica e aportes para ampliação e modernização da linha de produção em Taubaté. O Up!, disponível na Europa desde 2011, deverá disputar clientes no mercado brasileiro na faixa de preço entre R$ 30 mil e R$ 40 mil, superpovoando ainda mais o segmento de entrada, onde a própria Volkswagen terá três modelos na briga – além do Up!, Gol e Fox.

Texto: Pedro Kutiney / Fotos: Divulgação /
Fonte: Automotive Bussines
Nenhum comentário:
Postar um comentário