Como era previsto, a Honda apresentou hoje em Nova Délhi, na Índia, a nova geração do City. A escolha do mercado para a apresentação da quarta geração do sedã não se deu à toa: 50% das vendas da Honda provém de mercados emergentes, e destes a Índia é um dos principais. Não é à toa que o sedã, agora maior e mais bonito, estreará por lá já em janeiro. No Brasil o novo Honda City estreará no segundo semestre de 2014 como linha 2015.
Este não é o Honda Crider chinês – que chega a ser maior que o Civic –, como muito se falou. É o mesmo City que conhecemos, porém evoluído. São 4,40 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,49 m de altura e 2,60 m de entre eixos. Desta forma, cresceu 1 cm em altura e 5 cm no entre eixos. Com uma reorganização do interior conseguiram ainda aumentar o espaço para os ombros em 4 cm, para a cabeça em 1 cm e as pernas de quem viaja atrás terão 7 cm a mais.
No design o sedã compacto recebeu o design que a Honda chama de “EXCITING H DESIGN”, que confere ao modelo dianteira com design que remete ao novo Fit, com grade dianteira que parece estar flutuando e faróis maiores nas extremidades. A lateral ganhou vinco que começa nos retrovisores e avançam em direção às lanternas, que por sua vez estão mais estreitos, avançando sobre a tampa do porta-malas, e ainda tem LEDs. Mas essa traseira lembra um tanto o Hyundai Sonata…
O painel lembra o SUV compacto Vezel, apresentado na semana passada, com sistema multimídia com tela touch-screen totalmente integrada ao console central. Os instrumentos tem iluminação azulada como no Civic. Há partida por botão e bancos em couro nas versões mais caras.
Na índia, além do motor 1.5 I-VEC à gasolina, o modelo contará pela primeira vez com o 1.5 I-DTEC, movido a Diesel. Números serão revelados apenas na ocasião do lançamento. A produção na fábrica de Greater Noida terá início já em janeiro, com direito ao lançamento de um terceiro turno. E as mudanças não devem demorar para chegarem ao Honda City fabricado em Sumaré (SP).
FONTE: