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PENSE NISSO:

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quinta-feira, 28 de março de 2013

Acidente grave deixa um adolescente morto e outro gravemente ferido em Rodeio - SC.


A colisão foi entre uma moto Kawasaki Ninja, da cidade de Blumenau e um Corsa de Rodeio. O acidente ocorreu por volta das 22h20min desta quarta-feira (27), na Rua Barão do Rio Branco. O condutor da motocicleta, Deivid Amadeu Pegoretti, de 19 anos, estava gravemente ferido e foi conduzido para o Hospital e Maternidade Oase, de Timbó, pelo SAMU de Ascurra. O carona, Daniel Augusto de Deus Zieguel, de 17 anos, também ficou gravemente ferido e foi conduzido pela equipe dos Bombeiros Voluntários da União para o mesmo Hospital.


Segundo informações do Hospital Oase repassadas pelos Bombeiros Voluntários, Deivid não resistiu aos ferimentos e morreu por volta da 1h da madrugada. Daniel foi transferido Hospital Santa Isabel de Blumenau.


No Corsa estavam duas pessoas, o condutor Leonardo Marcos Moser, de 21 anos, que apresentava ferimentos leves e a carona a Giovana Maria Moser, de 19 anos, que não apresentava ferimentos. Os dois recusaram transporte para o hospital.
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jornalismo@detudoumpoucosc.com.br

PÁSCOA.


Qual é o significado da Páscoa?
Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera, que representava e ainda representa uma estação que traz vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento.
Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes dependendo da religião.
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
- Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
- Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.

Além de toda a significação religiosa a Páscoa e uma comemoração alegre para as crianças, pois é repleta de símbolos, ovos coloridos e muitas brincadeiras divertidas.
Entre os símbolos que marcam a comemoração da Páscoa, temos:
O coelho da Páscoa representa a abundância de vida, pelo fato da prole deste animal ter um grande número de filhotes. Isto se relaciona com o cristianismo pela perspectiva da Vida Nova anunciada por Jesus em sua ressurreição, além de lembrar a fecundidade da palavra de Deus entre os povos. Este símbolo foi trazido para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII. Era tradição em vários países contar às crianças que o coelho visitava as casas e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem, tradição esta que ocorre até os nossos dias e é bem divertida!
O ovo de Páscoa simboliza o começo da vida, por isso eram oferecidos aos familiares e amigos nesta época. Antigamente não existiam ovos de chocolate, então usava-se ovos cozidos e depois decorados. Essa tradição continua em muitos países até hoje, mas... Depois de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!
A colomba pascal tem o formato da "pomba da paz" que significa a vinda do Espírito Santo. Conta a lenda que este símbolo surgiu na vila de Pavia, na Itália, onde um confeiteiro teria evitado a invasão da vila oferecendo este agrado ao rei, mantendo assim a paz no local.
O mais antigo símbolo da Páscoa é o cordeiro. De acordo com o Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação da libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Já no Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus sacrificado uma vez por todas em prol da salvação de toda a humanidade.
Círio pascal é uma vela acesa que significa o renascimento e a luz que ilumina nossos caminhos. Em muitos locais é comum o círio pascal ser transportado de um local à outro nas procissões.
Já o girassol é a forma de mostrar que a humanidade deve seguir a luz de Deus, assim como essa flor acompanha a luz do sol onde quer que o sol esteja.
O símbolo da despedida de Jesus entre os apóstolos antes de ser crucificado é o pão e o vinho. Eles marcam também o anuncio de uma nova vida que começaria em breve.
Na mesa o almoço de Páscoa, nada mais adequado que colocar trigo e uva, que representam o pão e o vinho da Santa Missa.
Os sinos da Páscoa cantam a alegria da ressurreição e soando junto com os cânticos de aleluia para anunciar novos tempos e alma nova para o povo.

