O Novo Renault Logan chegou ao mercado em novembro, totalmente reformulado, estilo atualizado tanto por dentro quanto por fora. O objetivo da Renault é o de melhorar sua participação no segmento que ela mesma inaugurou com o lançamento da primeira geração do Logan, e que, agora, conta com competidores como os Chevrolet Prisma e Cobalt, Fiat Grand Siena, VW Voyage, Hyundai HB20S e Nissan Versa. O objetivo deste artigo é o de avaliar os resultados de desempenho, consumo e preço do novo Logan, perante seus concorrentes, e, assim, concluir qual o melhor sedã compacto com preço na casa dos R$ 45.000 reais.
Novo Logan
Como o Logan é o mais novo no mercado, inicialmente vamos apresentá-lo. O sedã compacto francês está nas concessionárias da marca, nas seguintes versões:
Renault Logan Authentique 4 portas 1.0 16v - R$ 28.990,00
Renault Logan Expression 4 portas 1.0 16v- R$ 33.390,00
Renault Logan Expression 4 portas 1.6 8v - R$ 39.440,00
Renault Logan Dynamique 4 portas 1.6 8v Flex - R$ 42.100
O modelo mostrado nas imagens é o Dynamique 1.6, que já conta com ar-condicionado de série, e tem como único opcional o pacote Techno Pack, que agrega o sistema de navegação Media Nav 1.2, sensores de estacionamento traseiro e ar-condicionado automático, ao custo de R$ 1.100 reais. O preço sobe R$ 3.450 reais. Com a pintura metálica prata, o preço total do carro fica em R$ 44.250 reais.
Itens de série
Nesse preço, o carro conta com os seguintes itens: ar-condicionando automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco traseiro bi-partido, rodas de liga-leve de 15", faróis de neblina, volante revestido em couro com comandos multi-funcionais, sistema de som com CD-Player com leitor MP3, multimídia com GPS em tela touch-screen e sensores de estacionamento traseiro.
Mecânica
O motor é o Renault 1.6 8B Hi-Torque, com 106 cavalos @ 5.250 RPM, e torque máximo de 15,5 Kgfm @ 2.850 RPM.
Fotos
Comparativo
Dentro do contexto de preço na casa dos R$ 45.000 reais, os modelos que enfrentam o Novo Logan Dynamique no mercado são os seguintes, apresentados abaixo:
Chevrolet Prisma LT - R$ 45.190
A versão LT do Prisma, quando equipada com o sistema My-Link (multimídia), ar-condicionado (manual) e a pintura metálica chega a R$ 45.190 reais.
O Chevrolet Prisma é atualmente o sedã mais vendido do Brasil (o Siena tem números combinados do Grand Siena e Siena EL), indicando uma boa aceitação do público. Entre os aspectos positivos destacamos a economia de combustível e o porta-malas de 500 litros, e, entre os negativos, o desempenho, resultado do motor 1.4.
Toyota Etios XLS - R$ 44.990
O Toyota Etios XLS 1.5 é a versão topo de linha do sedã da Toyota, com preço de R$ 44.990 reais. Entretanto, o Etios fica devendo para o Renault Logan em termos de equipamentos, já que ele não conta, nem como opcional, com um sistema multimídia e o seu ar-condicionado é do tipo manual.
Entre os aspectos positivos do Etios relacionamos o porta-malas de 562 litros, bom espaço interno (sobretudo para passageiros do banco traseiro), menor custo de manutenção e seguro e economia de combustível (é o mais econômico do mercado). No lado negativo, o Toyota Etios sofre críticas por conta do desenho de suas linhas.
VW Voyage Trend - R$ 40.348
O Voyage 1.6 equipado com o pacote de opcionais I-Trend e os itens que o deixam em condições de competir com o Logan atinge um preço de R$ 40.348 reais. Fica devendo para o modelo da Renault, porém, o sistema multimídia e o seu climatizador é manual. Conta também com sensor de estacionamento traseiro.
O Voyage, apesar de contar com o projeto mais antigo, ainda dispõe de atributos para enfrentar os mais jovens. Destacamos no campo positivo o bom padrão de acabamento, confiabilidade, menor desvalorização e liquidez na revenda.
Fiat Grand Siena - R$ 42.890
O Fiat Grand Siena Essence 1.6 16V equipado com os itens que o deixam em condições de igualdade com o Novo Logan tem preço especificado de R$ 42.890 reais. Entretanto, ele também fica devendo a opção de uma central multimídia com GPS - não oferecida nem como opcional.
O sedã compacto da Fiat destaca-se pelo bom porta-malas de 520 litros, além de bons materiais adotados na cabine e o silêncio interno (sendo superado apenas pelo HB20S). O motor é moderno, com construção em alumínio e cabeçote de 16 válvulas, mas o peso excessivo acaba anulando essa vantagem.
