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PENSE NISSO:

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sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Homem é encontrado morto a tiros em Pouso Redondo; Imagem Forte!

Rubes de Lima, de 42 anos, foi encontrado morto por volta da meia-noite desta sexta-feira (21), nas margens de uma estrada de terra na comunidade de São Bernardo, em Pouso Redondo.
Segundo informações da Polícia Militar, Lima foi assassinado com vários tiros na cabeça.
Ele estava conduzindo uma motocicleta Titan com placas de Trombudo Central que também foi encontrada na cena do crime.
O Instituto Geral de Perícia esteve no local. A Polícia já deu início às investigações. Três cápsulas de pistola calibre .380 foram encontradas no local do crime.
fonte:
http://www.radioflashbackindaial.com/home.html#/

Novo Corolla será apresentado no Brasil no dia 12 de março 2014. O DIA ESTÁ CHEGANDO!

A Toyota já definiu a data de apresentação da nova geração do Corolla no Brasil. Conforme explica a assessoria da marca, o três volumes será mostrado ao público e à imprensa especializada nos dias 11 e 12 de março. Completamente redesenhado, o modelo que já começou a ser produzido em Indaiatuba, no interior de São Paulo, será praticamente idêntico a versão europeia, que tem perfil mais elegante e clássico na comparação com o visual esportivo da configuração americana.
Décima primeira geração do Corolla, a nova encarnação está 8 cm mais longa, 1,5 cm mais larga e com significativos 10 cm extras de entre-eixos – num total de 4,62 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,45 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. As novas medidas se traduzem diretamente em ampliação do espaço interno, principalmente para os ocupantes que viajam no banco de trás. O porta-malas, porém, cresceu pouco em relação ao modelo atual e agora tem 470 litros.
Sob o capô, o novo Corolla manterá os motores 1.8 com 144 cv e 2.0 de 153 cv, ambos com comando variável VVTi e flex. A principal novidade mecânica ficará por conta do câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas virtuais, em substituição à velha caixa de quatro velocidades.

FONTE:
http://carplace.virgula.uol.com.br/novo-toyota-corolla-sera-apresentado-no-brasil-no-proximo-dia-12-de-marco/

Teste CARPLACE: Sentra SV e C4 Lounge Tendance são boas opções para sair do óbvio.

Sentra x C4 Lounge Carplace (5)
Sentra x C4 Lounge Carplace (4)
Sentra x C4 Lounge Carplace (2)
Sentra x C4 Lounge Carplace (42)
Esta não é a primeira vez que estes sedãs se enfrentam aqui no CARPLACE. Logo na estreia da nova geração do Nissan, promovemos um embate entre as novidades e o líder do segmento: Sentra, C4 Lounge e Focus desafiaram o Civic pelo posto de referência da categoria. Só que daquela vez os modelos eram topo de linha, com preços entre R$ 72 mil e R$ 89 mil. Nossa intenção agora é falar com aquele consumidor que deseja um sedã médio, mas não pode (ou não quer) gastar muita grana. Por isso, convocamos as versões de entrada Sentra SV e C4 Lounge Tendance, ambas com câmbio automático – ainda que o Nissan usado nas fotos seja da versão S com câmbio manual, configuração que você confere o teste ao final desta reportagem.
Sentra x C4 Lounge Carplace (40)
Sentra x C4 Lounge Carplace (39)
Sentra x C4 Lounge Carplace (38)
Após uma década de reinado da dupla Civic e Corolla, a concorrência chegou com munição pesada. O problema é que normalmente o público deste segmento é mais conservador. Ou seja, mesmo trazendo novidades e com melhor custo benefício, é difícil para outras marcas roubarem uma fatia do bolo de Honda e Toyota. Neste cenário, em 2013 prevaleceu a supremacia absoluta da dupla japonesa, com mais de 50% das vendas da categoria. Mas agora o leque se ampliou, e você tem nos novos Sentra e C4 boas opções para sair do óbvio gastando menos e levando até mais, dependendo de suas prioridades.
Sentra x C4 Lounge Carplace (31)
Sentra x C4 Lounge Carplace (30)

O Sentra renovado agora se sente parte da “família” Nissan. Não que o anterior não fosse, mas neste o visual está muito mais alinhado aos demais modelos da marca, principalmente ao irmão maior Altima. Quando a geração anterior chegou por aqui, em 2006, o comercial dizia “não tem cara de tiozão”, numa época em que o sedã queria passar a imagem de modelo mais jovem. Hoje a conversa é outra: a nova geração traz visual assumidamente clássico e mais bonito. Está longe de ter apelo jovem, mas tem mais chance de emplacar.


O C4 Lounge, pode se dizer, segue caminho oposto. Com estilo mais ousado e digno de elogios do público, ele não é tão “tiozão” quanto o antecessor C4 Pallas, mas ainda transmite muita classe. Parece que a Citroën acertou desta vez, com um sedã de desenho equilibrado sem cometer exageros. Por dentro, Lounge é moderno e bem construído, com plásticos de boa qualidade, material emborrachado no painel, apliques de bom gosto nas portas e bancos confortáveis. Falta couro nesta versão, mas o tecido de cor clara é bem agradável ao tato.
O volante multifuncional tem boa pegada e facilidade para acionar os comados, mas poderia ser menor e revestido de couro – o plástico usado não condiz com a categoria do carro. Já o painel de instrumentos segue o padrão atual da Citroën, com o velocímetro no círculo maior ao centro, conta giros à esquerda e marcador de combustível à direita. A iluminação é laranja, em oposição ao azul usado na versão 1.6 THP. Os dados do computador de bordo são mostrados no display que fica no console, junto com as informações do sistema de som. Há entrada USB e Bluetooth, mas a qualidade sonora do Sentra é melhor. O rádio do francês, aliás, destoa um pouco da atualidade do carro.
Mesmo na versão de entrada, o Sentra não decepciona: traz revestimento dos bancos em tecido muito agradável ao tato, predominância da cor cinza no interior e ótimo acabamento nas portas, com a parte central em tecido e apliques de ótima qualidade e aparência. O painel tem linhas mais horizontais e simples, enquanto o cluster segue o padrão tradicional, com dois mostradores grandes (velocímetro e conta giros) e as informações do computador de bordo e hodômetro ao centro. Não transmite o refinamento do C4 L, mas oferece leitura mais fácil e rápida. Sem deixar de mencionar que a iluminação na cor branca também conta pontos a favor.
O que joga contra o modelo da Nissan é o sistema de som não possuir entrada USB/i-Pod/SD-Card, restando a opção pelo velho CD com arquivos MP3. O rádio AM/FM também não conta com a função RDS. Apesar deste deslize, a potência e qualidade do som são muito boas. Outro pequeno detalhe é a falta de iluminação para os demais botões na porta do motorista, já que apenas o que aciona o vidro dianteiro acende. Dessa forma, fica complicado destravar as demais portas ou acionar os vidros traseiros sem se atrapalhar e desviar a atenção do trânsito. Por fim, apenas o vidro do motorista tem função “um toque” para subida e descida nesta versão.
Ambos os sedãs oferecem amplo espaço para os ocupantes na frente e atrás. O C4 L garante boa acomodação para quem vai no banco traseiro, mas no Sentra o espaço para pernas chega a surpreender – é muito amplo, parece um sedã grande! Fora isso, seu porta-malas leva 503 litros contra 450 litros do Citroën, ainda que os dois tenham as hastes da tampa para atrapalhar.
Em relação à ergonomia, eles agradam por conta dos ajustes do banco do motorista e volante. A visibilidade, porém, é melhor no Sentra graças à linha de cintura mais baixa. Outro destaque do Nissan é a partida por botão, que conta com a chave presencial e botãozinho na maçaneta. No Citroën ainda usa a tradicional chave, o que destoa um pouco do requinte do carro.

Os dois estão próximos em conforto de rodagem. A suspensão do Sentra é um pouco mais firme, mas ainda assim está longe de ser rígida: a traseira dura que batia seco na geração anterior não existe mais. O Citroën, por sua vez, tem rodar mais macio e oscila mais a carroceria. Não chega a comprometer a estabilidade, mas fica um pouco abaixo do Nissan no comportamento em curvas e frenagens fortes. Ambos possuem ótimo isolamento acústico, só que novamente o Sentra vai além: a suavidade de funcionamento do motor impressiona.
Sentra x C4 Lounge Carplace (25)
Sentra x C4 Lounge Carplace (24)
Sentra x C4 Lounge Carplace (23)
Equipado com direção elétrica de assistência variável, o Nissan agradou mais na cidade. Não que o C4 Lounge seja ruim, até porque ele conta com direção elétrico-hidráulica, mas a extrema leveza e progressividade tornam o Sentra melhor neste aspecto. Suavidade também é palavra de ordem para a transmissão CVT do japonês, que garante uma condução sem solavancos. Por mais que o câmbio automático de seis marchas do Citroën seja muito bom, você consegue sentir as mudanças de marcha algumas vezes.
Mas é do Citroën o melhor desempenho, graças ao motor mais potente e torcudo: são 151 cv e 21,7 kgfm no C4, contra 140 cv e 20,0 kgfm no Sentra, sem contar que a transmissão de seis marchas favorece mais a performance do que a CVT. Apesar de ser mais pesado, o Lounge se mostrou um pouco mais esperto na cidade e também na estrada – nos testes ele foi melhor nas acelerações e retomadas. O C4 agrada pelas trocas rápidas e sem trancos, além de ser decidido nas retomadas. O baixo nível de ruído também é destaque, mais por conta da baixa rotação e isolamento acústico, do que pelo motor em si.
O Sentra, por sua vez, se vale das relações infinitas do câmbio variável para andar a maioria do tempo com o giro lá em baixo, em silêncio e gastando menos. O japonês conseguiu média de 7 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, usando etanol, enquanto o C4 ainda manteve a fama de beberrão do motor 2.0 da PSA. Obteve 6 km/l e 10 km/l, respectivamente, nas mesmas medições.

Convivendo com os dois sedãs no dia-a-dia, não resta dúvida de que o segmento tem boas opções afora os mais vendidos. O C4 Lounge chama mais atenção pelo visual externo e pelo interior com jeitão moderno. Agrada também pelo rodar macio, silêncio interno e desempenho. Já o Sentra ficou bem mais bonito com a reestilização, mas seu visual é mais conservador também internamente. Apesar de mais firme, também é confortável e entrega um acerto mais justinho, que proporciona mais prazer ao volante. E ainda é um pouco mais barato: R$ 67.390 contra R$ 68.990 do C4 Lounge. Tudo somado, a balança pende levemente a favor do sedã japonês.

Por Julio Cesar
Fotos Diogo Dias

Sentra manual é “outro carro”
Entendo os apreciadores do câmbio CVT: o carro acelera sem interrupções e está quase sempre com o giro baixo, privilegiando o conforto e a economia de combustível. Pode ser inteligente e eficiente, mas não é pra mim. Quando dirigi o novo Sentra pela primeira vez, gostei de tudo, menos da transmissão – que é muito boa para um CVT, mas é uma… CVT. Eis que agora pego a versão manual, e com ela o Sentra se transforma! O câmbio de seis marchas tem engates justinhos, a embreagem é bem modulada em peso e as relações curtas das primeiras marchas garantem acelerações bem mais animadas: foram 10,6 s de 0 a 100 km/h, quase 1s mais rápido que a versão CVT. Fora que o câmbio manual permite controle maior do carro em uma tocada mais esportiva, permitindo reduções antes das curvas. Na estrada, a sexta marcha garante conforto acústico e silêncio em velocidades de viagem. Este seria o meu Sentra. E, por R$ 62.190, essa versão manual de entrada custa pouco mais que um Focus hatch básico! (Daniel Messeder)

Teste rápido – Sentra 2.0 S manual
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,6 s
Retomada 80 a 120 km/h: 8,5 s
Frenagem 80 km/h a 0: 25,9 m

Ficha técnica – Nissan Sentra SL

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.997 cm3, comando duplo variável na admissão, flex; Potência: 140 cv a 5.100 rpm; Torque: 20,0 kgfm a 4.800 rpm; Transmissão:automática do tipo CVT, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; Peso: 1.288 kg; Capacidades: porta-malas 503 litros, tanque 52 litros; Dimensões: comprimento 4.625 mm, largura 1.761 mm, altura 1.500 mm, entre-eixos 2.700 mm

Medições CARPLACE

Aceleração
0 a 60 km/h: 5,3 s
0 a 80 km/h: 7,9 s
0 a 100 km/h: 11,5 s

Retomada
40 a 100 km/h em D: 9,1 s
80 a 120 km/h em D: 8,7 s

Frenagem
100 km/h a 0: 40,1 m
80 km/h a 0: 26,2 m
60 km/h a 0: 14,3 m

Consumo
Ciclo cidade: 7,0 km/l
Ciclo estrada: 10,5 km/l

Números do fabricante
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,1 s
Consumo cidade: 6,9 km/l
Consumo estrada: 9,1 km/l
Velocidade máxima: 186 km/h

Ficha técnica – Citroën C4 Lounge Tendance A/T

Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1998 cm³, flex; Potência: 143cv gasolina/151cv etanol a 5.250 rpm; Torque: 20,2 kgfm gasolina/21,7 kgfm etanol a 4.000 rpm;Transmissão: automática de seis velocidades; Direção: eletro-hidráulica; Suspensão: Tipo Pseudo McPherson na dianteira e travessa deformável, molas helicoidais , amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora na traseira; Freios: discos nas quatro rodas, com ABS, RFU e AFU;Rodas: aro 17″ com pneus 225/45 R17; Peso: 1.439 kg; Capacidades: porta-malas 450 litros; Dimensões: comprimento 4.621 mm, largura 1.789 mm, altura 1.505 mm, entre-eixos 2.710 mm;

Medições CARPLACE

Aceleração
0 a 60 km/h: 4,8 s
0 a 80 km/h: 7,6 s
0 a 100 km/h: 11,0 s

Retomada
40 a 100 km/h em S: 8,1 s
80 a 120 km/h em S: 8,2 s

Frenagem
100 km/h a 0: 39,6 m
80 km/h a 0: 25,0 m
60 km/h a 0: 14,0 m

Consumo
Ciclo cidade: 6,0 km/l
Ciclo estrada: 10,3 km/l

FONTE:
CARPLACE

veja como pode ser o visual do novo Hyundai Sonata 2014.

sonata
Depois de sair de linha no Brasil, o Hyundai Sonata vai ganhar em breve uma nova geração na Coreia. Isso é o que comprovam algumas projeções publicadas pelo site Koreancarblog, que usou imagens do modelo em testes como base e adianta como será o visual da próxima geração.


Com design mais conservador na dianteira, o Hyundai Sonata tem como novidades os para-choques dianteiro e traseiro, grade com filetes, novos faróis e até novos retrovisores. Na traseira, novas lanternas e dupla saída de escape atrairão os olhares.


A previsão de lançamento é para o dia 18 de março, durante o Salão da Coreia. Lembrando que suas vendas terão início apenas em abril. No Brasil, a chegada do novo Hyundai Sonata é incerta, já que a marca suspendeu sua importação por tempo indeterminado. Confira as fotos do novo Sonata em testes:
hyundai-sonata-2015 (2)
hyundai-sonata-2015 (1)
FONTE:
http://carplace.virgula.uol.com.br/segredo-assim-pode-ficar-o-novo-hyundai-sonata/8/

Veja 50 carros esperados para 2014.

Estreias se concentram em carros do segmento premium. 
Novos Corolla, Ka, Fit e Up! são os mais esperados entre os nacionais.

Rodrigo MoraDo G1, em São Paulo

Há tempos o mercado brasileiro não vive um ano "morno" no quesito lançamentos. E em 2014 não será diferente: cerca de 50 novidades já são conhecidas e/ou confirmadas – fora o que as marcas ainda mantêm em sigilo absoluto. Ao que tudo indica, o segmento premium será o mais efervescente, reflexo das futuras instalações de Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz no país, anunciadas em 2013. Entre os nacionais, destaque para as novas gerações do Ford Ka, Toyota Corolla e Honda Fit – além do inédito Volkswagen Up!.

Confira a seguir os principais lançamentos esperados para este ano:

AUDI
Audi A3 Sedan (Foto: Divulgação)

A primeira novidade da marca alemã para 2014 será o A3 Sedan, que chega em janeiro.O G1 avaliou o modelo em 2013. Primeiro, o carro será importado; só abandonará o passaporte húngaro para ganhar cidadania brasileira no final de 2015, quando começa sua produção em São José dos Pinhais, no Paraná. Com motor 1.8 de 180 cv e porta-malas de 425 litros, terá como arquirrival oMercedes-Benz CLA, que também desembarca por aqui em janeiro. Entre março e abril, é a vez do S3 Sedan, versão esportiva de 300 cv.
Audi S3 hatch (Foto: Divulgação)

Mal o A3 Sedan terá chegado às concessionárias da marca, e o S3 hatchdesembarcará por aqui, ainda no 1º trimestre. Além do apelo visual, que inclui para-choques com entradas de ar maiores, grade com acabamento prateado, retrovisores em alumínio, rodas com novo desenho e escapamento de quatro saídas; o esportivo se destaca pelo bloco 2.0 TFSI, de 300 cv e 38,7 kgfm de torque – um dos responsáveis pela aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
Audi RS 7 (Foto: Divulgação)

Ainda dentro do 1º trimestre, começa a importação dos esportivos RS Q3 e RS 7, que ampliam a oferta da linha mais radical da marca, já composta no país por RS 4, RS 5 Coupé e RS 6. O SUV – primeiro a vestir a estirpe RS – traz motor 2.5 de 5 cilindros, de 310 cv e 42,8 kgfm de torque. Já o RS 7 alia luxo a um poderoso 4.0 V8 biturbo de 560 cv.
Audi S8 (Foto: Divulgação)

Para fechar os lançamentos do 1º semestre, a Audi traz o sedã topo de linha A8, que foi visto atualizado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro do ano passado. Além da reestilização – que inclui um conjunto ótico redesenhado e com lâmpadas de LED que podem ter a intensidade regulada –, o sedã traz motores mais econômicos e potentes, e equipamentos como Lane Assist (que detecta e corrige mudanças involuntárias de faixa) e sistema de auxílio a estacionamento, com câmera de 360º. De carona com o A8, chega também o S8, sua versão esportiva de 520 cv.
Audi A3 Cabriolet (Foto: Divulgação)

O 2º semestre de 2014 também será marcado pela chegada do A3 Cabriolet, conforme o G1já havia antecipado, durante o Salão de Frankfurt. Será a primeira vez que a variante conversível do hatch médio será vendida oficialmente no país. Elétrica, sua capota pode se abrir ou fechar em 18 segundos e ser acionada a até 50 km/h, de acordo com a marca. A versão para o Brasil ainda não está definida, mas é provável que o A3 Cabriolet venha com o motor 1.8 TFSI (180 cv), que já equipa a gama A3 por aqui.

BENTLEY
Bentley Flying Spur (Foto: Divulgação)

Quase um ano após sua estreia – durante o Salão de Genebra, na Suíça, em março –, o novo Bentley Flying Spur finalmente desembarcará no mercado nacional. A mudança mais marcante está no conjunto ótico, que recebeu LEDs de funcionamento diurno na frente e um novo contorno atrás. Esteticamente, mudam também rodas e para-choques. No interior, 600 peças são novas, de acordo com a marca inglesa. Sob o capô, o sedã traz um 6.0 W12 biturbo, de 625 cavalos de potência e 81,6 kgfm de torque.

BMW Série 2 Coupé (Foto: Divulgação)

Ao passar para a segunda geração, o Série 1 teve a versão cupê extinta. Quem assume o papel, então, é o Série 2, que, embora compartilhe a plataforma do hatch, tem visual distinto. Serão duas versões: 220i, equipada com um 4 cilindros de 184 cv , e M235i, com 6 cilindros e 326 cv – a configuração de entrada deve ser a primeira a aparecer.
BMW Série 4 Cabriolet (Foto: Divulgação)

A reestruturação na gama BMW inclui os inéditos Série 4 Coupé e Série 4 Cabriolet, que deixam para trás as versões cupê e conversível do Série 3. Os modelos seguem os traços do sedã, mas têm elementos distintos, como faróis, para-choques e lanternas. As configurações 428i e 435i levam motores 2.0 de 4 cilindros (243 cv) e 3.0 de 6 cilindros (304 cv), respectivamente. No conversível, destaque para o sistema que controla a temperatura ambiente automaticamente, considerando a velocidade do carro e a temperatura externa.
BMW M3 (Foto: Divulgação)

As principais ofertas de caráter esportivo da BMW serão os novos M3 e M4, revelados em dezembro de 2013. O novo desenho embala um marco na história do M3: pela primeira vez em 26 anos, o esportivo tem um motor turbo – no caso, um 3.0 de 6 cilindros de 425 cv e 56 kgfm de torque, que aposenta o antigo 4.0 V8 aspirado, com 11 cv e 15 kgfm a mais.
BMW Série 5 (Foto: Divulgação)

Novidade que não deve ter tanto impacto nas lojas da marca é o Série 5, que chega levemente reestilizado. Lançada em 2009, a geração F10 do sedã intermediário da marca recebeu sua primeira atualização de meia-vida em maio: para-choque dianteiro com novo desenho na base, faróis e rodas levemente redesenhados. Principal rival do Série 5, oMercedes-Benz Classe E também foi atualizado recentemente, trazendo, no entanto, mais novidades que o sedã da BMW.
BMW i3 (Foto: Divulgação)

Principal estrela da BMW no Salão de Frankfurt, o i3 confirma a chegada plena da marca aos carros essencialmente elétricos: o modelo não é uma adaptação de um carro já existente, e sim um projeto desenvolvido desde o princípio com essa finalidade. O i3 tem como principais qualidades: autonomia de 160 km, aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e tração traseira – atendendo, assim, quem busca eficiência energética sem abrir mão de desempenho e diversão ao volante.
BMW X1 (Foto: Divulgação)

Futuro BMW nacional, o X1 passará por uma reestilização antes de ser produzido em Araquari, no Norte de SC. A renovação do crossover – que, estima-se, incluirá novos para-choques, rodas, capô e faróis (com luzes diurnas de LEDs) – será revelada no Salão de Detroit, nos EUA, de 13 a 26 de janeiro. O X1 também não teve sua data de lançamento no Brasil confirmada.

CHEVROLET
Com praticamente toda a gama completa – as exceções são Celta, Classic e Montana –, a Chevrolet deve atravessar 2014 apenas com versões ou discretas reestilizações de modelos já existentes.

DODGE
Dodge Durango 2014 (Foto: Divulgação)

A marca americana lançará, no 1º semestre, uma atualização visual para o Durango.Recém-lançado no Brasil, o SUV terá os conjuntos óticos frontal e traseiro, para-choques e rodas redesenhados. Internamente, painel de instrumentos e volante mudam significativamente, trazendo mais informações e comandos, respectivamente. Além das atualizações visuais, o Durango 2014 ganha um novo câmbio de oito marchas em substituição ao atual, de cinco velocidades.

FIAT

Fiat 500 Abarth (Foto: Divulgação)

Com seus recursos destinados à nova fábrica de Goiana, em Pernambuco, a Fiat deve ser comedida em relação a grandes lançamentos. Entusiastas de esportivos, no entanto, podem esperar pelo 500 em sua configuraçãoAbarth, que chega no começo do ano importado do México, com motor 1.4 16V turbo de respeitáveis 162 cv e 23,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Também está "saindo do forno" uma versão mais barata do Palio, que teoricamente assumirá o lugar do Mille (que se despediu com a versão Grazie Mille) como carro de entrada da marca.

FORD
Ford Ka Concept (Foto: Divulgação)

O novo Ka é mais um passo da Ford rumo à globalização total de sua gama no Brasil. Segundo produto de alcance mundial criado por engenheiros e designers brasileiros (o primeiro é o EcoSport), o compacto ganha as ruas no final do 1º semestre com visual de New Fiesta e propulsor 1.0 de 3 cilindros – inédito para a Ford do Brasil –, que, ao lado de Hyundai HB20, VW Fox Bluemotion e, num futuro próximo, VW Up!, incrementa a lista de carros de entrada com motores mais potentes e econômicos.
Ford Fiesta ST (Foto: Divulgação)

2014 será um ano marcado, também, por um aquecimento (ainda que brando) no segmento de esportivos de entrada. Além da volta doHonda Civic Si e do lançamento do Fiat 500 Abarth, o Fiesta ST será um dos principais lançamentos na categoria de carros de performance elevada com preço ao redor dos R$ 100 mil. Com motor 1.6 16V turbo de 180 cv e câmbio manual de seis marchas, o Fiesta ST será uma das estrelas da Ford no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, de 30 de outubro a 9 de novembro.

GEELY
Geely GC2 (Foto: Divulgação)

Mais uma marca chinesa desembarcará em território nacional. Há pelo menos um ano ensaiando sua chegada ao Brasil, a dona da Volvo estreará no país em janeiro com o sedã médio EC7, que segundo a empresa será trazido apenas em sua versão completa (com ar-condicionado, direção hidráulica, bancos de couro, e vidros, travas, vidros e retrovisores elétricos, entre outros itens). No segundo trimestre, chega o hatch compacto GC2, que também promete uma lista de equipamentos mais recheada. A marca pretende comercializar 200 unidades/mês do EC7 e 300/mês do GC2.

