A Revista Fullpower levou o Novo Focus 2016 Powershift para o seu tradicional teste de dinamômetro, para aferir se a potência real que é entregada pelo motor corresponde à divulgada pela fabricante.
E o resultado (mostrado no vídeo que reproduzimos abaixo) do Focus 2.0 mostrou que a potência real medida foi de 173 cavalos - cerca de 2,9% menor que os 178 cavalos indicados pela Ford. Já o torque aferido foi 20,8 Kgfm (o mesmo do Up! 1.0 TSI - veja aqui) - 7,5% inferior ao valor informado pela Ford (22,5 Kgfm).
Potência - Informado x Medido
O gráfico abaixo traz um comparativo entre os valores informados pelos fabricantes e medidos em dinamômetro para diversos modelos nacionais. A situação ideal é quando o medido (barra vermelha) é maior que o informado (barra azul), pois o consumidor está tendo um benefício.
De modo contrário, quando a potência medida é menor que a indicada, o consumidor foi prejudicado, pois comprou um carro com potência real menor do que esperava.
Torque - Informado x Medido
O gráfico abaixo traz um comparativo de torques medidos e divulgados, e, da mesma forma que a potência, o ideal é que o valor medido (barra azul) seja maior ou igual ao divulgado (barra verde).
No caso de valores medidos menores, há uma situação de prejuízo para o consumidor.
Tabela - Potência e Torque
Modelo
| Potência [Cavalos] |
Diferença
| Torque [Kgfm] |
Diferença
| ||
Declarada pelo fabricante | Medida em dinamômetro | Declarado pelo fabricante | Medido em dinamômetro | |||
VW Golf 2.0 GTI | 220 | 264,9 | 20,4% | 37,5 | 42,5 | 13,3% |
Jetta 2.0 TSI | 211 | 227 | 7,6% | 28,6 | 32,9 | 15,0% |
Civic Si 2.4 | 206 | 208,7 | 1,3% | 23,9 | 21,8 | -8,8% |
VW Golf 1.4 TSI | 140 | 177,6 | 26,9% | 25 | 31,8 | 27,2% |
Focus 2.0 Powershift | 178 | 173 | -2,8% | 22,5 | 20,8 | -7,6% |
VW Up! TSI | 105 | 134 | 27,6% | 16,8 | 20,8 | 23,8% |
A tabela acima traz os valores divulgados e medidos de potência e torque. Nas colunas 4 e 7 temos as variações entre o medido e o divulgado. O número em azul indica variação positiva (benefício para o consumidor), enquanto em vermelho negativa (prejuízo para o consumidor).
http://www.car.blog.br/2015/08/novo-ford-focus-2016-20-tem-mesmo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário