Maior e mais ousada, nova geração do Toyota chega em março com o Civic na mira.
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A Toyota prepara para março a chegada do novo Corolla, seu maior lançamento do ano que aposta em sofisticação e jovialidade (quem diria!) para minar o Honda Civic e retomar o posto de modelo mais vendido do segmento. A proximidade do lançamento é tanta que o modelo até mesmo foi flagrado por nosso leitor-espião, Luis Mauricio Veiga, rodando pelos arredores de São Paulo com apenas alguns disfarces na dianteira e nas lanternas.
Mais ousado e sem nenhum elemento estético do seu antecessor, a décima primeira geração do sedã ficou maior e mais confortável: 8 cm a mais no comprimento, 10 cm no entre-eixos, 1,5 cm na largura, além de 1 cm mais baixo.
O design – que seguirá o padrão europeu e não o americano, com dose extra de esportividade – está mais “atlético”, com ângulos mais retos e vincos mais fortes. O cromado, espalhado pela grade dianteira, tampa do porta-malas e molduras dos faróis, ajuda a reforçar a sensação de imponência. Assim como por fora, o Corolla foi todo redesenhado internamente para ficar mais jovial.
Sob o capô o sedã manterá os motores 1.8 de até 144 cv e o 2.0 de até 153 cv, mas como a Toyota sabe que só um tapinha no design não é suficiente para conquistar a taça, eles receberão melhorias tecnológicas. Além disso, o ultrapassado câmbio de quatro marchas será substituído por um de seis, usado também no RAV4, mas com outras relações de marcha.
Com a nova geração sendo produzida desde o início de janeiro na fábrica em Indaiatuba (SP) e faltando menos de dois meses para o lançamento, o atual Corolla já começa a dar os sinais da despedida. Em todas as concessionárias consultadas restam poucas unidades do modelo e algumas versões não possuem mais estoque e nem previsão de chegada.
Apesar da Toyota ainda anunciar a versão de entrada XLi – com motor 1.8 Flex de 144 cv – em seu site, o modelo, que não vem com freios ABS, já deixou de ser vendido há um bom tempo. Outro modelo que existe apenas no catálogo da marca é o GLi (também com motor 1.8) com câmbio manual: todas as lojas consultadas têm apenas a versão com câmbio automático de quatro velocidades.
Junto com a pouca oferta, o Corolla oferece descontos pra lá de interessantes. A configuração GLi automática, com preço sugerido de R$ 68.280, chegou a ser encontrada por até R$ 61.900 em uma concessionária paulista, enquanto o desconto médio ficou na casa dos R$ 5 mil. A história se repetiu com o modelo XEi, com motor 2.0 de 153 cv e câmbio automático de quatro marchas, que tem preço sugerido de R$ 77.220. O menor valor praticado foi de R$ 71.500 e a média de queda no preço foi de R$ 4.500.
A oferta encontrada para a versão topo de linha Altis (R$ 86.790) é ainda maior, provavelmente para evitar que a versão mais cara “encalhe” nas lojas. O carro chegou a ser encontrado por R$ 77.900, o que representa um desconto impressionante de R$ 8.890. Além disso, o desconto médio foi superior aos das outras versões e ficou na casa dos R$ 7 mil.
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Novo Toyota Corolla (fotos abaixo)
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Texto: Marcelo Moura / Fotos: Divulgação / Fonte: Car And Driver
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