Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Penne ao Molho Branco e Brócolis

Penne ao Molho Branco e Brócolis

ingredientes

500 g de penne
1 brócolis
Molho branco

1 litro de leite
1 caldos de legumes ou galinha
1 colher rasa (chá) de noz moscada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 1/2 xícaras de queijo mussarela ralado
¼ xícara de queijo parmesão ralado (50 g)
2 colheres rasas (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de pimenta do reino
modo de preparo

Bater os ingredientes do molho branco no liquidificador

Ferver de 5 a 10 minutos

Cozinhar o macarrão e colocar em uma travessa de vidro

Cortar o brócolis em pedaços pequenos, refogar e colocar por cima do macarrão

Por fim despejar o molho por cima do macarrão


https://www.facebook.com/Receitasfaceisdefazer?fref=ts

Maionese Caseira Temperada

Maionese Caseira Temperada

Ingredientes:
2 ovos
suco de meio limão
sal à gosto
1 colher de sopa cheia de mostarda amarela
1 pequeno dente de alho espremido
bastante salsinha ( deixará a maionese bem verdinha)
óleo e azeite
pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador primeiramente os ovos, e depois vá acrescentando todos os ingredientes, bata no liquidificar e vá acrescentando o óleo e o azeite em fio até a maionese adquirir uma consistência mais grossa e o liquidificador não conseguir bater mais.
Sirva com lanches ou em salada de batatas.

https://www.facebook.com/Receitasfaceisdefazer?hc_location=timeline

HÁBITOS DE HIGIENE: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CARTAZ



Dividir a turma em 4 grupos, entregando a cada um destes, uma figura de um hábito de higiene para que pintem coletivamente, após deverão escrever uma frase sobre o hábito representado.

Ex.:
Lavar as mão sempre antes das refeições e após usar o banheiro.
Escovar os dentes após as refeições.
Manter os cabelos limpos e penteados.
Tomar banho diariamente.

Cada gravura e frase será colada em um cartaz para que todos façam a leitura do mesmo.

Poderão ser acrescentados outras gravuras com outros hábitos de higiene.

http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2014/06/habitos-de-higiene-construcao-coletiva.html

AS REGIÕES BRASILEIRAS



O Brasil tem 26 estados e um Distrito Federal - onde fica Brasília, a capital do nosso país - que, de acordo com características naturais, são agrupados em regiões.


Objetivos:
★ Despertar o interesse infantil em relação ao território nacional.
★ Fazer com que os alunos se posicionem adequadamente dentro do Brasil, identifiquem seu Estado e a região a que ele pertence.
★ Possibilitar o reconhecimento das características de cada região.
★ Estimular a compreensão do processo de desenvolvimento de cada região, a partir de suas respectivas características.


Faixa etária: Crianças a partir do 2° ano. 


Oficialmente, essas regiões são demarcadas pelos limites dos próprios estados que a formam. Dessa maneira, não há nenhum deles que se espalhe por duas regiões. Além desse aspecto, há outros que explicam o maior ou menor desenvolvimento de certos Estados. 


Na Região Sul, por exemplo, devido às condições climáticas, a maioria dos Estados atraiu várias correntes de imigração. Portanto, são essas características que devem ser apresentadas aos alunos para que eles comecem a conhecer um pouco mais do nosso país, de acordo com o próprio lugar de origem ou a partir do local em que vivem. 


Para tanto, basta dispor mapas e atlas para que as crianças façam a visualização do Brasil, de seus Estados e regiões como um todo e, então, iniciem as primeiras comparações, que devem ser fundamentadas em pesquisas. 


Descrição das cinco regiões
Região Norte - Reúne os Estados do Acre1, Amazonas2, Roraima3, Rondônia4, Pará5, Amapá6 e Tocantins7. Tem um território de 3.851.560 km² (45,2% do território nacional) e uma população pouco superior a 14 milhões de habitantes - o que faz dela a região com menor densidade demográfica. Seu clima predominante é o tropical úmido, enquanto a característica mais marcante é a Floresta Amazônica, que apresenta algumas áreas de transição e os outros tipos de vegetações em regiões adjacentes.


Região Nordeste - Congrega os Estados do Maranhão8, Piauí9, Ceará10, Rio Grande do Norte11, Paraíba12, Pernambuco13, Alagoas14, Sergipe15 e Bahia16. Possui um território de 1.556.001 km² (18,2% do território nacional). Sua população é pouco superior a 50 milhões de habitantes. A região em si se subdivide em quatro outras sub-regiões, conforme características climáticas e de urbanização.




Região Centro-Oeste - Compõe-se pelos Estados de Goiás17, Mato Grosso18 e Mato Grosso do Sul19 e pelo Distrito Federal20. Tem um território de 1.604.852 km² (18,9% do território nacional). Sua população é de cerca de 12 milhões de habitantes. Rica em diversidades naturais, nela se encontra o Cerrado, o Pantanal e a floresta Amazônica - domínios que se destacam por serem considerados patrimônios naturais do Brasil. Quanto à localização, essa parte do Brasil se limita com todas as outras regiões, além de fazer fronteira com o Paraguai e a Bolívia.






