Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ocorrência do Corpo de Bombeiros:


1. POR VOLTA DAS 08H35MIN A GUARNIÇÃO DA VIATURA ASU-322 DESLOCOU ATÉ A RUA FRITZ LORENZ, NO LOCAL TRATAVA-SE DE UMA COLISÃO ENVOLVENDO O VEICULO GM CHEVY DE COR BRANCA E PLACAS LZW-5061 DE TIMBÓ, CONDUZIDO PELO SR. J.A.R DE 46 ANOS (ILESO), E A MOTOCICLETA HONDA TORNADO DE COR VERMELHA E PLACA MFT-9573 DE TIMBÓ, CONDUZIDA PELO SR. J.R.C DE 33 ANOS, APRESENTAVA SUSPEITA DE FRATURA, CONTUSÃO E ESCORIAÇÕES EM MEMBRO INFERIOR ESQUERDO E ESCORIAÇÕES EM MEMBRO SUPERIOR DIREITO, CONSCIENTE E ORIENTADO, P.A.120X90MMHG, PULSO 78BPM E SPO2 99%, APÓS ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR FOI CONDUZIDO AO PRONTO SOCORRO OASE PARA AVALIAÇÃO MÉDICA.

2. POR VOLTA DAS 10H20MIN A GUARNIÇÃO DA VIATURA ASU-322 DESLOCOU ATÉ A RUA OTTO WOLTER, NO LOCAL TRATAVA-SE DO SR. A.N.J DE 47 ANOS, O MESMO APRESENTAVA UM FERIMENTO CORTO CONTUSO SUPERFICIAL EM MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO (DEDO), CONSCIENTE E ORIENTADO, P.A. 110X80MMHG, PULSO 88BPM E SPO2 98%, APÓS ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR FOI LIBERADO NO LOCAL.

3. POR VOLTA DAS 14H30MIN A GUARNIÇÃO DA VIATURA ASU-322 DESLOCOU ATÉ A ROD SC 416, NO LOCAL TRATAVA-SE DA QUEDA DA MOTOCICLETA HONDA TWISTER DE COR PRETA E PLACA MCT-9088 DE BENEDITO NOVO, CONDUZIDA PELO SR. J.J.W DE 20 ANOS, O MESMO APRESENTAVA ESCORIAÇÕES NO DORSO, TÓRAX, ABDÔMEN, REGIÃO PÉLVICA, MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES E CONTUSÃO NO TÓRAX, CONSCIENTE E ORIENTADO, PULSO 88BPM E SPO2 92%, APÓS ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR BÁSICO FOI CONDUZIDO AO PRONTO SOCORRO OASE PARA AVALIAÇÃO MÉDICA

4. POR VOLTA DAS 20H00MIN A GUARNIÇÃO DA VIATURA ASU-322 DESLOCOU ATÉ A ROD SC 477, NO LOCAL TRATAVA-SE DA SRA. D.E DE 61 ANOS, A MESMA POSSUI DOENÇA CRÔNICA (C.A) NO ÚTERO, CONSCIENTE E CONFUSA, P.A. 110X80MMHG, PULSO 84BPM E SPO2 93%, FOI CONDUZIDA AO PRONTO SOCORRO OASE PARA AVALIAÇÃO MÉDICA.




FOTOS ILUSTRATIVAS




mundo animal: Ácaro...


Cuidados para evitar os ácaros

Várias medidas devem ser tomadas, particularmente no quarto de dormir:
Devem ser eliminados os capachos e tapetes grossos. O pavimento deve ser liso, por exemplo em madeira ou vinilo e fácilmente lavável
As paredes devem ser lisas e o papel de parede deve ser retirado
Não usar reposteiros. Preferir cortinas simples e em material sintético
Preferir móveis lisos e pouco trabalhados para não acumularem pó
Não ter aparelhagens de música, televisão e computadores no quarto
Não guardar livros, discos, CD´s, brinquedos e bonecos de peluche no quarto de dormir

Cuidados a ter com a cama

Os ácaros instalam-se entre as fibras naturais e sintéticas. A lavagem frequente dos lençóis não consegue eliminá-los.
Encontram-se principalmente nos colchões, seja qual for o material de que são feitos. Os colchões velhos (mais de oito anos) constituem um problema, dado que no seu interior se depositaram tantos ácaros e alergenos que é praticamente impossível a sua eliminação.
Devem ser utilizados preferencialmente edredons de material sintético (não usar os de penas) no lugar dos cobertores
Utilizar almofadas de espuma ou outro material sintético. Devem ser substituídas periódicamente (por exemplo de 3 em 3 anos)
Evitar os lençóis de flanela, optando pelo algodão
Os cobertores felpudos não devem ser usados. Quando usar cobertores preferir os de fibras sintéticas, e usar por cima deles uma coberta, colcha lisa ou edredon.
Os lençóis, fronhas da almofadas e edredons deve ser lavados a temperaturas superiores a 60ºC, pois só assim é possível a remoção eficaz dos ácaros e das suas partículas.
A utilização de coberturas anti-ácaros para almofadas e colchões é considerado um método muito eficaz na redução dos níveis de ácaros na cama e assim devem ser recomendadas aos doentes alérgicos aos ácaros. No entanto, nem todas as coberturas comercializadas possuem igual eficácia.

Cuidados na cozinha

Mantenha os alimentos bem fechados.
Mantenha a cozinha sempre bem ventilada e limpa especialmente panos de pratos e armarios.
Um pano úmido com vinagre passado regularmente no chão e nas paredes, é um grande desinfetante, barato e eficiente contra os acaros.
O ácaro que vive na cozinha também provoca as reações alergicas (dermatites, rinites e asma) mas é bem diferente do encontrado nos outros ambientes da casa, (o acaro de cozinha se alimenta de restos de comida).

Cuidados no banheiro

Mantenha o banheiro ventilado e seco
Elimine focos de infiltração e manchas de bolor
Coloque as toalhas diariamente para secarem ao sol e as troque duas vezes por semana.
Deixe os pacotes de algodão e cotonetes bem fechados.
Passe um pano úmido com vinagre (duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água) na bancada, na privada, no chão e nas paredes.

Eliminação do pó: o uso do aspirador

O quarto de dormir é considerado como local de eleição para a limpeza do pó. No entanto as outras dependências da casa não devem ser esquecidas, particularmente aquelas onde os doentes alérgicos passam mais tempo.
A limpeza regular (pelo menos duas vezes/semana) e cuidadosa do quarto (pavimento, tapetes, sofás, colchão e estrado) com aspirador é importante. Já a aspiração dos capachos é pouco eficaz na redução dos ácaros que vivem no seu interior.
Os aspiradores com filtro HEPA (high efficiency particulate air) são mais eficazes que os aspiradores clássicos na luta anti-ácaros e devem ser recomendados.
A utilização de aspiradores dotados de sistemas de lavagem a água ou a vapor de água, que nalguns casos podem também utilizar acaricidas e/ou detergentes tem apresentado resultados divergentes.

Medição

Os ácaros são os responsáveis pela maioria dos casos de rinite e asma alérgica perene, tendo também um papel importante na dermite atópica.
A forma de "medir" a saúde de um local é através de exames microbióticos de placas de "Petri", as quais são espalhadas pelo ambiente, ou então através de amostragem usando um aparelho chamado Impínger. No entanto, para a realização de tal estudo é necessária a ajuda de um profissional competente, o que leva ao aumento do custo. Assim, só é feito em indústrias que precisam de um controle rigoroso do ar.
A utilização do aparelho chamado "Sterilair" é uma outra maneira de se combater os ácaros, sendo que o problema apresentado por este método é a área do local. Isto é, dependendo do ambiente será necessário mais de um destes aparelhos para que se chegue ao resultado desejado.
Fonte: www.cecae.usp.br
Ácaro


Os Ácaros fazem parte do nosso dia !

Ácaro
Ácaro

O que são bactérias ?

Micro-organismo primitivo unicelular que se multiplica muito rápido (pode dobrar sua quantidade a cada 20 minutos) que causa mal odor e algumas doenças. O mal cheiro verificado em tecidos úmidos são devido a proliferação rápida de bactérias.

O que são fungos ?

Mais complexos que bactérias, e existem como filamentos ou na forma unicelular (germes). Causam manchas escuras e mal odor. Também conhecido popularmente como mofo. Se reproduzem por esporos, tipos de sementes que ficam em suspensão e podem causar alergias se inalados. Seu ciclo de crescimento é de 7 dias. a

O que são ácaros?

Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo, particularmente nos países ocidentais e industrializados, como a principal causa de alergias do aparelho respiratório.
O ciclo de vida é de 2 a 3,5 meses e o seu habitat é doméstico especificamente nas fibras naturais como nos carpetes, tapetes e roupas de cama. A temperatura e umidade são igualmente importantes e justamente nos climas tropicais as condições são as mais favoráveis (temperatura entre 10-32 Celsius e umidade relativa entre 60-70%) para o seu desenvolvimento.
Alguns ácaros são parasitas, mas os mais importantes para a patologia humana são espécies de vida livre comumente encontrados na poeira de colchões, travesseiros, móveis e pisos das casas. Seu desenvolvimento é favorecido pela umidade relativa do ar (ótima em torno de 75%), pela reduzida ventilação e o acúmulo de poeiras.
Os ácaros não transmitem qualquer tipo de doença.
Contudo, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem no seu corpo e excrementos, pode causar o aparecimento de doenças alérgicas
Algumas alergias respiratórias, como a asma e a rinite alérgica, bem como dermatites alérgicas, podem ser provocadas por esses minúsculos ácaros ou por seus produtos (dejetos, secreções, fragmentos de ácaros mortos, etc.). Quando encontrados no meio ambiente, suspensos no ar com as poeiras, são inalados por pessoas que desenvolvem reação de hipersensibilidade a tais materiais.
Nas habitações, os ácaros alimentam-se de escamas de pele humana e de animais.
Por dia, o homem perde 1g destes pedaços de pele. De acordo com alguns estudos internacionais, a presença de 500 indivíduos por grama de poeira é suficiente para causar crise alérgica numa pessoa, com sintomas como a falta de ar.
"A concentração de 100 ácaros por grama de poeira já é o bastante para provocar alergia, embora não gere crise".
Picadas de ácaros
As infestações por ácaros são muito comuns. Por exemplo, a que é provocada por Tunga penetrans (que origina uma erupção que provoca prurido intenso e é causada por larvas do ácaro localizadas por baixo da pele), pela sarna e por outras afecções.
A gravidade dos efeitos sobre os tecidos que rodeiam a picada é muito variável.
As infestações por ácaros são tratadas aplicando cremes que contenham permetrina ou uma solução de lindano.
Depois do tratamento com permetrina ou lindano, em determinados casos são utilizadas pomadas com corticóides durante alguns dias, com o fim de aliviar o prurido (comichão) até que todos os ácaros tenham sido eliminados.

Esconderijo

Os estudos concluíram, ser impossível livrar as residências desses animais microscópicos, responsáveis pelo surgimento ou agravamento de alergias respiratórias no homem. Segundo os pesquisadores, porém, é recomendável a adoção de práticas higiênicas capazes de reduzir a população desses parentes do carrapato, minimizando assim os problemas de saúde que eles podem causar.
O colchão, objeto com o qual as pessoas mantêm um contato mais prolongado no ambiente doméstico, é o local onde existe a maior concentração de ácaros em uma casa. De fato, passamos um terço de nossas vidas na cama, deixando lá resíduos de pele, numa temperatura sempre aconchegante, e transpirando, gerando alta umidade... É TUDO O QUE O ÁCARO PRECISA PARA SOBREVIVER CONTINUAMENTE !
Após 6 anos de uso de um mesmo travesseiro, 10% de seu peso é constituído de ácaros e fezes de ácaro! Em um colchão com 10 anos, estima-se que vivam 1 trilhão de ácaros!
O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de o colchão ser o predileto dos acarídeos. "A concentração de ácaros na parte de baixo do colchão, que fica em contato com o estrado, é três vezes maior do que na de cima".
Em seguida, no ranking de preferência dos bichinhos, aparecem:
  • o sofá,
  • o tapete
  • a dispensa
  • e a cortina
Eles se alimentam normalmente de fungos e das escamas da pele humana. Uma pessoa adulta libera algo como cinco gramas de escamas por semana, um banquete e tanto para os bichinhos.
Os pisos frios são mais saudáveis que carpetes?
Erroneamente se afirma pisos frios não causam alergias. A verdade é que carpetes são mais saudáveis do que pisos frios e duros, porque eles, pelo menos retém as fezes que ficam em suspensão em menor número! Superfícies duras permitem que as fezes fiquem em circulação constantemente!

Como evitar!

Tenho alergia aos ácaros do pó da casa. Será possível diminuir a exposição aos ácaros?
A diminuição do número de ácaros no interior da casa, é um factor decisivo no tratamento do doente alérgico ao pó da casa. O combate a estes animais deverá incidir primáriamente no quarto de dormir e depois, tanto quanto possível, estender-se ao resto da casa.
Algumas medidas trazem bons resultados.
Desumidificação do ambiente, quer pela ventilação ampla dos locais, quer por meio de aparelhos desumidificadores ou aparelhos de ar condicionado, a diminuição da umidade desfavorece o crescimento de fungos e ácaros.
Remoção freqüente da poeira, utilizando aspiradores de pó, lavagem do piso ou sua limpeza com pano úmido.
Troca freqüente e lavagem de fronhas, lençóis , cortinas, roupas, toalhas, etc.
Uso de filtros no sistema de ventilação central, quando existente.
Utilização de colchões e travesseiros de espuma ou uso de coberturas de plástico para colchões e travesseiros.
Utilização de coberturas anti-ácaros em poliuretano nos colchões, edredons e almofadas.
Rigorosa higiene pessoal e ambiental, inclusive dos animais domésticos (cuja presença deve ser evitada no interior das habitações).

E mais...

Virar o colchão a cada 15 dias e envolvê-lo com uma capa emborrachada internamente, fechada por zíper, são duas delas. Exposição ao ar e ao sol dos colchões, edredons e almofadas.
Lavagem frequente a 60ºC dos colchões, edredons e almofadas.
Aspiração regular e frequente dos colchões e tapetes com aspiradores munidos de filtros HEPA.
Ttratamento de colchões e tapetes com acaricidas
Remoção de capachos
Também é recomendável não usar tapetes e cortinas. No lugar das cortinas é preferível optar por persianas plásticas.
Manter a casa sempre arejada e iluminada é indispensável para combater os ácaros. Arejamento diário dos quartos. Além disso, é preciso que as pessoas mantenham os alimentos bem fechados nas despensas e evitem fazer refeições na cama ou no sofá.
Lavagem semanal dos bonecos de pelos
Controle de animais domésticos.
Manutenção de uma atmosfera seca no interior das habitações (humidade relativa a 50 a 60 % e temperatura entre 18 e 20ºC)
Fonte: www.unicamp.br
Ácaro


Ácaro
Ácaro

Ácaro da poeira

Classe: Arachnida
Família: diversas
Nome vulgar: Ácaro da poeira

BIOLOGIA

Tamanho0,05mm
ColoraçãoEsbranquiçado
Postura50 ovos durante a vida
ReproduçãoSexuada
AlimentaçãoPele descamada (seca), fibras de tecidos, pólen e fungos presentes no ambiente

ABRIGOS

Colchões
Travesseiros
Tapetes
Carpetes
Cortinas
Roupas
Ambientes úmidos, etc.

PROBLEMAS RELACIONADOS AOS ÁCAROS

Alergias respiratórias e cutâneas promovidas pelas fezes dos ácaros e pela pele que soltam quando sofrem muda. A muda, ou troca de pele, permite o crescimento do ácaro.

PREVENÇÃO

Consertar vazamentos
Abrir janelas nas horas mais quentes do dia
Usar desumidificadores
Usar capas para travesseiros e colchões confeccionados em tecido totalmente de algodão, lavando-as periodicamente.

MÉTODOS DE CONTROLE

Higienizar o ambiente periodicamente
Eliminar carpetes, cortinas e tapetes
Abrir as janelas diariamente para permitir a entrada de sol
Não usar roupas de lã ou com pêlos
Evitar animais com pêlos dentro de casa
Fonte: www.pragas.com.br

Dia do Jovem - 13-04:


13 de Abril

Ser jovem é ter muita energia e disposição para realizar sonhos, é acreditar que tudo é possível e é acima de tudo lutar por mundo melhor! Jovem é aquele cheio de expectativas, cheio de esperanças, que está na fase de se libertar para descobrir o mundo.
Assim, todo jovem deve ser incentivado a participar da vida política, social e cultural de um país, de um estado ou da região ou cidade em que vive, pois como já diz uma máxima popular: “os jovens de hoje são o futuro de amanhã”. Os jovens precisam ter voz ativa para que possam traçar seu futuro e assegurar sua estabilidade emocional e profissional.
Dia do Jovem
A população jovem do mundo hoje equivale a mais de um terço da população do planeta. Por isso, é necessário dar-lhes mais atenção oferecendo novas oportunidades e muitas melhorias, principalmente na educação. Em contrapartida para garantir os seus direitos, o jovem não deve jamais se esquecer que tem o dever de lutar por esses mesmos direitos: saber reivindicar o direito à educação, ao ingresso no mercado de trabalho, à saúde, à segurança nas ruas, à diversão.
Para isso existem vários grupos jovens que trabalham com o protagonismo juvenil na busca de conquistar mais espaço para suas reivindicações a respeito das questões de um estado, país ou mundo melhor. Esses grupos têm desenvolvido muitas políticas afirmativas que atraem cada vez mais jovens que querem se movimentar e ajudar de alguma forma a melhorar o país.
Fonte: Protagonismo Juvenil
Dia do Jovem

13 de Abril

Cabe à sociedade preocupar-se com os problemas da juventude - a saber: uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo, tabagismo, violências, desemprego, baixo rendimento escolar - soluções para dirimilos ou eliminá-los.
Os jovens constituem aproximadamente um terço da população do planeta. É óbvio que eles serão o futuro de cada nação e a solução para os problemas do mundo. Hoje, eles estão atravessando uma fase entre a infância e a idade adulta, entre o mundo da educação e o mundo do trabalho. Amanhã, estarão ocupando as cadeiras do governo, a direção das corporações, o mercado de trabalho. Em vista disso, se faz necessária ao jovem uma formação moral e intelectual que o faça refletir sobre os verdadeiros problemas da vida em sociedade, sobre o exercício da cidadania e que, sobretudo o ajude a encontrar um sentido para a vida.
A educação tradicional tem como principal objetivo a formação integral do educando, mas não oferece disciplinas que preparem osjovens para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Para minimizar esses problemas, os jovens conscientes e a sociedade têm se engajado no movimento do "protagonismo juvenil", que se relaciona, basicamente, com a preparação do jovem para exercer a cidadania.
Dia do Jovem
Esse movimento pode ajudar a juventude em dois aspectos: no desenvolvimento pessoal, em que o jovem "aprende a ser", e na capacitação para o trabalho. "Aprendendo a ser", o jovem desenvolve o senso de identidade e a auto-estima. Passa a ter maior consciência de seu papel no mundo e mais confiança no futuro e em seu potencial.
A capacitação para o trabalho não envolve o conhecimento técnico e sim o desenvolvimento de habilidades no relacionamento com as pessoas. O jovem aprende a lidar melhor com suas potencialidades e limitações, ou seja, aprende a "autogestão", e a integrar-se com o trabalho dos outros, agindo conjuntamente na busca de objetivos comuns.
A juventude é uma fase de experimentação em que valores e convenções estão em jogo. Todo jovem tem o ideal da autonomia, ou seja, ser reconhecido como alguém cuja voz e opinião podem, definitivamente, ajudar a mudar o estado das coisas. Ao estimular essa autonomia intelectual e a participação nos principais problemas de sua comunidade, a sociedade estará formando pessoas capazes de agir e influenciar na vida política, social e cultural de um país, de um estado ou de uma região. Estará, enfim, formando cidadãos mais conscientes e preparados na busca de um futuro melhor para todos.
Fonte: www.paulinas.org.br

TRABALHO DOS ALUNOS DA EEF GUSTAVO BARROSO: