Se você já ouviu falar que “tamanho não é documento”, as nozes são a comprovação desse ditado popular. Grande fonte de minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis, esse alimento traz inúmeros benefícios para a saúde do seu corpo.
Conheça os benefícios das nozesConfira o que estudos das mais renomadas universidades do mundo dizem sobre o consumo diário de noz.
Consumo de noz pode ter relação com combate à obesidade e melhora do humor.
Foto: iStock, Getty Images
1. Melhora a coordenação motora
Segundo pesquisadores da Universidade de Boston, essa melhora no desempenho de realização de tarefas que exigem habilidade motora ocorre em pessoas de idade mais avançada. Esse efeito ocorre porque as nozes ajudam a melhorar a conexão entre os neurônios.
2. Livre de problemas cardíacos
Um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine revela que uma dieta rica em compostos de noz reduz em 30% os riscos de problemas cardíacos. E a dieta mediterrânea enriquecida com 30 gramas de sucos frescos, sendo metade composto pela noz, pode reduzir em 49% as chances de acidente cardiovascular cerebral (AVC).
3. Melhora o humor
De acordo com estudos da Universidade de Barcelona, pessoas que sofrem com síndromes metabólicas também podem se beneficiar da noz. Em 12 semanas, após incorporar amêndoas e nozes ao cardápio, é possível observar um aumento dos níveis de serotonina, responsável pelo bom humor.
4. Combate a obesidade
Ainda de acordo com estudos da Universidade de Barcelona, a noz também ajuda na redução de peso, já que a serotonina também controla a sensação de saciedade. A substância também é capaz de agir contra a gordura abdominal, hipertensão e ainda melhora a saúde cardíaca.
5. Prevenção contra o câncer
Já pesquisas da Universidade de Scraton, EUA, mostram que a noz é o fruto seco com maior concentração de antioxidantes. Segundo o mesmo estudo, sete unidades desse alimento por dia é o suficiente para diminuir os riscos de desenvolver diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.
6. Contra o Alzheimer
A revista Neurochemical Research publicou um estudo em que o extrato de noz protege contra o estresse oxidativo e a morte celular. Esse processo acontece no cérebro de pessoas que sofrem com Alzheimer. A proteção proporcionada pela noz é devido ao ácido alfa-linolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 de origem vegetal.
DOUTÍSSIMA DO TERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário