A atual geração do Honda City chegou ao mercado no segundo semestre de 2015, mantendo o mesmo motor 1.5 16V, mas com tecnologia FlexOne (dispensa o sub-tanque auxiliar de gasolina) e trocando a transmissão automática de quatro marchas por uma caixa mais moderna, CVT - continuamente variável -, que permite até sete velocidades simuladas e trocas sequenciais através de seletores de troca atrás do volante.
Além disso, o City cresceu em todas dimensões, aproximando seu porte da categoria de sedãs médios com seu comprimento de 4,455 metros e distância entre-eixos de 2,60 metros. Some-se a isso uma largura de 1,695 metros e têm-se um interior que, a exemplo do que ocorre com o Fit (veja detalhes aqui), impressiona pela disponibilidade de espaço interno.
A parte traseira da cabine permite acomodar adultos de estatura elevada com folga para os joelhos. Entretanto, em termos de espaço vertical, este sedã ainda fica devendo para o Fit. O vídeo a seguir traz detalhes internos e externos do veículo.
O porta-malas é outro ponto surpreendente, com 536 litros e fundo plano, sendo quase 50 litros maior que o do seu irmão maior, o Honda Civic (que oferece 490 litros).
O "milagre" decorre do fato de o City adotar um esquema de suspensão traseira mais simples, semi-independente por eixo de torção, enquanto o Civic emprega um sistema independente multi-link - superior em termos de dinâmicos, mas que cobra seu preço em redução de volume útil.
O acabamento interno, por sua vez, traz alguns avanços em relação ao Fit, especialmente nesta versão EXL, topo de linha, que traz o ar-condicionado de comando digital automático, com zona única de climatização e comando touch-screen - o mesmo empregado no Honda HR-V topo de gama.
No que respeita aos itens de série, este modelo traz rodas de liga-leve, volante com ajuste de profundidade, sistema de som com tela de 5 polegadas, conectividade Bluetooth/USB (o sistema de navegação por GPS é vendido como acessório nas concessionárias), bancos e volante revestidos em couro, comandos multifuncionais, piloto automático e a opção "S" da transmissão, que habilita as trocas de marchas por meio dos shift paddles.
Já no quesito segurança o Honda FIT EXL traz quatro airbags (2 frontais e 2 laterais, para motorista e passageiro), freios ABS (anti-travamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem). E ganchos ISOFIX para a ancoragem de cadeirinhas infantis.
Desempenho e consumo
O Honda City não nega seu parentesco com o Honda Fit: a posição de dirigir, ergonomia e sensações transmitidas no passeio idênticas às oferecidas pelo irmão menor. O motor de 115 cavalos e 15,2 Kgfm de torque, com transmissão CVT, acelera os 1.200 Kg do City de 0 a 100 Km/h em 11,7 segundos - 8 décimos mais lento que o monovolume.
O consumo está no mesmo nível do Fit, com o carro tendo sido classificado com nota "A" pelo CONPET e apresentando os seguintes indicadores.
- Consumo de etanol: 8,5 Km/l em cidade e 10,3 Km/l em estrada
- Consumo de gasolina: 12,3 Km/l em cidade e 14,5 Km/l em estrada
O Honda City EXL 2016 tem basicamente o mesmo comportamento do Fit, caracterizado pela facilidade de condução, direção extremamente leve e suavidade no funcionando da transmissão.
Entretanto, nota-se claramente um menor refinamento em termos de passeio quando comparado ao sedã maior da Honda, o Civic. O Civic é mais silencioso, mais suave e se mostra um carro mais "denso", com rodar mais sólido e suspensão que filtra bem mais as irregularidades da pista.
O resultado, como não poderia deixar de ser, já que o City é de categoria (inclusive de preço) inferior, é que este sedã menor pula e vibra mais que o Civic, e isso é bastante notável quando se migra de um para o outro.
Conclusão
O Honda City é o sedã da categoria "médio compacto" mais vendido do mercado brasileiro, tendo emplacado neste ano de 2015 mais de 17.700 unidades (menos, porém, que as 23.090 do Civic).
Essa performance de vendas resulta de uma combinação de confiabilidade mecânica, facilidade de condução e boa lista de itens de conforto.
http://www.car.blog.br/2015/08/honda-city-exl-2016-test-drive-preco.html
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