Região Sudeste - Engloba os Estados de Minas Gerais21, Espírito Santo22, Rio de Janeiro23 e São Paulo24. Tem um território de 927.286 km² (10,6% do território nacional). Sua população é de cerca de 77 milhões de habitantes. Bastante industrializada, responde por pouco mais da metade do Produto Interno Brasileiro (PIB). Seu relevo é caracterizado pela grande quantidade de cadeias montanhosas e serras, que influi no clima.



Região Sul - Abrange os Estados do Paraná25, Santa Catarina26 e Rio Grande do Sul27. Tem um território de 575.316 km² (6,8% do território nacional) e sua população é de mais de 26 milhões de habitantes. O clima predominante é o subtropical - exceto no norte do Estado do Paraná, onde se destaca o tropical - que, devido às grandes variações, já registrou as temperaturas mais baixas do Brasil no inverno.






Sobre a República Federativa do Brasil
Esse é o nome oficial do Brasil, o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial. Ele ocupa quase que 47% do território sul-americano, onde é o único falante da língua portuguesa.





Controvérsias sobre o Tocantins
A área correspondente ao Estado, atual integrante da Região Norte, por ter sido originária do desmembrado de Goiás, que fica no Centro-Oeste, foi a última alteração na delimitação das regiões brasileiras. Embora essa decisão tenha sido tomada oficialmente em 1988, a modificação é discutida até hoje, visto que as características do Tocantins se assemelham muito mais com as da Região Centro-Oeste do que com as dos outros Estados da Região Norte, exceto pela vegetação ao norte, na qual se destaca a floresta amazônica.


Proposta para uma nova delimitação
Atualmente, muitos geógrafos e cientistas sociais preferem a divisão geoeconômica proposta por Pedro Pinchas Geiger em 1967, que leva em conta os aspectos naturais e humanos. De acordo com tal proposta, haveria apenas três regiões: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste, cujas fronteiras não coincidiriam com as atuais.

http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-08-01T19:49:00-07:00

AQUECER BRINCANDO



Como despedida das aulas e preparação para as férias, mostre aos alunos a importância da integração e do respeito ao resgatar brincadeiras simples e divertidas.
Disciplinas: Educação Física, Educação Artística e Filosofia 


Anos: 2º. ao 5º.


Objetivos:

Exercitar a criatividade e as habilidades motoras.
Refletir sobre a importância do outro.
Despertar o interesse pelas brincadeiras coletivas.
Aperfeiçoar o convívio social.
Divertir-se e interagir com os colegas.
Estimular o companheirismo e a ética.


E AGORA?


Material: pirulitos.


COLOCANDO EM PRÁTICA:


Entregue um pirulito para cada aluno. Peça que as crianças permaneçam em pé e em circulo. Todos devem segurar os doces com a mão esquerda e ficar com o braço estendido; avise aos pequenos que não poderão dobrar o antebraço em momento algum da brincadeira. O único movimento que os estudantes podem fazer com essa parle do corpo é pata a esquerda ou a direita, mas sempre com o antebraço esticado. A mão direita ficará livre e poderá ser usada normalmente. A primeira tarefa será desembrulhar o pirulito, seguindo as regras apresentadas. Portanto, as crianças só utilizarão a mão direita. Recolha os papéis e deixe-as aproveitar o doce, ainda sob as condições. Aguarde até que alguém descubra a única forma de executar esta tarefa: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado. Automaticamente, os demais oferecerão o seu e todos poderão saborear o doce. Finalize a atividade conversando com os alunos sobre como pode ser bom ajudar os outros, e vice-versa.




NOVOS RUMOS


Materiais: bexigas; fichas com sentimentos e atitudes, tesoura com ponta arredondada, tiras de papel.


COLOCANDO EM PRÁTICA:


Copie as palavras que representam sentimentos e atitudes em quantidade suficiente para que cada aluno tenha ao menos uma. Recorte-as e coloque uma dentro de cada balão. Disponha a turma em círculo e explique-lhes que dentro de cada uma das bexigas está uma ficha com um uma solução ou desafio cotidiano, como desinteresse, fofocas, competições, inimizades, alegria, gratidão e felicidade. Solicite que cada criança encha sua bexiga e brinque com ela, jogando-a para cima, sem deixá-la cair. Aos poucos, peça que alguns dos participantes deixem seu balão no ar e se sentem, diminuindo os participantes do jogo. Os que permanecerem devem, também, manter as bexigas dos colegas no ar. Quando perceber que quem ficou no centro não está dando conta de manter todos os balões no ar, peça que os amigos voltem ao círculo e o ajudem. Depois da brincadeira, inicie a reflexão problematizando a sensação de quem ficou no centro sobrecarregado de problemas e pergunte os sentimentos de quem saiu e largou seu dever a cargo dos amigos. Comente que, quando estamos unidos, as dificuldades ficam mais fáceis de serem enfrentadas. Finalmente, cada um deve estourar uma bexiga e ler o recado, comentando se é um desafio ou uma solução e o significado da palavra.




SONHO MEU!


Materiais: balões coloridos, caneta esferográfica, folhas de papel sulfite tamanho A4, palitos de churrasco, tesoura com ponta arredondada.


COLOCANDO EM PRÁTICA:


Corte o papel sulfite em pedaços que caibam dentro dos balões e em quantidade suficiente para toda a classe. Em um lugar amplo, solicite que as crianças escrevam seu sonho no pedaço de papel. A seguir, elas devem dobrá-lo e colocá-lo dentro da bexiga, que deve ser inflada e amarrada. Entregue um palito de churrasco para cada estudante e, com a voz séria e firme, dê o comando: "Protejam seus sonhos". Provavelmente, as crianças começarão a estourar os balões dos colegas. Depois que terminarem, pergunte- lhes por que elas destruíram os sonhos dos colegas. Deixe que pensem no assunto e ajude-as a entender que, para defender seu sonho, não era preciso destruir o dos outros: bastava cada uma cuidar do seu e, se possível, zelar pelo do outro. Você pode aproveitar o assunto e iniciar um bate-papo sobre respeito e ética e a importância de nossas vontades e dos limites que temos de seguir para respeitar os outros.




E EU?


Materiais: caneta esferográfica, fita crepe, tesoura com ponta arredondada


COLOCANDO EM PRÁTICA:


Para está brincadeira, recorte pedaços de fita crepe em quantidade suficiente para todos os alunos é escreva neles comandos como beije me aperte minha mão abrace me deixe me pisque para mim Em apenas um deles escreva deixe-me — esse será o único aluno que não será procurado. É interessante também colar os adesivos nas costas ou na testa dos estudantes, de modo que eles possam ler apenas o que esta escrito nos amigos E possível que a criança fique triste porem ao mesmo tempo ela também sabe que todos estavam apenas seguindo o comando escrito na fita. O objetivo é que expresse o que sentiu naquele momento para que todos entendam que não se deve agir dessa maneira A simulação é uma forma de fazer com que reflitam sobre o pirulito sem gerar mágoas. Dê continuidade pedindo que os colegas relatem situações nas quais se viram excluídos e como se sentiram.






ATENÇÃO


COLOCANDO EM PRÁTICA:




Divida o alunos em duplas e, peça-lhes que se espalhem pelo ambiente. Solicite que se observem por 2 minutos Então, os colegas devem virar-se de costas uns para os outros e mudar três coisas -neles. A seguir devem desvirar-se e pedir que o parceiro descubra o que foi mudado. O outro também repete, e assim sucessivamente. Realize a dinâmica três vezes e depois troque as duplas. Esta atividade ensina a importância da observação atenta e dos detalhes a diferença entre olhar e ver. A nova Visão permite que as crianças entendam que é importante conhecer a individualidade e se importar com as pessoas

CORRIDA DIVERTIDA
Materiais: água, anilina colorida, cadeira ou mesa, conta gotas, fita adesiva, jornais, papel grande com 1x0,5m, potes de iogurte vazios, tinta guache.


COLOCANDO EM PRÁTICA:


Nesta brincadeira de cores e transformações, todos ganham. Corte o papelão com aproximadamente 1 m de comprimento por 0,5 m de largura e, com a fita adesiva, prenda-o em uma cadeira, uni suporte de madeira (como na foto) ou na própria parede, da maneira que forme um ângulo de aproximadamente 45 Espalhe jornais pelo chão, para conter a sujeira. Dilua as tintas em água e coloque-as em um conta-gotas ou um tubo com a ponta fina, para contar a quantidade despejada. Ao mesmo tempo, as crianças começarão a pingar a tinta na parte superior da folha. Quem conseguir fazer que a tinta chegue primeiro ao final vence a brincadeira. As tonalidades poderão se misturar, umas, chegarão antes e outras depois. Coloque o trabalho para secar e exponha a arte maluca. Esta atividade exercita o poder de observação da turma, em itens como o tempo que a tinta leva para escorrer o que cada cor precisa se uma foi mais diluída que a outra.
ESGUICHO DIVERTIDO
Materiais: água, alfinetes, bexigas, camisetas velhas, fita crepe, folhas de jornal, papel kraft, tintas guache ou. anilina.


COLOCANDO EM PRÁTICA:


Coloque uma boa quantidade de tinta, como anilina ou guache, dentro das bexigas e peça que os alunos completem os balões com água, deem um nó cai suas pontas e os sacudam, para misturar a tinta e água. Na base do balão, que é mais grossa, grude uni pedaço de fita-crepe e, cuidadosamente, espete-a com o alfinete (em cima da fita adesiva para evitar explosão da bexiga). Agora, a turma tem originais esguichos de tinta! Se o chão não for lavável, forre-o com jornal e, a seguir, fixe o papel kraft nele. Deixe a turma fazer seus desenhos, seguindo ou não um tema específico, aproveitando apenas os espaços forrados.Modifique a brincadeira colando o papel na parede.

Fonte: Projetos Escolares- Ensino Fundamental