Hyundai HB20S - Comfort Plus - R$ 43.995
O sedã da HB20 conta com várias versões, sendo que a que se aproxima, em preço, do Logan Dynamique é a Comfort Plus 1.6, com preço sugerido de R$ 43.995 reais. Em termos de itens de série ele é equivalente ao Logan Dynamique, porém este carro também não conta com a central multimídia - oferecida no modelo topo de linha do HB20S, a Premium, e o ar-condicionado é do tipo manual (não há opção de ar-condicionado automático no HB20).
O HB20S tem como destaque o melhor conjunto mecânico entre os avaliados, resultado nos melhores números de performance, sem comprometer o consumo. Além disso, seu acabamento interno apresenta boa qualidade de montagem, apesar dos materiais usados serem simples, e o silêncio interno é exemplar. O aspecto negativo é o porta-malas, de 450 litros.
Dados comparativos
Feitas as apresentações, vamos aos gráficos comparativos de resultados (dados da Revista Quatro Rodas) de desempenho, consumo, frenagem e ruído interno, os quais incluem, também, números de outros modelos, como Nissan Versa 1.6 SV, Jac J3 Turin, Chevrolet Cobalt 1.4 e Ford Fiesta SE 1.6 Plus (Rocam).
O Hyundai HB20S 1.6 conta com o motor mais potente da turma - 1.6 16V com 128 cavalos, então é natural que ele se destaque nas provas de aceleração. O Logan Dynamique 1.6, por sua vez, foi melhor apenas que o Cobalt 1.4, ficando atrás até mesmo de modelos com motores menores, como o Prisma LT 1.4 - carro que não é nenhum exemplo de performance.
Retomada de velocidade
As provas de retomada de velocidade indicam a agilidade do carro, sendo que no caso do tempo para se retomar de 80 a 120 Km/h é um parâmetro de segurança em estrada, já que quanto mais rápido o carro é nessa prova, mais fácil são as ultrapassagens. O destaque, aqui, ficou com o VW Voyage 1.6, seguido do Hyundai HB20S. O Renault Logan ficou à frente apenas do Fiat Grand Siena e Ford Fiesta 1.6 SE, confirmando que performance não é o forte do novo sedã compacto francês.
Frenagem
O grande destaque desse teste foi o JAC J3, já que seu sistema de freios conseguiu imobilizar o carro em 62 metros após se pisar no pedal. O destaque negativo fica com o HB20S, necessitando de 70,7 metros para atingir a imobilidade.
Silêncio interno
Nesta caso, quanto menor o valor, melhor, pois haverá menos ruído interno. Importante destacar que a escala de dBA é logarítmica, de modo que, a cada 3 dBA a mais, temos o dobro de ruído. O vencedor dessa prova é o HB20S, com um número que ratifica a ideia disseminada no mercado que o compacto da Hyundai é muito silencioso. O Fiat Grand Siena também se destaca nesse quesito. Em um segundo lugar, temos o Cobalt e Voyage. O mais ruidoso de todos foi o Renault Logan Dynamique, com excessivos 72,4 dBA em estrada.
Consumo
Um dos aspectos mais importantes em sedãs compactos é o consumo. Nesse caso, o campeão é o Toyota Etios 1.5 XLS, seguido do Chevrolet Prisma 1.4 LT - o modelo da GM mostrando que sua fama de não econômico não tem correspondência com os fatos - e HB20S. O Renault Logan Dynamique 1.6, novamente, decepciona, ficando à frente apenas do Chevrolet Cobalt.
Preço
O preço dos modelos acima são para versões equivalentes em termos de equipamentos. Nota-se, portanto, que o Fiesta SE 1.6 é o que apresenta o menor preço, seguido do Voyage, Prisma e Logan Dynamique. Os mais caros são Hyundai HB20S Comfort Plus e Toyota Etios XLS.
Conclusão
Um comparativo com tantos modelos, e com vencedores distintos em vários aspectos torna a tarefa de apontar um vencedor algo complicada. Entretanto, não é difícil concluir que o Hyundai HB20S é o carro com o melhor conjunto geral, quando se coloca o teto de preço em R$ 45.000 reais.
É o que apresenta o melhor desempenho e mesmo assim seus indicadores de consumo estão entre os melhores. É bastante confortável, sobretudo por ser extremamente silencioso internamente, tem bom acabamento e ainda conta com a opção do câmbio automático (em versões mais caras, porém). Além disso, o teste de longa duração da Revista Quatro Rodas com a versão hatch mostrou o carro impecável com 60.000 Km. E conta com 5 anos de garantia.
Sendo assim, o Hyundai HB20S, mesmo perdendo para o Logan Dynamique em termos de itens de série (ar-condicionado automático e sistema multimídia com navegação), ele se mostra umaopção superior, pois conta com motor mais potente e econômico e melhor acabamento.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário