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sábado, 29 de agosto de 2015

Hyundai apresenta ix35 2016, reestilizado, partindo de R$ 99 990



Enquanto a nova geração de fato do Hyundai Tucson não chega ao Brasil, o grupo CAOA anuncia a chegada do modelo 2016 do ix35 - uma reestilização no modelo que começou a ser comercializado por aqui em 2010, ao estilo das intervenções estéticas no modelo sul-coreano apresentado em 2013. Por fora, as novidades estão no estilo de grade e para-choque, além de novo spoiler frontal, rodas redesenhadas, e faróis e lanternas com novo desenho interno e iluminação com LEDs. Para arrematar, a cor laranja (uma ousadia significativa para a Hyundai e sua paleta de cores praticamente reduzida a preto, prata e branco) está disponível para a série especial "Launching Edition", limitada a 300 unidades com logotipo na tampa do porta-malas.



Produzido em Anápolis (GO) desde 2013, quando passou a contar com motor flex-fuel, o ix35 perdeu potência para se adequar às futuras legislações de emissão de poluentes. O motor 2.0 16v, que rendia 178 cavalos com etanol, agora alcança 167 cv a 6200 rpm, ou 157 cavalos com gasolina (antes eram 169). O torque subiu um pouco: é de 19,2/20,6 kgfm a 4700 rpm (com gasolina e etanol, nesta ordem). O câmbio permanece o automático de seis marchas com modo sequencial. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o ix35 recebeu classificação "A" no quesito eficiência energética em seu segmento.


Desde a versão de entrada (R$ 99 990), o ix35 direção elétrica progressiva, suspensão traseira multilink, sistema de SOM com CD/MP3 Player, entradas USB e auxiliar, Bluetooth, bancos parcialmente revestidos em couro, rodas aro 18'', chave tipo canivete, ar condicionado com saída traseira, LEDs de condução diurna, banco traseiro bipartido com apoio de braço central e porta-copo, freios com discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD, airbag duplo, encostos de cabeça ativos, barras de proteção nas quatro portas, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sensor de estacionamento traseiro e luzes de seta em LED nos retrovisores.


A versão intermediária (R$ 109 990), que terá 176 unidades na cor laranja, traz novas rodas aro 18'', botão Start/Stop para partida, Smart Entry (abertura com chave presencial), controlador automático de velocidade, sistema de som com tela de LCD, leitor de CD e DVD, MP3, comandos no volante, câmera de ré e GPS, além de entrada para iPod/USB/auxiliar. As primeiras 4500 unidades da versão intermediária virão com airbags laterais e de cortina.


Já o ix35 Top de Linha (R$ 122 990) possui bancos, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, maçanetas externas cromadas, protetor externo para a base das portas, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado Dual Zone, regulagem elétrica do banco do motorista com ajuste lombar, airbags laterais e de cortina, lanternas traseiras com LEDs e teto solar panorâmico. Serão destinadas 124 unidades da série Launching Edition para esta versão.


Durante o primeiro semestre de 2015, o ix35 subverteu a crise automotiva e registrou alta de 15,9% nas vendas em comparação com 2014, passando de 7025 unidades para 8142 unidades, ao passo que a venda de automóveis apresentou queda de 20,7% no mercado brasileiro. Todas as versões conta com garantia de 5 anos, sem limite de quilometragem, e serviço de assistência 24 horas com cobertura em todo o território nacional no primeiro ano.


http://autorealidade.blogspot.com.br/2015/08/hyundai-apresenta-ix35-2016.html

Kia apresenta quarta geração do Sportage


Comercializado no Brasil desde o início de sua carreira internacional em 1995, o Kia Sportage será lançado em nova geração no Salão de Frankfurt no dia 15 de setembro - mas desde já, a montadora sul-coreana revela imagens externas do modelo. Os faróis, que antes faziam um conjunto afilado com a grade superior, ficaram em posição mais elevada, com o capô formando vincos ao redor; a grade estilo "nariz de tigre" foi ampliada e reposicionada para baixo, enquanto o logotipo da Kia foi alocado no canto superior do para-choque dianteiro, que possui estilo mais agressivo e com um conjunto de luzes de LED.


Apesar da renovação ser geral, o perfil do Sportage - mostrado aqui na versão GT Line com tração integral - lembra o modelo atualmente produzido, com linha de cintura ascendente e caixas de roda "emolduradas". A distância entre-eixos está maior, mas a Kia ainda não fala em números.