HONDA
Honda Civic Si 2014 (Foto: Divulgação)

Discreta em 2013 – tendo lançado apenas a 9ª geração do Accord, o Civic com motor 2.0 e o CR-V flex –, a Honda terá um 2014 mais agitado: ainda sem data certa para a estreia, oCivic Si voltará ao mercado nacional. Agora em forma de cupê, o esportivo será importado dos EUA e terá sob o capô um novo motor 2.4 16V, de 201 cv e 23,4 kgfm de torque.
Honda Fit 2015 (Foto: Divulgação)

A grande novidade, no entanto, será a 3ª geração do Fit, que já roda em testes no Brasil, pouco tempo após a apresentação mundial do modelo. Com estreia prevista até abril, o monovolume pode retomar o câmbio CVT da 1ª geração e ter visual levemente distinto do japonês. Entre outros reposicionamentos mercadológicos em relação ao atual modelo, o novo Fit deve abandonar versões depenadas – como a recente CX, forte candidata a "mico", já que dispensa os freios ABS da lista de equipamentos três meses antes da aplicação da lei que justamente torna o equipamento de segurança obrigatório em todos os carros produzidos de 1º janeiro em diante.
Honda Civic (Foto: Divulgação)

Outro lançamento provável para 2014 será a reestilização precoce do Civic, que se alinhará ao modelo americano, ao reconfigurar para-choques, grade frontal, faróis e lanternas, além de atualizações superficiais no interior. Uma atualização do City e o lançamento do SUVVezel devem ficar para 2015.

JAC
Jac T6 (Foto: Divulgação)

2014 promete ser para a Jac Motors tão importante quanto 2011, ano em que a marca desembarcou no Brasil. A chinesa expandirá sua gama de modelos e terá, enfim, um SUV, produto fundamental para qualquer montadora que sonhe com números de vendas mais expressivos. Apresentado no último Salão de Xangai ainda como conceito e chamado de S5, o T6 será revelado oficialmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo, entre outubro e novembro. O SUV não será o único lançamento da Jac em 2014. Em janeiro, a marca apresenta a minivan T8, enquanto em fevereiro chegam às lojas o J3 S e o J3 Turin Sreestilizados e com motor 1.5 flex. Em maio, é a vez do J2 flex.

JAGUAR
Jaguar F-Type Coupé (Foto: Divulgação)

É natural que a Jaguar tenha guardado para 2014 o F-Type Coupé, aproveitando que o F-Type Convertible ainda é novidade no mercado. Sem data de lançamento definida, o esportivo seguirá as ofertas do conversível: 3.0 V6 Supercharged de 340 cv, 3.0 V6 Supercharged de 380 cv e 5.0 V8 Supercharged, de 495 cv. Os preços devem ficar pouco abaixo dos valores do conversível, vendido atualmente por R$ 419 mil, R$ 479,9 mil e R$ 559,9 mil, respectivamente – ficando, assim, pouco abaixo do Porsche 911 Carrera, rival que começa em R$ 589 mil. 

JEEP
Jeep Grand Cherokee 2014 (Foto: Divulgação)

A Jeep é quem abre a temporada de lançamentos de 2014. Nesta quarta-feira (8), a marca americana mostra o novo Grand Cherokee, lançado no Brasil em dezembro de 2010. O SUV se atualiza com novos conjuntos óticos dianteiro e traseiro, rodas, painel e volante redesenhados; e câmbio automático de oito marchas.
Jeep Cherokee 2014 (Foto: Divulgação)

O polêmico Jeep Cherokee – com faróis bem afilados e separados por um vinco da carroceria – chega em algum momento do 2º semestre, de acordo com a marca. Nos EUA, o modelo é equipado com um 2.4 16V Multiair de 183 cv (da Fiat, dona da Chrysler atualmente) e um 3.2 V6, de 274 cv – a Jeep ainda não confirma, porém, se as duas motorizações serão oferecidas no Brasil.

KIA
Kia Soul 2014 (Foto: Divulgação)

2014 começa em maio para a Kia, quando a marca coreana dá início à importação do novoSoul. O modelo mais representativo da montadora manteve o estilo peculiar, mas passou por uma notável transformação na frente e na traseira, esta com tampa do porta-malas em boa parte envidraçada. Há grandes mudanças também no interior, que tem painel, volante e bancos redesenhados, além de novos padrões de acabamento. A 2ª geração também estreia uma nova plataforma, mais larga e comprida.
Kia Quoris (Foto: Divulgação)

Revelado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012, o Quoris, enfim, desembarca no mercado brasileiro. O sedã top de linha da Kia tentará fazer frente a modelos de alto luxo, como o BMW Série 7. Além do visual semelhante, as dimensões se equivalem: são 5,09 m de comprimento, 3,04 m de entreeixos e 1,90 m de largura. Seu motor é um 3.8 V6, de 290 cv.

LAND ROVER
Land Rover Discovery 2014 (Foto: Divulgação)

A Land Rover desenvolve atualmente uma série de novos modelos, como o sucessor do Defender, as novas gerações de Discovery e Freelander, e novos integrantes da família Range Rover. Nenhum deles, no entanto, aparecerá por aqui tão cedo. Em 2014, as novidades serão um câmbio de nove marchas para o Evoque, séries especiais – como aSicilian Yellow, do próprio Evoque –, facelifts para modelos já à venda – como a doDiscovery, que ganha atualizações nos faróis e leva o nome estampado no capô – e atualizações de motores.

MASERATI
Maserati Ghibli (Foto: Divulgação)

Era para ser em 2013, mas a Maserati deixou para o início de 2014 as vendas do Ghibli, sedã menor que o tradicional Quattroporte e que vem para rivalizar com o Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E – é a primeira vez na história que a marca italiana oferece dois sedãs distintos simultaneamente. O Maserati Ghibli será lançado no Brasil com motor 3.0 V6 turbo, de 330 cv – na versão S, o motor passa a ser biturbo e entrega 410 cv. É também o primeiro sedã da marca a ser equipado com um motor diesel (que não virá para o mercado brasileiro).

