O Civic Si adota carroceria de formato cupê - inédita no Brasil - diferenciando-se, assim, das demais versões convencionais.
As cores disponíveis são o Orange Fire (modelo das fotos), Crystal Black, Branco Taffeta e Vermelho Rallye - reforçando o visual chamativo com grade exclusiva com o logo “Si”, faróis, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18” de liga leve diamantadas, conjunto óptico com lentes de policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque.
Na traseira, o visual marcante é representado por lanternas com novo design, um enorme aerofólio na tampa do porta-malas, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.
Chamativo
O resultado de toda essa paramentação estética é que o Civic chama muito a atenção nas ruas, então é o modelo ideal para quem quer aparecer. No teste drive que fizemos à convite da Honda do Brasil nas ruas de Goiânia, quando o carro parava em semáforos ou mesmo estacionado, os outros motoristas ficam olhando atentamente o carro. Em três ocasiões pediram para abrirmos o vidro e dar informações sobre o carro: queriam saber qual modelo que era, quanto custava, se ela uma nova versão do Civic.
E a curta conversa terminava, invariavelmente, com uma coleção de elogios à beleza e a agressividade do Civic Si.
Interior
A decoração chamativa continua no interior - que adota um cockpit inspirado em carros de competição, bancos esportivos com revestimento nas cores preta e vermelha, painel com iluminação em vermelho, detalhes em fibra de carbono, e mantendo a mesma ótima posição de dirigir do Civic EXR.
A parte superior do painel, que abriga os instrumentos digitais, conta com o shift light, sistema que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas – a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de suas rotações.
Na parte superior do console central temos o sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital.
O volante, por sua vez, é revestido em couro, conta com comandos multifuncionais. Completa a esportividade o teto solar elétrico.
Espaço traseiro
Um ponto negativo no Civic Si é a disponibilidade de espaço. Na dianteira não há diferença em relação ao sedã - Civic convencional.
Entretanto, na parte destinada aos passageiros traseiros o espaço é bem menor. Quase não há espaço para os joelhos, o que limita o uso do carro para transporte de adultos na traseira.
Mecânica
O Honda Civic Si (Sport Injection) adota um motor quatro cilindros 2.4L de 206 cavalos @ 7.000 RPM, e torque máximo de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, sempre com gasolina, já que o Civic Si não é Flex.
Esse motor conta com a tecnologia i-VTEC, com variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, e está associado a um câmbio manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas.
Esse conjunto consegue acelerar o Civic Si de 0 a 100 Km/h em 7,6 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 215 Km/h.
Comportamento dinâmico
No rápido test-drive que fizemos com o Civic Si (vídeo abaixo) fica claro que essa versão esportiva tem uma suspensão mais dura que a do Civic convencional, e também que seu motor é mais forte, já que as acelerações são mais vigorosas, e o ronco do motor se faz mais presente na cabine.
Entretanto, o desempenho não é exatamente impressionante - algo que pode estar relacionado com a oferta de torque e potência em regimes elevados. Assim, em uso urbano, o Civic Si acaba se tornando um tanto cansativo, já que exige constante trocas de marchas, com acionamento de uma embreagem que não é exatamente macia, e o o câmbio manual que tem engates precisos, mas que exige uma dose adicional de força.
O Honda Civic Si não é um carro para ser usado em cidades. Seu lugar é em estrada, onde seu motor que chega a até 7.000 RPM mostra todo o seu vigor e desempenho.
Conclusão
O Honda Civic Si é um carro que chama muito a atenção nas ruas, especialmente nessa cor Laranja Fire. Assim, ele é indicado para quem quer ser visto e notado, e para quem quer se divertir com um motor aspirado de alta potência e girador. Para uso urbano, porém, ele não é recomendado, pois se torna muito cansativo.
Viagem a convite da Honda Automóveis do Brasil
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