Esta é a sexta geração do Chevrolet Camaro, o modelo mudou por completo em relação a geração passada lançada em 2009, é feito sobre uma nova plataforma, conta com carroceria mais leve, além de adotar novas opções de motores, partindo do 2.0 Turbo, 3.6 V6 ate o LT1 6.2 V8 com 455cv da versão SS, o interior também mudou tudo, apresenta um acabamento mais detalhado, e novos recursos de eletrônica.
Nova plataforma e medidas…
Esta nova plataforma é mais rígida e um pouco menor em comparação a anterior, no geral o carro ficou menor, mais baixo e esbelto, se parecendo mais um coupé esportivo, do que um grandalhão sedan musculoso de 2 portas , em termos de medidas, o peso do novo Camaro 2016 é mais de 90 kg mais leve, ele ficou nada menos do que 5.8 cm mais curto e 2.5 cm mais baixo.
Design…
Apesar de ser construido em uma plataforma totalmente nova, e adotar uma carroceria nova, a Chevrolet optou por manter o já consagrado estilo do Camaro, fazendo uma espécie de atualização das linhas dada ao modelo em 2009, o que pode decepcionar um pouco quem esperava por mudanças mais radicais no estilo do muscle car americano, ele ainda parece um Transformers.
No geral as linhas do Camaro 2016 são mais fluídas e agressivas, a dianteira adotou faróis mais finos, assim como a grade, já o para-choque ficou bem mais agressivo, contando com grade trapezoidal em formato de boca, com largas tomadas de ar nas extremidades dependendo da versão.
Já nas laterais o desenho da linha de cintura elevada, e o formato das janelas foram mantidos praticamente o mesmo da geração anterior, enquanto a traseira ficou mais curta, as lanternas também também foram apenas retocadas, lembram bastante as usadas pelo modelo até então, a tampa do porta malas e o para-choque também foram redesenhados.
Do lado de dentro o novo Chevrolet Camaro 2016 traz um painel completamente novo, com um estilo mais clássico e retrô, bem mais limpo e interessante do que o antigo, note as saídas de ar do painel, o design do console central e os detalhes nas portas. Repare ainda no cluster totalmente digital com tela LCD TFT, que pode ser configurado a exemplo do Audi TT, há ainda sistema multi-mídia com tela de 8 polegadas. A eletrônica a bordo ficou consideravelmente mais avançada entre os destaque estão um sistema que permite ao motorista escolher entre quatros modos de condução: “snow”, “tour”, “sport” e “track”, essa última exclusiva da versão top SS. Para os puristas ou que queria poder dar “cavalo de pau” com o novo Camaro, neste novo modelo isso será impossível, já que o carro vira com um novo freio de estacionamento eletrônico, acionado por um botão no painel.
No geral a cabine traz um layout minimalista, porém muito construída, contará ainda com um sofisticado sistema de iluminação com 24 cores diferentes, no painel, console central e painel das portas
Novo motores…
Mais vamos a parte que mais interessa, o Camaro ainda continua sendo um máquina de devorar o asfalto, um mostro de adrenalina, a versão mais mansa do muscle car trará um bloco 2.0, turbo quatro cilindros com 275 CV e 40.78 kgm de torque, há ainda uma configuração intermediária turbo V6 3.6 com 330 CV de potência além da sanguinária versão SS – que conta com um poderoso V8 6.2L calibrado para entregar 455 CV de potência (é a versão SS mais potente já construída na história do Camaro). Já a transmissão pode ser manual de seis velocidades ou automática de oito marchas. Na configuração mais básica a prova de 0 a 96 km/h é feita em 6 segundos de acordo com a GM.
Considerados por muitos o melhor dos muscle car americanos, o Chevy Camaro deve continuar por muitos e muitos anos como um dos carros mais desejados da América, um verdadeiro mito. Vale lembrar que no próximo ano essa lenda do mundo automotivo completa 50 anos de vida, a primeira geração chegou ao mercado em 1966 dois anos depois do arquirrival Ford Mustang. Segundo a GM o Novo Camaro 2016 começa a ser vendido no próximo trimestre, já no Brasil a novidade deve ser lançado apenas em 2016.