Já as brincadeiras de Páscoa são muito divertidas...
Além da tradicional brincadeira de procurar os ovos escondidos pelo coelhinho, é bem divertido também colocar vários ovinhos bem pequenos em cestas e organizar as crianças em equipes Quem contar mais rapidamente é o vencedor e leva o prêmio.
Já brincou de corrida do ovo? É bem divertida: no pátio da escola ou no quintal de casa, as crianças deverão levar ovos cozidos em uma colher de um lado a outro sem deixar que eles caiam. Parece fácil, mas não é não! Como prêmio, quem chegar primeiro sem derruba o ovo poderá ganhar um ovo de Páscoa.
Outra brincadeira bem divertida é coelhinho sai da toca: as crianças são divididas em grupos de três e formam um grande círculo. De cada três, dois ficam um na frente do outro, dão as mãos e erguem os braços. O terceiro fica no meio, embaixo dos braços unidos dos amigos, fazendo o papel de um coelho dentro da toca. No centro do círculo ficará uma única criança, que será um coelho solitário. Uma pessoa do grupo é escolhida para gritar: “Coelhinho, sai da toca!". Nessa hora, todos os coelhinhos saem de suas tocas e aquele que estava no círculo também. E todos procuram uma nova toca. Quem ficar sem toca vai para o centro e a brincadeira continua.
Para brincar de corrida de coelhos é preciso ter muito fôlego, veja só: dividir as crianças em duas ou mais equipes. Marcar com o giz a linha de saída/chegada e com os cones o ponto de retorno. As equipes deverão permanecer em colunas atrás da linha. Ao sinal, a primeira criança de cada equipe, deverá sair saltando como um coelhinho até o cone, contorná-lo e retornar até a linha, onde a próxima criança iniciará o processo, até a última. Vence a equipe que terminar primeiro.
Para brincar de rabo do coelho você vai precisar de uma cartolina com o desenho de um coelho, de costas, com um pompom feito de lã ou outro material, fita crepe e venda para os olhos. O coelho deve ser fixado na parede e os participantes, com olhos vendados deverão encaixar o rabo do coelho no lugar certo.
Curiosidades:
O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa. A data recebeu este nome em referência ao trecho bíblico que narra a visita de Jesus Cristo à Jerusalém poucos dias antes de sua crucificação. Ao saber que Cristo estava próximo da cidade, a população cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para recebê-lo. Ele entrou no lugar no dia seguinte, montado em um jumento, e foi recebido com o abanar de folhagens.













(fonte: Guia dos Curiosos)

Biocombustíveis.