MERCEDES-BENZ

Mercedes-Benz CLA (Foto: Divulgação)

Assim como as rivais Audi e BMW, a Mercedes será uma das campeãs de lançamentos em 2014. A maratona começa já no dia 22 de janeiro, quando a marca alemã apresenta à imprensa especializada o CLA, principal estrela da empresa em 2013, cuja missão é cativar o público mais jovem. A versão mais cotada para inaugurar a gama no Brasil é a CLA 250, com motor 2.0 turbo de 211 cv – a CLA 180, dotada de bloco de 1,6 litro e 122 cv, deve vir na sequência, assim como o CLA 45 AMG, de 360 cv.
Mercedes-Benz GLA (Foto: Divulgação)

Lançamento mais importante da Mercedes no Brasil em 2014, o GLA começa a ser vendido por aqui no segundo semestre, possivelmente acompanhado de sua variante esportiva AMG. Num primeiro momento importado, ocrossover será produzido no Brasil a partir de 2016 e terá motor flex. Com o GLA, a Mercedes entra num segmento disputadíssimo mundialmente, que tem como protagonistas modelos como o Audi Q3, BMW X1 e Land Rover Range Rover Evoque, e vem engrossando com Peugeot 2008, Ford EcoSport, Chevrolet Tracker/Opel Mokka e Honda Vezel.
Mercedes Classe C 2015 (Foto: Divulgação)

O novo Classe C é outro modelo do segmento premium que chega como importado antes de virar nacional. Carro mais vendido da história da Mercedes, o sedã chega à quarta geração mais comprido, mais largo e, por outro lado, mais leve em até 100 kg. Além do visual totalmente renovado – que se alinha com a atual identidade estética da marca e se aproxima do Classe S –, o interior foi repaginado, apresentando um caráter mais jovem. A lista de equipamentos também foi incrementada, e agora traz alertas de colisão e troca involuntária de faixa, sistema multimídia em tela de 8,4 polegadas, entre outros itens. Sua estreia oficial será no Salão de Detroit (de 13 a 26 de janeiro) e o lançamento por aqui está previsto para o segundo semestre – a versão AMG deve chegar pouco depois.
Mercedes S63 AMG (Foto: Divulgação)

Equipado com um 5.5 V8 biturbo, de 593 cv e poderosos 91,8 kgfm de torque, o S63 faz de 0 a 100 km/h em 4 segundos e tem velocidade máxima limitada em 250 km/h. Até 100 kg mais leve em relação à geração anterior, o sedã pode alcançar 9,9 km/l de consumo de combustível, segundo a marca. Suas vendas começam no 1º semestre.

MINI
Mini Cooper 2014 (Foto: Divulgação)

Os novos Cooper e Cooper S estão 9,8 cm mais compridos (3,82 m), 4,4 cm mais largos (1,73 m) e 7 cm mais altos (1,41 m), enquanto a distância entre-eixos foi estendida em 2,8 cm, totalizando 2,49 m. O porta-malas também cresceu, e agora comporta 211 litros – 51 a mais que o antecessor. Há também mais equipamentos, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, auxílio a estacionamento (com câmera) e head-up display, entre outros. Outra mudança significativa na cabine foi no painel central, que deixa de abrigar o gigante velocímetro – agora transferido para a coluna de direção – para exibir funções diversas do veículo e do sistema de entretenimento. Novos motores turbo foram desenvolvidos para o modelo: 1.5 de 3 cilindros e 136 cv para o Cooper e 2.0 de 4 cilindros e 192 cv para o Cooper S. As lojas da Mini na Europa começam a receber o novo Cooper apenas no 2º trimestre – portanto, aqui, a novidade só chega no 2º semestre.

NISSAN
Nissan March 2014 (Foto: Divulgação)

Após atualizar os sedãs Sentra e Altima, é a vez de o March passar por uma atualização em busca de um volume menos tímido de vendas. Faróis, grade, para-choques e lanternas foram redesenhados, enquanto o interior também recebeu discretas atualizações. A maior novidade para o hatch de entrada, no entanto, será sua produção nacional: o March deixa de ser importado do México e passa a ser fabricado na nova planta da Nissan em Resende (RJ), de onde também sairá, a partir do 2º semestre, o sedã Versa.

PEUGEOT
Peugeot 208 GTi (Foto: Divulgação)

A Peugeot não deve assistir imóvel à chegada do Civic Si, do 500 Abarth e do Fiesta ST. Segundo fontes ligadas à marca, a empresa analisa duas opções: importar o GTi da França, com motor 1.6 turbo de 200 cv, câmbio manual e carroceria de duas portas, ou equipar o modelo nacional com o mesmo THP 1.6 turbo já disponível nas linhas 308 e 408.

PORSCHE
Porsche Macan (Foto: Divulgação)

Revelado mundialmente em dezembro, oMacan se juntará ao Audi Q3, BMW X1 e Volvo XC60 na briga para desbancar o Land Rover Evoque da liderança do segmento de SUVs compactos de luxo. Já exibido no site da marca no Brasil, o Macan deve chegar nas versões S e Turbo – a primeira é equipada com um 3.0 V6 biturbo, de 340 cv, enquanto a top de linha traz um inédito 3.6 V6 biturbo, de 400 cv, capaz de levar o modelo aos 100 km/h em 4,8 segundos e à velocidade máxima de 266 km/h, segundo dados da marca. As duas configurações têm tração integral, câmbio de dupla embreagem e sete marchas.
Porsche 918 Spyder (Foto: Divulgação)

Ao estacionar nos showrooms das cinco lojas da Porsche no Brasil, o 918 Spyder será o carro mais avançado tecnologicamente disponível no país. Será também o mais potente, desbancando a Ferrari F12berlinetta V12, de 740 cv: juntos, o motor V8 a gasolina de 4,6 litros e 608 cv e os dois elétricos – um montado no eixo dianteiro, de 156 cv, e outro no traseiro, de 129 cv – geram 887 cv e estonteantes 130,5 kgfm de torque, números que levam o roadster aos 100 km/h em 2,6 segundos e à velocidade máxima de 345 km/h. Mesmo no modo exclusivamente elétrico, o 918 Spyder não deixa a esportividade de lado, ao ir de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e chegar aos 150 km/h, segundo dados da Porsche. Por outro lado, os números superlativos de potência e torque não impedem que o modelo seja econômico. Segundo a Porsche, o 918 Spyder pode rodar exclusivamente no modo elétrico entre 16 e 32 km, o que lhe garante um consumo médio de 32,3 km/l. O preço também deverá ser exorbitante: na Alemanha, o modelo custa 768.026 euros – aproximadamente R$ 2,5 milhões, sem impostos.

RENAULT
Renault Sandero (Foto: Divulgação)

Gostou do novo visual do Logan? Pois espere até julho (ou, no máximo, agosto) para vê-lo também no Sandero. O hatch se alinhará à atual identidade visual da marca, concebida pelo holandês Laurens van den Acker, e é possível que alguns detalhes em seu desenho sejam distintos, para diferenciá-los. O hatch também adotará algumas evoluções aplicadas ao sedã em outros departamentos, como o Media NAV 1.2 – sistema multimídia que traz GPS, conexão Bluetooth e os programas para redução de consumo de combustível Eco-Scoring e Eco-Coaching –, novo volante mais ergonômico, painel emprestado do Fluence (mais bonito e de fácil leitura), suspensão dianteira com barra estabilizadora, direção com nova assistência variável e melhorias no isolamento acústico da cabine.
Renault Captur (Foto: Divulgação)

O Duster cumpre a contento suas metas de venda – ultrapassou as 50 mil unidades em 2013 –, mas não tem status e refinamento técnico nem visual para sobreviver num dos segmentos que mais crescerão nos próximos dois anos. Portanto, para enfrentar Ford EcoSport, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008,Honda Vezel e Volkswagen Taigun na briga entre os SUVs compactos, a Renault vai escalar o Captur, que chega no 2º semestre importado da França – estima-se que o modelo passe a ser produzido no Brasil a partir de 2015 ou 2016. A escolha do Captur em prejuízo do Duster tem suas razões: embora menor, o francês terá motor 1.2 turbo, câmbio automatizado de dupla embreagem, acabamento mais caprichado e visual mais atraente. Também preencherão o ano de 2014 algumas séries especiais, a exemplo da Tech Road I e Tech Road II do Duster. E o Megane R.S., dado como carta fora do baralho nos últimos meses, ainda tem chances de ser importado.

TOYOTA
Toyota Corolla 2014 (Foto: Divulgação)

Não é sem motivo o Corolla ter entregado ao Civic a liderança do segmento de sedãs médios em 2013. Sem grandes mudanças há quase dois anos e praticamente o mesmo carro desde 2008, o representante da Toyotaé o mais defasado da categoria. Isso até o fim do 1° semestre de 2014, quando a 11ª geração do modelo será lançada no Brasil. Além de mais comprido (4,63 m, 9,9 cm a mais), mais largo (1,76 m, ganho de 1,6 cm) e mais baixo (1,45 m de altura, redução de 1 cm), o Corolla terá visual igual ao do modelo europeu, além de um interior totalmente renovado. Outra mudança tardia é o câmbio de quatro marchas, que enfim será aposentado e substituído por uma caixa de mais velocidades. O novo Corolla será o principal lançamento da Toyota em 2014, mas não o único: a marca japonesa também apresentará os novos Hilux e SW4.

TROLLER
Troller TR-X (Foto: Divulgação)

Revelado no Salão do Automóvel de 2012, o protótipo TR-X deve ser apresentado pela marca cearense no Salão de 2014 já em sua versão final, de produção. Ainda não há uma confirmação da Troller sobre o papel do novo veículo: ele pode se juntar ao T4 na gama ou suceder o jipe atual – possibilidade mais provável.

VOLKSWAGEN
Volkswagen Up! (Foto: Divulgação)

Substituto do Gol G4 como carro de entrada da Volkswagen, o Up! será apresentado à imprensa especializada nos dias 4 e 5 de fevereiro, invadindo as concessionárias da marca na sequência. O modelo foi lançado em 2011 na Europa, e o exemplar nacional – que será fabricado na planta de Taubaté, no interior de São Paulo – repete parcialmente o visual e algumas soluções do Up! europeu: para cortar custos de produção, o carro nacional tem parte da tampa do porta-malas em aço, e não totalmente em vidro, como o original. Equipado com motor 1.0 de 3 cilindros – já presente no Fox Bluemotion –, o compacto será lançado nas versões duas e quatro portas.

fonte:
Auto Esporte