A traseira ostenta lanternas mais afiladas inspiradas no carro-conceito Provo apresentado em 2013, unidas por um friso cromado, e alojamento da placa na tampa do porta-malas, embora ainda em posição rebaixada. O aerofólio e as duas saídas de escape dão um toque mais esportivo ao modelo, que ainda não teve o interior revelado, mas pelos sketches divulgados, pouco terá a ver com o atual SUV.

http://autorealidade.blogspot.com.br/2015/08/kia-apresenta-quarta-geracao-do-sportage.html

Mitsubishi ASX 2016 O’Neill: preço R$ 96.990 - série limitada

A Mitsubishi do Brasil lança a série especial O’Neill do crossover ASX . Trata-se de edição limitada de 300 unidades, com decoração relacionada ao estilo de vida do esportista e do amante da natureza.

Mitsubishi ASX 2016 O’Neill

O ASX O’Neill vem com nova grade dianteira caracterizada pelo aspecto mais robusto e detalhes em cinza grafite espalhados em todo o veículo: maçaneta das portas, grades superior e inferior do radiador, parte inferior dos para-choques, capa dos retrovisores externos, moldura do farol de neblina e nos defletores de ar laterais.

Mitsubishi ASX 2016 O’Neill

As rodas de 17" trazem um novo desenho e o conjunto óptico vem com máscara negra. Para facilitar o transporte de pranchas, o veículo vem equipado com barras transversais para o rack de teto com espuma protetora, com preço sugerido de R$ 96.990 reais.


Ainda na parte externa, a faixa diagonal na porta dianteira identifica a série especial, assim como o grafismo na tampa do porta-malas, que recebe o logo da O’Neill.

Mitsubishi ASX 2016 O’Neill

Na parte interna, os bancos são revestidos em tecido e levam a grafia da O’Neill. Na tampa do porta-luvas, a plaqueta de 1 a 300 identifica o número do veículo. O proprietário recebe um chaveiro da O’Neill e o veículo vem equipado com sistema multimídia touch screen e controles de áudio e piloto automático no volante.

Mecânica

O motor, produzido no Brasil, é um 2.0L de 4 cilindros e 16 válvulas, com comando variável MIVEC, e 160 cv de potência, associado a uma transmissão automática CVT e tração 4x2.

Mitsubishi ASX 2016 O’Neill

O ASX O’Neill vem com Paddle Shifters posicionados atrás do volante, que permitem a troca de marchas manual.

Vídeo - detalhes



Interior

O interior do ASX O’Neill traz um porta-malas com capacidade de até 600 litros. Os bancos traseiros têm apoios de cabeça individuais e podem ser rebatidos parcialmente ou totalmente. A parte central conta com apoio de braço e abertura pass through, com acesso ao porta-malas para pegar pequenos objetos. Ao todo, nove luzes de cortesia estão distribuídas no interior do ASX, que tem ainda três porta-mapas e seis ganchos para carga.

Mitsubishi ASX 2016 O’Neill

O espaço interno é privilegiado pelo entre eixos de 2,67 metros, e os demais aspectos são similares às demais versões.

Mitsubishi ASX 2016 O’Neill

O ASX O’Neill é oferecido nas cores Branco, Preto e Vermelho. O veículo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e a MitRevisão com preço fixo.

http://www.car.blog.br/2015/08/mitsubishi-asx-2016-oneill-preco-r.html

Nova geração do Honda Civic será mostrada em setembro

A Honda anunciou que fará a apresentação oficial da nova geração do Civic no dia 16 de setembro, em Los Angeles, Califórnia (EUA).


Nessa data serão revelados o interior e o exterior da versão sedã. O modelo cupê, o hatch de 5 portas e o Si serão mostrados posteriormente.


A nova geração do Civic adotará um motor VTEC 1.5 litros turbo de quatro cilindros acoplado a uma caixa manual de seis marchas ou CVT. Versões mais rápidas, como o Type R, terão um 2.0 Turbo. A Honda promete consumo acima de 17 Km/l de gasolina.

http://www.car.blog.br/2015/08/nova-geracao-do-honda-civic-sera.html

VW Golf Cabriolet 2016: fotos e especificações oficiais

A Volkwagen AG (Alemanha) anuncia uma atualização para a versão Cabriolet do Golf: novas cores e interior atualizado.


As mudanças são fáceis de identificar pelo pára-choque dianteiro consideravelmente mais esportivo, soleiras laterais e detalhes esportivos no pára-choque traseiro. Além disso, o conversível pode agora ser configurado ainda mais individualmente.


Além de seis novas cores exteriores, há uma cor soft-top adicional e seis novos modelos de rodas. No interior, há uma nova geração de volantes e novos elementos de acabamento, bem como novo design para os assentos, tanto em tecido quanto couro.


Outra novidade a bordo são os sistemas multimídia Composition Media e Discovery Media. Como um suplemento à Composition Media, o sistema de navegação Discovery está disponível. Com os novos sistemas de infotainment, a Volkswagen trouxe o sistema Car-Net, app de conexão com o smartphone, e que permite usar canais de informação na Internet sobre trânsito, notícias. Além disso, é possível descobrir restaurantes, museus ou cinemas em ambientes desconhecidos ou acessar informações sobre lugares de estacionamento gratuito nos e integrá-los na orientação de rota do sistema de navegação.
http://www.car.blog.br/2015/08/vw-golf-cabriolet-2016-fotos-e.html

Honda City EXL 2016: test-drive, preço, consumo - vídeo

O Honda City é um veículo que se insere na categoria de sedã médio-compacto, sendo vendido no Brasil em quatro versões de acabamento - DX, LX, EX e EXL (detalhes aqui) - com preços variando entre R$ 53.900, pedidos pela configuração de acesso, DX com transmissão manual, a R$ 71.890 do topo de linha, EXL com pintura metálica objeto desta avaliação.

Honda City EXL 2016

A atual geração do Honda City chegou ao mercado no segundo semestre de 2015, mantendo o mesmo motor 1.5 16V, mas com tecnologia FlexOne (dispensa o sub-tanque auxiliar de gasolina) e trocando a transmissão automática de quatro marchas por uma caixa mais moderna, CVT - continuamente variável -, que permite até sete velocidades simuladas e trocas sequenciais através de seletores de troca atrás do volante.

Honda City EXL 2016

Além disso, o City cresceu em todas dimensões, aproximando seu porte da categoria de sedãs médios com seu comprimento de 4,455 metros e distância entre-eixos de 2,60 metros. Some-se a isso uma largura de 1,695 metros e têm-se um interior que, a exemplo do que ocorre com o Fit (veja detalhes aqui), impressiona pela disponibilidade de espaço interno.

Honda City EXL 2016 - espaço traseiro

A parte traseira da cabine permite acomodar adultos de estatura elevada com folga para os joelhos. Entretanto, em termos de espaço vertical, este sedã ainda fica devendo para o Fit. O vídeo a seguir traz detalhes internos e externos do veículo.



O porta-malas é outro ponto surpreendente, com 536 litros e fundo plano, sendo quase 50 litros maior que o do seu irmão maior, o Honda Civic (que oferece 490 litros).

Honda City EXL 2016 - porta-malas

O "milagre" decorre do fato de o City adotar um esquema de suspensão traseira mais simples, semi-independente por eixo de torção, enquanto o Civic emprega um sistema independente multi-link - superior em termos de dinâmicos, mas que cobra seu preço em redução de volume útil.

Honda City EXL 2016 - acabamento interno

O acabamento interno, por sua vez, traz alguns avanços em relação ao Fit, especialmente nesta versão EXL, topo de linha, que traz o ar-condicionado de comando digital automático, com zona única de climatização e comando touch-screen - o mesmo empregado no Honda HR-V topo de gama.

Honda City EXL 2016 - painel

No que respeita aos itens de série, este modelo traz rodas de liga-leve, volante com ajuste de profundidade, sistema de som com tela de 5 polegadas, conectividade Bluetooth/USB (o sistema de navegação por GPS é vendido como acessório nas concessionárias), bancos e volante revestidos em couro, comandos multifuncionais, piloto automático e a opção "S" da transmissão, que habilita as trocas de marchas por meio dos shift paddles.

Honda City EXL 2016 - interior

Já no quesito segurança o Honda FIT EXL traz quatro airbags (2 frontais e 2 laterais, para motorista e passageiro), freios ABS (anti-travamento) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem). E ganchos ISOFIX para a ancoragem de cadeirinhas infantis.

Desempenho e consumo

O Honda City não nega seu parentesco com o Honda Fit: a posição de dirigir, ergonomia e sensações transmitidas no passeio idênticas às oferecidas pelo irmão menor. O motor de 115 cavalos e 15,2 Kgfm de torque, com transmissão CVT, acelera os 1.200 Kg do City de 0 a 100 Km/h em 11,7 segundos - 8 décimos mais lento que o monovolume.

Honda City EXL 2016

O consumo está no mesmo nível do Fit, com o carro tendo sido classificado com nota "A" pelo CONPET e apresentando os seguintes indicadores.
  • Consumo de etanol: 8,5 Km/l em cidade e 10,3 Km/l em estrada
  • Consumo de gasolina: 12,3 Km/l em cidade e 14,5 Km/l em estrada
Comportamento dinâmico

O Honda City EXL 2016 tem basicamente o mesmo comportamento do Fit, caracterizado pela facilidade de condução, direção extremamente leve e suavidade no funcionando da transmissão.

Honda City EXL 2016

Entretanto, nota-se claramente um menor refinamento em termos de passeio quando comparado ao sedã maior da Honda, o Civic. O Civic é mais silencioso, mais suave e se mostra um carro mais "denso", com rodar mais sólido e suspensão que filtra bem mais as irregularidades da pista.

Honda City EXL 2016

O resultado, como não poderia deixar de ser, já que o City é de categoria (inclusive de preço) inferior, é que este sedã menor pula e vibra mais que o Civic, e isso é bastante notável quando se migra de um para o outro.

Conclusão

O Honda City é o sedã da categoria "médio compacto" mais vendido do mercado brasileiro, tendo emplacado neste ano de 2015 mais de 17.700 unidades (menos, porém, que as 23.090 do Civic).

Honda City EXL 2016

Essa performance de vendas resulta de uma combinação de confiabilidade mecânica, facilidade de condução e boa lista de itens de conforto.
http://www.car.blog.br/2015/08/honda-city-exl-2016-test-drive-preco.html

Honda Civic EXR 2.0 AT 2016: consumo de 9,2 Km/l - cidade

O Honda Civic EXR 2.0 Automático 2016 teve seu consumo de gasolina aferido em circuito urbano, 100% do tempo com o ar-condicionado ligado, tecla "Econ" ligada, conduzido sem preocupações em economizar e, inclusive, com alguns testes de desempenho. O resultado em um percurso de cerca de 300 Km apontou uma média de 9,21 Km/l.

Honda Civic EXR 2.0 AT 2016

O número que obtivemos está um pouco abaixo da média apontada pelo INMETRO para o Civic 2.0 AT, que é de 9,7 Km/l em cidade, chegando a 13,9 Km/l em estrada. Esse número do Civic fica abaixo, também, do VW Golf 2.0 AT6, que registra 9,5 Km/l no mesmo percurso.



Nesse trajeto, o Hyundai HB20 1.6 AT consume 12,5 Km/lFord KA SE 1.0, 13,5 Km/lUp! I-Motion, 14 Km/l e Up! TSI 14,35 Km/l - dados mostrados no gráfico abaixo.

Honda Civic EXR 2.0 AT 2016

De qualquer forma, tendo em vista as dimensões do Civic, o desempenho e conforto proporcionado, entendemos que é um número adequado, mas que pode melhorar se forem adotados alguns procedimentos para reduzir o consumo, como desligar o ar-condicionado à noite, por exemplo.

Honda Civic EXR 2.0 AT 2016

Outro ponto é que o motor 2.0 do Honda Civic EXR se mostrou muito adequado ao peso do modelo, possibilitando acelerações e retomadas de forma ágil e segura. Evidentemente a próxima geração trará um motor 1.5 Turbo, que certamente ofertará mais desempenho e consumo ainda menor.

Posição de dirigir

Um ponto que se destaca no Civic EXR é a posição de dirigir que beira a perfeição. Percebe-se que houve uma preocupação grande com ergonomia, já que todos os instrumentos do painel de dois andares ficam perfeitamente visíveis.

Honda Civic EXR 2.0 AT 2016 - posição de dirigir perfeita

Ademais, o volante tem excelente pega e fica perfeitamente posicionado, permitindo o descanso dos braços do motorista nos descansos, propiciando um grande conforto ao rodar. Sem dúvida o Civic tem uma das melhores posições de dirigir entre os modelos nacionais.

Conclusão

Honda Civic EXR 2.0 AT 2016

O Honda Civic EXR 2.0 apresenta um nível de consumo adequado para a proposta de um sedã médio com um motor 2.0 aspirado e transmissão automática.
http://www.car.blog.br/2015/08/honda-civic-exr-20-at-2016-consumo-de.html

Honda Civic Si 2.4 2016: impressões ao dirigir - vídeo

A Honda do Brasil oferece, desde o ano passado, a versão esportiva do Civic, o Si, modelo que atualmente tem preço sugerido de R$ 124 mil reais.

Honda Civic Si 2.4 2016

Civic Si adota carroceria de formato cupê - inédita no Brasil - diferenciando-se, assim, das demais versões convencionais.

Honda Civic Si 2.4 2016

As cores disponíveis são o Orange Fire (modelo das fotos), Crystal Black, Branco Taffeta e Vermelho Rallye - reforçando o visual chamativo com grade exclusiva com o logo “Si”, faróis, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18” de liga leve diamantadas, conjunto óptico com lentes de policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque.

Honda Civic Si 2.4 2016

Na traseira, o visual marcante é representado por lanternas com novo design, um enorme aerofólio na tampa do porta-malas, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.

Chamativo

O resultado de toda essa paramentação estética é que o Civic chama muito a atenção nas ruas, então é o modelo ideal para quem quer aparecer. No teste drive que fizemos à convite da Honda do Brasil nas ruas de Goiânia, quando o carro parava em semáforos ou mesmo estacionado, os outros motoristas ficam olhando atentamente o carro. Em três ocasiões pediram para abrirmos o vidro e dar informações sobre o carro: queriam saber qual modelo que era, quanto custava, se ela uma nova versão do Civic.

Honda Civic Si 2.4 2016

E a curta conversa terminava, invariavelmente, com uma coleção de elogios à beleza e a agressividade do Civic Si.

Interior

A decoração chamativa continua no interior - que adota um cockpit inspirado em carros de competição, bancos esportivos com revestimento nas cores preta e vermelha, painel com iluminação em vermelho, detalhes em fibra de carbono, e mantendo a mesma ótima posição de dirigir do Civic EXR.

Honda Civic Si 2.4 2016 - interior

A parte superior do painel, que abriga os instrumentos digitais, conta com o shift light, sistema que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas – a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de suas rotações.

Honda Civic Si 2.4 2016 - painel

Na parte superior do console central temos o sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital.

Honda Civic Si 2.4 2016 - interior

O volante, por sua vez, é revestido em couro, conta com comandos multifuncionais. Completa a esportividade o teto solar elétrico.

Espaço traseiro

Um ponto negativo no Civic Si é a disponibilidade de espaço. Na dianteira não há diferença em relação ao sedã - Civic convencional.

Honda Civic Si 2.4 2016 - espaço traseiro

Entretanto, na parte destinada aos passageiros traseiros o espaço é bem menor. Quase não há espaço para os joelhos, o que limita o uso do carro para transporte de adultos na traseira.

Mecânica

O Honda Civic Si (Sport Injection) adota um motor quatro cilindros 2.4L de 206 cavalos @ 7.000 RPM, e torque máximo de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, sempre com gasolina, já que o Civic Si não é Flex.

Honda Civic Si 2.4 2016

Esse motor conta com a tecnologia i-VTEC, com variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, e está associado a um câmbio manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas.

Honda Civic Si 2.4 2016

Esse conjunto consegue acelerar o Civic Si de 0 a 100 Km/h em 7,6 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 215 Km/h.

Comportamento dinâmico

No rápido test-drive que fizemos com o Civic Si (vídeo abaixo) fica claro que essa versão esportiva tem uma suspensão mais dura que a do Civic convencional, e também que seu motor é mais forte, já que as acelerações são mais vigorosas, e o ronco do motor se faz mais presente na cabine.



Entretanto, o desempenho não é exatamente impressionante - algo que pode estar relacionado com a oferta de torque e potência em regimes elevados. Assim, em uso urbano, o Civic Si acaba se tornando um tanto cansativo, já que exige constante trocas de marchas, com acionamento de uma embreagem que não é exatamente macia, e o o câmbio manual que tem engates precisos, mas que exige uma dose adicional de força.

Honda Civic Si 2.4 2016

Honda Civic Si não é um carro para ser usado em cidades. Seu lugar é em estrada, onde seu motor que chega a até 7.000 RPM mostra todo o seu vigor e desempenho.

Conclusão

Honda Civic Si 2.4 2016

O Honda Civic Si é um carro que chama muito a atenção nas ruas, especialmente nessa cor Laranja Fire. Assim, ele é indicado para quem quer ser visto e notado, e para quem quer se divertir com um motor aspirado de alta potência e girador. Para uso urbano, porém, ele não é recomendado, pois se torna muito cansativo.

Viagem a convite da Honda Automóveis do Brasil