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sábado, 27 de maio de 2017
MÚSICAS
MÚSICAS
ATIREI O PAU NO GATO
ATIREI O PAU NO GATO TO
MAS O GATO TO
NÃO MORREU REU REU
DONA CHICA CA
ADMIROU-SE SE
DO MIAU, DO MIAU
QUE O GATO DEU
MIAU…
MAS O GATO TO
NÃO MORREU REU REU
DONA CHICA CA
ADMIROU-SE SE
DO MIAU, DO MIAU
QUE O GATO DEU
MIAU…
O CRAVO E A ROSA
O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO SAIU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA.
O CRAVO FICOU DOENTE
A ROSA FOI VISITAR
O CRAVO TEVE UM DESMAIO
E A ROSA PÔS-SE A CHORAR.
DEBAIXO DE UMA SACADA
O CRAVO SAIU FERIDO
E A ROSA DESPEDAÇADA.
O CRAVO FICOU DOENTE
A ROSA FOI VISITAR
O CRAVO TEVE UM DESMAIO
E A ROSA PÔS-SE A CHORAR.
CIRANDINHA
CIRANDA, CIRANDINHA,
VAMOS TODOS CIRANDAR,
VAMOS DAR A MEIA VOLTA,
VOLTA E MEIA VAMOS DAR.
O ANEL QUE TU ME DESTE,
ERA VIDRO E SE QUEBROU,
O AMOR QUE TU ME TINHAS,
ERA POUCO E SE ACABOU.
POR ISSO MENINA AGORA
ENTRE DENTRO DESSA RODA,
DIGA UM VERSO BEM BONITO,
DIGA ADEUS E VÁ EMBORA.
VAMOS TODOS CIRANDAR,
VAMOS DAR A MEIA VOLTA,
VOLTA E MEIA VAMOS DAR.
O ANEL QUE TU ME DESTE,
ERA VIDRO E SE QUEBROU,
O AMOR QUE TU ME TINHAS,
ERA POUCO E SE ACABOU.
POR ISSO MENINA AGORA
ENTRE DENTRO DESSA RODA,
DIGA UM VERSO BEM BONITO,
DIGA ADEUS E VÁ EMBORA.
MARCHA SOLDADO
MARCHA SOLDADO
CABEÇA DE PAPEL!
QUEM NÃO MARCHAR DIREITO
VAI PRESO PRO QUARTEL.
O QUARTEL PEGOU FOGO
A POLICIA DEU O SINAL
ACODE,ACODE, ACODE A BANDEIRA NACIONAL.
CABEÇA DE PAPEL!
QUEM NÃO MARCHAR DIREITO
VAI PRESO PRO QUARTEL.
O QUARTEL PEGOU FOGO
A POLICIA DEU O SINAL
ACODE,ACODE, ACODE A BANDEIRA NACIONAL.
CAI, CAI BALÃO
CAI, CAI BALÃO
CAI, CAI BALÃO
AQUI NA MINHA MÃO.
NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO
NÃO CAI NÃO,
CAI NA RUA DO SABÃO.
CAI, CAI BALÃO
CAI, CAI BALÃO
AQUI NA MINHA MÃO
NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ
TENHO MEDO DE APANHAR.
CAI, CAI BALÃO
AQUI NA MINHA MÃO.
NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO
NÃO CAI NÃO,
CAI NA RUA DO SABÃO.
CAI, CAI BALÃO
CAI, CAI BALÃO
AQUI NA MINHA MÃO
NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ
TENHO MEDO DE APANHAR.
TEREZINHA DE JESUS
TEREZINHA DE JESUS
DE UMA QUEDA FOI AO CHÃO
ACUDIRAM TRÊS CAVALHEIROS
TODOS TRÊS, COM CHAPÉU NA MÃO.
O PRIMEIRO, FOI SEU PAI
O SEGUNDO, SEU IRMÃO
O TERCEIRO FOI AQUELE
A QUEM TERESA DEU A MÃO.
DA LARANJA QUERO UM GOMO
DO LIMÃO QUERO UM PEDAÇO
DA MORENA MAIS BONITA
QUERO UM BEIJO E UM ABRAÇO.
SAPO CURURU
SAPO CURURU
DA BEIRA DO RIO
QUANDO O SAPO GRITA
OH! MANINHA
É PORQUE TEM FRIO.
A MULHER DO SAPO
DEVE ESTAR LÁ DENTRO
FAZENDO RENDINHA
OH! MANINHA
PRO SEU CASAMENTO.
DA BEIRA DO RIO
QUANDO O SAPO GRITA
OH! MANINHA
É PORQUE TEM FRIO.
A MULHER DO SAPO
DEVE ESTAR LÁ DENTRO
FAZENDO RENDINHA
OH! MANINHA
PRO SEU CASAMENTO.
A CANOA VIROU
A CANOA VIROU
POIS DEIXARAM ELA VIRAR
FOI POR CAUSA DE [FULANA]
QUE NÃO SOUBE REMAR.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA [FULANA]
DO FUNDO DO MAR.
SIRI PRA CÁ
SIRI PRA LÁ
[FULANA] É BELA
E QUER CASAR.
COELHINHO
DE OLHOS VERMELHOS
DE PÊLO BRANQUINHO
ORELHAS BEM GRANDES
EU SOU O COELHINHO
SOU MUITO ASSUSTADO
PORÉM SOU GULOSO
POR UMA CENOURA
EU FICO MANHOSO
EU PULO PRA FRENTE
EU PULO PRA TRÁS
DOU MIL CAMBALHOTAS
SOU FORTE DEMAIS
COMI UMA CENOURA
COM CASCA E TUDO
TÃO GRANDE ELA ERA
FIQUEI BARRIGUDO
DE PÊLO BRANQUINHO
ORELHAS BEM GRANDES
EU SOU O COELHINHO
SOU MUITO ASSUSTADO
PORÉM SOU GULOSO
POR UMA CENOURA
EU FICO MANHOSO
EU PULO PRA FRENTE
EU PULO PRA TRÁS
DOU MIL CAMBALHOTAS
SOU FORTE DEMAIS
COMI UMA CENOURA
COM CASCA E TUDO
TÃO GRANDE ELA ERA
FIQUEI BARRIGUDO
CAPELINHA DE MELÃO
CAPELINHA DE MELÃO
É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO, É DE ROSA
É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ACORDA NÃO!
ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI JOÃO!
É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO, É DE ROSA
É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ACORDA NÃO!
ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI JOÃO!
O BALÃO VAI SUBINDO
O BALÃO VAI SUBINDO
VEM CAINDO A GAROA
O CÉU É TÃO LINDO
E A NOITE É TÃO BOA
SÃO JOÃO, SÃO JOÃO,
ACENDE A FOGUEIRA
DO MEU CORAÇÃO.
VEM CAINDO A GAROA
O CÉU É TÃO LINDO
E A NOITE É TÃO BOA
SÃO JOÃO, SÃO JOÃO,
ACENDE A FOGUEIRA
DO MEU CORAÇÃO.
BORBOLETINHA
BORBOLETINHA
TÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PRA VOVOZINHA
POTI, POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
NARIZ DE PICA PAU.
TÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE
PRA VOVOZINHA
POTI, POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
NARIZ DE PICA PAU.
INDIOZINHOS
UM, DOIS, TRÊS INDIOZINHOS
QUATRO, CINCO, SEIS INDIOZINHOS
SETE, OITO, NOVE INDIOZINHOS
DEZ NUM PEQUENO BOTE
IAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO
QUANDO UM JACARÉ SE APROXIMOU
E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
QUASE, QUASE VIROU.
QUATRO, CINCO, SEIS INDIOZINHOS
SETE, OITO, NOVE INDIOZINHOS
DEZ NUM PEQUENO BOTE
IAM NAVEGANDO PELO RIO ABAIXO
QUANDO UM JACARÉ SE APROXIMOU
E O PEQUENO BOTE DOS INDIOZINHOS
QUASE, QUASE VIROU.
CASINHA
FUI MORAR NUMA CASINHA- NHA
INFESTADA- DA DE CUPIM- PIM- PIM
SAIU DE LÁ- LÁ- LÁ
UMA LAGARTIXA-XÁ
OLHOU PRA MIM
OLHOU PRA MIM E FEZ ASSIM:
SMACK! SMACK
INFESTADA- DA DE CUPIM- PIM- PIM
SAIU DE LÁ- LÁ- LÁ
UMA LAGARTIXA-XÁ
OLHOU PRA MIM
OLHOU PRA MIM E FEZ ASSIM:
SMACK! SMACK
A DONA ARANHA
A DONA ARANHA SUBIU PELA PAREDE.
VEIO A CHUVA FORTE E A DERRUBOU.
A CHUVA JÁ PASSOU.
O SOL JÁ VEM SURGINDO.
E A DONA ARANHA CONTINUA SUBINDO
ELA É TEIMOSA E DESOBEDIENTE
SOBE, SOBE, SOBE
NUNCA ESTÁ CONTENTE.
LOBO MAU
PELA ESTRADA A FORA, EU VOU BEM SOZINHA
LEVAR ESSES DOCES PARA A VOVOZINHA
ELA MORA LONGE, O CAMINHO É DESERTO
E O LOBO MAU PASSEIA AQUI POR PERTO
MAS À TARDINHA, AO SOL POENTE
JUNTO À MAMÃEZINHA DORMIREI CONTENTE.
LEVAR ESSES DOCES PARA A VOVOZINHA
ELA MORA LONGE, O CAMINHO É DESERTO
E O LOBO MAU PASSEIA AQUI POR PERTO
MAS À TARDINHA, AO SOL POENTE
JUNTO À MAMÃEZINHA DORMIREI CONTENTE.
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Ditado para sondagem na alfabetização
Ditado para sondagem na alfabetização
Ano:
1º e 2º ano
Tempo estimado:
Uma aula.
Tematização:
1º e 2º ano
Tempo estimado:
Uma aula.
Tematização:
Você
deve realizar a primeira sondagem no início do período letivo e,
depois, ao fim de cada bimestre, mantendo um registro criterioso do
processo de evolução das hipóteses de escrita das crianças. Ao mesmo
tempo, é fundamental uma observação cotidiana e atenta do percurso dos
alunos.
Introdução:
Nos
primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa
imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de
escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que
permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças
têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as
necessidades de aprendizagem.
Tematização:
Por
que devemos fazer o diagnóstico inicial das hipóteses de escrita dos
alunos? Além de objetivos práticos como a organização de parcerias
produtivas de trabalho e o acompanhamento da evolução dos alunos, a
realização da sondagem pressupõe um respeito intelectual do professor em
relação ao conhecimento do aluno. Significa assumir que os alunos
pensam sobre a língua escrita - formulando hipóteses sobre o seu
funcionamento - e que é primordial para o desenvolvimento de um bom trabalho conhecer detalhadamente o que eles pensam sobre o sistema alfabético.
Objetivo:
Escrever uma lista de palavras e uma frase, ditadas pelo professor, colocando em jogo todos os conhecimentos disponíveis
Tematização:
A
sondagem não é um momento para ensinar conteúdos e sim para o aluno
mostrar ao professor o que pensa sobre o sistema alfabético de escrita.
Portanto, o único objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos
escrevam da maneira como acreditam que as palavras devem ser escritas.
Material necessário:
Papel e lápis.
Desenvolvimento:
Atividade
deve ser feita individualmente. Chame um aluno por vez e explique que
ele deve tentar escrever algumas palavras e uma frase que você vai
ditar. Escolha palavras do mesmo campo semântico, como por exemplo:
lista das comidas de uma festa de aniversário, frutas, animais etc.
O
ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma
trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba. Ao
ditar, NÃO marque a separação das sílabas, pronunciando normalmente as
palavras. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo
menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno
volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da
palavra permanece estável mesmo num contexto diferente.
Tematização:
A
escolha das palavras do ditado deve ser muito cuidadosa. Evite
palavras que tenham vogais repetidas em sílabas próximas, como ABACAXI,
por exemplo, por causar um grande conflito para as crianças que estão
entrando no Ensino Fundamental, cuja hipótese de escrita talvez faça
com que creiam ser impossível escrever algo com duas ou mais letras
iguais. Por exemplo: um aluno com hipótese silábica com valor sonoro
convencional, que utiliza vogais, precisaria escrever AAAI. Os
monossílabos ficam para o fim do ditado. Esse cuidado deve ser tomado
porque, no caso de as crianças escreverem segundo a hipótese do número
mínimo de letras, poderão se recusar a escrever se tiverem de começar
por ele.
Confira 3 sugestões de grupos de palavras e frases para o ditado:
Sugestão 1
CENTOPÉIA
JOANINHA
FORMIGA
MINHOCA
ABELHA
LESMA
GRILO
RÃ
A FORMIGA MORA NO JARDIM.
Sugestão 2
MUSSARELA
ESCAROLA
TOMATE
PALMITO
PRESUNTO
ALHO
ATUM
COMEMOS PIZZA DE MUSSARELA COM TOMATE.
Sugestão 3
REFRIGERANTE
MORTADELA
PRESUNTO
MANTEIGA
QUEIJO
SUCO
PÃO
NO LANCHE DE HOJE TEREMOS PÃO COM MORTADELA.
Fique
atento às reações dos alunos enquanto escrevem e anote o que eles
falam, sobretudo de forma espontânea, isso pode ajudar a perceber quais
as ideias deles sobre o sistema de escrita.
A cada palavra ditada, peça para que o aluno leia em voz alta o que acabou de escrever.
Tematização:
Pré-silábica, sem variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras.
O aluno diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de "escritos"
(que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos,
símbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global,
com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos,
com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre as
palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando
por todo o registro escrito.
Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos,
com variação de caracteres dentro da palavra e entre as palavras
(variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o aluno
considera que coisas É imprescindível pedir que a criança leia o que
escreveu. Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita,
durante a leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não
relações entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o
falado e o escrito - ou se lê aleatoriamente.
Anote
em uma folha à parte como o aluno faz a leitura, se aponta com o dedo
cada uma das letras, se lê sem se deter em cada uma das partes, se
associa aquilo que fala à escrita, em que sentido faz a leitura etc.
Avaliação:
Finalmente, analise qual hipótese de escrita o aluno demonstrou na atividade.
Hipóteses
de escrita mais comunsdiferentes devem ser escritas de forma
diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando
por todo o registro escrito.
Silábica com letras não pertinentes ou sem valor sonoro convencional.
Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se
escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela
sílaba. A leitura é silabada.
Silábica com vogais pertinentes ou com valor sonoro convencional de vogais.
Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem
correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela
vogal. A leitura é silabada.
Silábica com consoantes pertinentes ou com valor sonoro convencional de consoantes.
Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem
correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela
consoante. A leitura é silabada.
Silábica com vogais e consoantes pertinentes.
Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem
correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada ora
pela vogal, ora pela consoante. A leitura é silabada.
Silábico-alfabética. Este nível marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.
Alfabética inicial.
Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita,
entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um
valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as
convenções ortográficas.
Alfabética.
Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita,
entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um
valor sonoro menor do que a sílaba e também domina as convenções
ortográficas.
Fonte: Site da Revista Nova Escola.
ATIVIDADE MATEMÁTICA NUMERAIS E DEZENA
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