A Honda do Brasil vai incendiar o segmento de SUV compactos com a chegada às lojas do HondaHR-V - novo veículo de produção nacional, que terá como missão enfrentar concorrentes novos, como o Jeep Renegade e o Peugeot 2008, e estabelecidos, como o Ford EcoSport (veja comparativo EcoSport x HR-V clicando aqui), Renault Duster e Chevrolet Tracker. Mas pelo que vimos do carro, ele tem [alto] potencial de invadir e seduzir consumidores de segmentos adjacentes, como o de hatchs médios (Golf/Focus/Cruze Sport6) e o de SUV médios, onde estãoHyundai ix35, Kia Sportage e VW Tiguan.
O estilo e o acabamento serão argumentos bem fortes de venda. O aspecto é esportivo, com recortes laterais e a porta traseira escondida - dando a impressão de se tratar de um carro duas portas.
A frente tem desenho agressivo e a traseira é elevada. Olhado de lado, o HR-V parece largo - reforçando seu caráter esportivo e dinâmico.
E essa impressão de esportividade não é traída pelo interior. O HR-V acomoda o motorista em uma espécie de cockpit, com um volante de ótima empunhadora - que pode ser ajustado em altura e profundidade, e que fica ainda melhor com o revestimento em couro. A versão EXL ainda traz paddle shifts para trocas sequenciais de marcha.
O console central elevado é outro elemento que traz um "quê" de carro de luxo ao HR-V, e ainda reforça a impressão de esportividade ao volante. Os comandos ficam agrupados de forma lógica.
O acabamento interno, mesmo da versão de entrada, a LX, é digno de estar em um carro de categoria premium.
Aliás, se pegarmos e compararmos o HR-V com alguns modelos de acesso da Audi, como A3 Attracion, ou o BMW 118i, o HR-V é até melhor.
Mas o que mais impressiona no Honda HR-V é o espaço interno. É surpreendente o espaço traseiro pois olhando o carro externamente, ele tem um porte de hatch médio, porém mais elevado - estilo SUV.
Mas jamais se imagina que se encontrará o espaço disponível no compartimento traseiro - é realmente impressionante - superior ao observado no Renagade.
O Honda HR-V tem uma qualidade geral que salta aos olhos. Ele é o que os marketeiros chamam de eye-catcher - um carro que passa uma impressão impactante.
Tudo parece muito bem executado e montado. Os materiais de revestimento são agradáveis - mesmo os da versão de acesso LX.
A ergonomia do Honda HR-V é perfeita - todos os comandos bem posicionados. O cluster de instrumentos é claro, bonito e objetivo, ofertando informações essenciais sem poluição desnecessária.
E o melhor: quando se liga o carro, surgem os instrumentos flutuantes e tridimensionais à frente do motorista, dentro do cluster totalmente negro. Um espetáculo de sofisticação. Não há risco de ofuscamento e o tempo necessário para se ler e encontrar a informação é quase instantâneo.
O console central conta com uma abertura inferior onde estão posicionadas conexões HDMI e USB, e que funciona também como porta-objetos.
A impressão de acabamento de alta qualidade se estende à carroceria - que ostenta vãos entre as chapas extremamente delgados, evidenciando uma elevada precisão na montagem das peças. Peças estas perfeitamente alinhadas, inclusive nas junções de peças metálicas com as plásticas ou de vidro. A impressão é de solidez.
O Honda HR-V é um carro de concepção e construção com um nível de refinamento que não tem paralelo entre seus concorrentes diretos, nem mesmo entre os que vão chegar ao mercado (Renegade e Peugeot 2008).
Mercado - Honda quer a liderança do segmento
A Honda do Brasil prepara-se para produzir cerca de 50 mil unidades do HR-V por ano. Isso significa pouco mais que 4 mil unidades mensais - o que é o suficiente para lhe dar a liderança do segmento, sobretudo em um mercado que será pulverizado por outros players - nomeadamente Jeep Renegade e Peugeot 2008.
E dessas pouco mais de 4.000 unidades / mês, a Honda espera um mix composto de 1% da LX MT (R$ 69.900), 10% da LX CVT (R$ 75.400), 43% da EX CVT (R$ 80.400 - veja detalhes desta versão aqui) e 46% da EXL, topo de linha, de R$ 88.700 (veja detalhes desta versão aqui). Ou seja, a Honda tem a expectativa de que quase 90% das vendas do HR-V será de modelos completos.
De fato, o Honda HR-V em sua versão topo é a que mais agrada internamente, seja pelo revestimento em couro dos bancos e portas, seja pelo aspecto high-tech proporcionado pela tela de 7 polegadas com navegação e pelo ar-condicionado com comando por meio de tela sensível ao toque.
O Honda HR-V com transmissão automática adota um câmbio CVT com opção Drive - que privilegia o conforto e a suavidade, e Sport - que deixa o câmbio com as sete marchas artificiais e que podem ser trocadas por meio dos seletores de trocas de marchas.
Consumo
Segundo dados do INMETRO, em ciclo urbano o HR-V fez 7,1 Km/l de etanol e 10,2 km/l de gasolina.
Conclusão
O Honda HR-V é um SUV com presença de premium - resultado de seu design elegante e esportivo e também, e sobretudo, do acabamento e requinte interno - que não tem paralelo na categoria, nem entre os modelos já no mercado, e tampouco pelos que serão lançados.
O Honda HR-V já pode ser considerado o novo referencial do mercado de SUV até R$ 110 mil reais. Mesmo custando até R$ 90 mil, ele eleva o segmento de SUV compacto para outro nível - mais elevado. Os números de produção dizem que a Honda quer a liderança do mercado. Dado o produto que tem, o nível de preço competitivo e os concorrentes, não será uma tarefa difícil.
Ficha Técnica - Honda HR-V
Motor | A Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.799 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando variável de válvulas e comando simples no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico |
Transmissão | Câmbio manual de seis velocidades ou do tipo CVT. Tração dianteira com controle eletrônico de tração |
Potência máxima | 139 cv a 6.300 rpm com etanol e 140 cv a 6.500 giros com gasolina |
Torque máximo | 17,3 kgfm a 4.800 rpm com gasolina e 17,4 kgfm a 5 mil giros com etanol |
Diâmetro e curso | 81 mm x 87,3 mm |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Suspensão | Dianteira independente do tipo McPherson. Traseira com barra de torção. Oferece controle eletrônico de estabilidade |
Pneus | 215/55 R17 |
Freios | Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD |
Carroceria | Utilitário em monobloco com quarto portas e cinco lugares. Com 4,29 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos. Tem airbags frontais de série |
Peso - Versão LX | 1.265 kg |
Peso - Versão LX CVT | 1.271 kg |
Peso - Versão EX | 1.270 kg |
Peso - Versão EXL | 1.276 kg |
Capacidade do porta-malas | 431 litros |
Tanque de combustível | 51 litros |
http://www.car.blog.br/2015/03/novo-honda-hr-v-consumo-detalhes-e.html
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