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sexta-feira, 3 de abril de 2015

Mais da metade dos brasileiros não recebe velocidade de banda larga contratada

Mais da metade dos brasileiros que assinam algum plano de internet banda larga afirmam não receber a velocidade contratada.

Uma pesquisa divulgada nesta semana pela Proteste indica que 56% dos consumidores que usaram o medidor de velocidade de conexão da entidade obtiveram resultados mais baixos do que deveriam. Além disso, 65,2% se disseram insatisfeitos com a qualidade do serviço prestado pelas operadoras.

A pesquisa, realizada com 5 mil internautas no Brasil, mostra que o pior resultado foi o da operadora Sky. Em quase 20% dos casos, a velocidade da banda larga era 60% mais baixa do que a contratada.

Segundo regras da Anatel, é obrigatório que as companhias ofereçam, no mímino, 40% da velocidade do plano assinado em 95% das situações de uso. Fora isso, a média mensal de velocidade deve ser de pelo menos 80% do contratado.

Segundo o levantamento da Proteste, clientes das empresas Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, Sky e Vivo se mostraram mais insatisfeitos em relação à velocidade de banda larga recebida.

Entre esses consumidores, 44,2% disseram contratar planos de menos de 10 mega por segundo.

A pesquisa teve participação de internautas de vários pontos do país, sendo a Sudeste a região com mais participantes: o Estado de São Paulo obteve parcela de 31,4% entre os entrevistados.

O relatório não mostra qual é a média da velocidade da internet banda larga no Brasil. Segundo dados da Netflix, em 2014, os brasileiros navegaram a 2,33 Mbps.

Fonte: Info

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