Quanto pagamos de Imposto:
PENSE NISSO:
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Saúde e Bem Estar: Bom sono Uma boa noite de sono faz bem à saúde, mas será que emagrece?
Eis uma questão que toda mulher adoraria acreditar! Uma pesquisa realizada pela Roehampton University, na Inglaterra, examinou mais de mil homens e mulheres e chegou a uma conclusão bastante curiosa: quem acorda cedo, até sete horas da manhã, é mais magro e feliz.
“Esse estudo tem fundamento e existe um horário melhor para dormirmos, sim. O ser humano foi programado para dormir à noite e isso tem muito a ver com os nossos hormônios. A falta de luz e o declínio da temperatura, por exemplo, induzem a produção de melatonina, que é o hormônio que nos ajuda a relaxar”, explica Lia Rita Azeredo Bittencourt, especialista em Medicina do Sono e coordenadora do Instituto do Sono em São Paulo.
Outro hormônio tipicamente relacionado ao sono é a lectina, que ajuda na saciedade. Quem não dorme bem tem dificuldade na sua secreção, logo, pode comer mais e engordar com facilidade em longo prazo. Um dado muito importante para quem quer manter a forma!
Já que dormir é tão importante para a saúde, vale destacar que todos nós temos fases de sono, desde o momento que fechamos os olhos até abrirmos horas depois. São quatro delas:
>Fase 1: Relaxamento - É uma fase de transição entre a vigília e o sono. Equivale a 10% da noite.
>Fase 2: Início do Sono - Aqui ocorre o sono de conexão, quando diminui a sua temperatura corporal, assim como os ritmos cardíacos e respiratórios. Equivale a 45% da noite.
>Fase 3: Sono de Ondas Lentas - Nesse momento, há liberação do hormônio do crescimento, a pressão arterial cai e o organismo relaxa. Equivale a 20% da noite.
>Fase 4: REM - Momento em que o sono é profundo e quando ocorrem os sonhos. Equivale a 25% da noite.
No caso dos atrasos de fase, a pessoa tem dificuldade de iniciar o primeiro estágio por conta da insônia e, como consequência, demora para chegar na fase REM, atrapalhando todos os horários e porcentagens de sono.
FONTE:
Nutrição: Compra ideal O ponteiro da balança determina o que colocamos no carrinho do supermercado. Mas essas escolhas são saudáveis?
Um estudo divulgado em Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que 31% dos consumidores escolhem alimentos saudáveis apenas quando querem manter o peso e 30% só quando precisam emagrecer. Se você faz parte de um dos grupos, confira a relação de itens que não podem faltar na sua lista, segundo a nutricionista funcional Noadia Lobão, do Rio de Janeiro (RJ):
*Para perder peso, não deixe de comprar
- Óleo de oliva extravirgem: torna a digestão mais lenta, por isso a fome demora a aparecer.
- Amêndoas: fonte de gordura insaturada, as sementes garantem saciedade sem prejudicar a saúde do coração.
- Pimenta e gengibre: como ambos têm ação termogênica, quando digeridos aumentam o metabolismo, a temperatura corporal e, consequentemente, a queima calórica.
- Alho: contém alicina, que ajuda a reduzir a compulsão alimentar.
- Tomate: possui licopeno, um antioxidante que, entre outras ações, contribui para o emagrecimento.
- Peixes, como sardinha e salmão: ricos em ômega 3, auxiliam na manutenção da massa muscular e na absorção dos nutrientes.
*Se quiser manter o peso, leve para casa
- Maçã: tem pouca caloria e é fonte de fibra, que ocupa espaço no estômago reduzindo o apetite.
- Nozes: conta com o trio antifome – _ bras, proteína
e gordura insaturada.
- Ovo caipira: oferece proteína de alto valor biológico, que contribui para a manutenção da musculatura.
- Suco de uva 100% natural e sem adição de açúcar: é fonte de resveratrol, um antioxidante poderosíssimo que ajuda a manter o peso.
- Arroz integral: é um alimento extremamente rico em fibras, óleos, proteínas, minerais e vitaminas A, B1,
- B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e compostos antioxidantes, indicado para quem não quer ganhar nem perder peso.
- Quinoa: excelente fonte de proteína de alto valor biológico, necessária para a formação da massa muscular.
FONTE:
Assinar:
Postagens (Atom)