Bio é vida! Trabalhamos pela vida e pela manutenção da vida no Planeta.
Para viver o homem atual, precisa, ou pensa que precisa, de uma grande diversidade de bens, principalmente aqueles de alta tecnologia ou tecnologias de ponta e muitos outros.
A fabricação incessante de veículos não foge à regra. Nesta época atual da história da Terra, fala-se em biocombustível que é feito de fontes renováveis de biomassa, esta se compõe de massas orgânicas de origem biológicas ou materiais não fósseis. São usadas para produção de calor e energia elétrica, tais como carvão, pirólise de madeira, madeira, seus resíduos e detritos sólidos.
O nosso Brasil pode liderar o maior mercado de energia renovável do mundo, pois existe muita matéria prima renovável para fabricar o biocombustível, além da vasta extensão territorial e o clima favorável a estes fins.
O biocombustível tem origem vegetal como a cana-de-açúcar, óleos vegetais, madeiras, álcool, derivados do leite, gordura animal e outros. Esse combustível biológico é uma boa alternativa para substituir o petróleo com muitas vantagens para o mundo. Existem vantagens sociais, econômicas e principalmente ambientais. O uso do biocombustível reduz a poluição do ar, o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. Não é em vão que é chamado "biocombustível", o combustível da vida! Estudos mostram que é muito viável e já existem, no Brasil, tecnologias e experiências em grande escala com o álcool. Há também o biocombustível produzido do óleo das palmeiras. Estas são cultivadas nas regiões mais pobres como o Nordeste e Região Amazônica. Produz-se com poucos recursos, baixos custos e propicia muitos empregos diretos a várias pessoas, atenuando a pobreza local e contribuindo para a melhoria e qualidade de vida da população destas duas regiões brasileiras tão afetadas social e economicamente.
Há também fabricação de Biodiesel, obtido a partir de óleos vegetais e gorduras animais próprio para ser usado em veículos com motores a diesel. O biodiesel é feito de óleos vegetais como o girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja e canola substituindo os combustíveis tradicionais.
Diminui a emissão de poluentes, dióxido de carbono, o qual é o gás responsável pelo efeito estufa, a alteração do clima, o aquecimento global. Também possibilita o desenvolvimento da agricultura nas regiões pobres, proporciona a geração de muitos empregos e ajuda a fixar o homem no campo, na zona rural, para ali viver e produzir. O biodiesel também reduz a dependência energética do Brasil e colabora em muito com a economia do país. Com todas estas vantagens vale a pena investir em combustíveis alternativos que propiciam a vida e a qualidade de vida sobre o Planeta.
Mas, infelizmente, há uma preocupação ou um problema maior que deveria ser pensado e repensado: o excessivo número de veículos que circulam sobre o globo terrestre. No Brasil há um grande número de veículos. Pensemos a nível local e ao mesmo tempo global. Em uma pequena cidade existe um número x de veículos e somados, nas milhares de cidades, estados e países quanto será este mar de veículos circulando e rodando?
Qual será atualmente o número exato de veículos sobre a Terra?
Uma única Terra coberta por veículos que circulam diariamente sobre ela, emitindo gases e mais gases tóxicos causadores do efeito estufa e do aquecimento global. Percebe-se, impotentemente, o crescimento acelerado da frota de veículos que circulam sobre ela. É muita agressão diariamente!
Somente aqui no Brasil existe uma frota de aproximadamente 50.754.344 (cinquenta milhões, setecentos e cinquenta e quatro mil, trezentos e quarenta e quatro veículos). Somente em São Paulo a frota é de mais de 6 (seis) milhões de veículos. Existem indícios de que nos países emergentes entre eles o Brasil, China, Índia Rússia, (segundo cálculos da OICA - Organização Mundial da Indústria Automobilística) no ano de 2007, houve a venda de 73 (setenta e três) milhões de veículos. Desses, 30 milhões foram vendidos nos países emergentes. O Brasil ficaria em quinto lugar no mercado de compradores de veículos. É muita coisa ambulante e poluente, rodando!
Pasmem! (Dados de março de 2008 - fonte g1.globo.com )
A frota mundial atinge a marca de 1 bilhão de veículos! Se você leitor tem um grande poder imaginativo, e isso é muito bom, imagine um bilhão de veículos enfileirados, rodando o mundo, rodando sobre o globo terrestre! Caos, não? Poluição total, emissão gravíssima de gases poluentes e destrutivos da camada de ozônio, da qualidade de vida humana e do próprio Planeta. Como o homem pode ser tão materialista e destrutivo ao mesmo tempo?! Falta-lhe a capacidade de amar a si, ao Planeta, a seu semelhante e reconhecer as obras da criação como Divinas e necessárias a perpetuação da espécie humana!
Continuando a viagem mental, imaginem uma Terra redonda, um globo, que poderia ser visto lá de cima e que se apreciaria, se tudo fosse diferente, uma bela vegetação, muitas matas, águas azuis ou esverdeadas, cristalinas, lindas, um complexo ecossistema vivo, verdadeiramente vivo! Porém , ao contrário do dito antes, da visão superior que se possa ter desta viagem, percebe-se apenas o globo terrestre cortado por muitas estradas, milhares de rodovias, etc. Estas, a malha, seria como linhas ou fios, um grande emaranhado... Teria sim que ser complexa, muitos fios, milhares, para poder suportar com eficiência a carga de veículos, que todos os dias, transitam, circulam sobre a Terra. A nível local percebe-se que a situação é muito complicada, imaginemos a nível global... Gases, gases e mais gases tóxicos, sendo emitidos constantemente na atmosfera. Pensemos! Pensemos bastante! Pobres seres humanos! E ainda falam , pesquisam, argumentam e defendem teses sobre a qualidade de vida! Qual qualidade, que qualidade? Como teremos qualidade de vida se respiramos um ar impuro, contaminado por gases e partículas poluentes, tóxicas, venenosas que contaminam todo o nosso organismo e causam inúmeras doenças, as mais comuns: as respiratórias, outras mais complexas: câncer que até hoje não se sabe a causa, são tantos os tipos!
Os médicos estudam, os cientistas pesquisam e dizem que o câncer tem várias causas... Assim eximem de responsabilidade qualquer um. Existe uma antiética vigorando, onde ninguém é culpado. Tudo é muito generalizado. Quem é culpado afinal pela emissão de gases poluentes na atmosfera? Quem é culpado pelas doenças que aparecem no homem atual devido à excessiva poluição? A poluição, por si só, gera um dano à integridade física do homem que, por sua vez, como cidadão, tem direito à vida, à qualidade de vida e a saúde. Há um dano coletivo, moral e material de certa forma, que ocorre efetivamente. Muitos não se deram conta disso! Mas ele existe, é real, é fato. São bens efetivos, protegidos juridicamente, bastante atingidos, infringidos e com grandes possibilidades de serem ressarcidos... Porém bens que se destruídos, muitas vezes não voltam ao seu estado normal, natural, inicial, exemplo: a saúde humana.
Já nos perguntamos, aonde chegaremos com a enorme demanda de expedição de veículos sobre a Terra? Qual o nível de suportabilidade da invasão automobilística?
Pensemos também em quanto o combustível pode ser um fator ou elemento importante para diminuir ou agravar ainda mais a poluição atmosférica global e causar ou evitar o efeito estufa e o maior aquecimento da Terra.
Biocombustíveis são boas alternativas? São soluções para que não se polua ainda mais a atmosfera terrestre?
Creio que sim, são boas alternativas... Mas são só alternativas... Penso que não são soluções totais. Ajudam muito. Existem muitas pessoas que, felizmente, se preocupam com o destino do ser humano, da Terra, do Planeta. Nem todos pensam assim, talvez os cientistas não pensem que a vida é um grande e maravilhoso dom que Deus nos deu. Ele, por ser divino e poderoso, além da nossa capacidade limitada de compreensão, fez o homem bonito, perfeito, saudável e deu a Terra como um belo paraíso verde, com todos os ecossistemas perfeitos, vivos, integrados para o homem viver e ser plenamente feliz. .
E no decorrer dos dias, dos anos, dos séculos que se passaram e iniciando o terceiro milênio, o homem conseguiu destruir boa parte das belezas e recursos naturais. Produziu conflitos, guerras, bombas atômicas, bens e serviços que de certa forma ajudam e ajudaram a destruir a natureza! Tudo isso sempre uma insensatez!
Pensemos se as indústrias automobilísticas existentes no mundo inteiro, que são administradas, geridas por homens, pensam em tudo isso? Na responsabilidade individual, mas também global, coletiva, de preservar a natureza!
Pensemos que toda a poluição gerada em um lugar, em um país, não fica totalmente restrita àquele local. O ar mundial é coletivo. Não existe poluição atmosférica individual, local. Somente somos, vivemos integrados sempre, num grande cosmos, sobre um Planeta único, ainda habitável e ainda viável à vida. Biocombustíveis são os combustíveis da vida? Todas as ações e recursos usados, inventados pelo homem para preservar a natureza e o Planeta são válidos e muito preciosos.
Pensemos ainda em todos os veículos que existem sobre a Terra que os mesmos já são suficientes e estamos no limite do espaço físico e humano para suportá-los!
O excesso deles
No Brasil, na China, Na Rússia, nos Estados Unidos, na Malásia, em Portugal ou em qualquer outro país diminui a qualidade de vida das pessoas: o homem torna-se mais sedentário, estressado, doente, individualista, ademais quando confinado em um trânsito caótico, congestionado, como, por exemplo, ocorre na cidade de São Paulo, no Brasil. Onde existem, muitas vezes, 168 quilômetros de engarrafamento e a velocidade ali é dez ou vinte Km! Dessa forma deixa de conviver com outros, com sua família enclausurada em uma cápsula sobre rodas, muitas vezes atraente, bonita, colorida, sedutora, mas também poluente e mortífera...
Solução encontrada
Parar a fabricação mundial de veículos? Essa seria uma boa solução, pois já temos um bilhão de veículos sobre a Terra e isso, com certeza, é o bastante... Mas, vivemos num mundo real e movido pelo materialismo, dinheiro, economia. Fechar as fábricas gera muito desemprego, crises econômicas e sociais. Sabemos que a cada mês se lançam novos modelos, novas marcas de veículos que encantam o homem contemporâneo e o seduz a comprá-los.
O que fazer então? Talvez educar para que percebam o caos automobilístico no mundo e suas consequências sobre a Terra. Talvez aproveitar todos os que já existem e modificá-los para que seus motores fiquem cada vez menos poluentes e para que usem combustíveis viáveis à vida, BIOs. Fazer esforços para que mais e mais se produzam combustíveis causadores de poluição ZERO. Ter essa meta sempre presente a favor da preservação da vida.
Conscientizar a todos de suas responsabilidades humanas, sociais e coletivas. Desde o funcionário da fábrica até o engenheiro, o mentor, o criador da coisa, do veículo, para que pense e faça a sua parte como guardador da vida no Planeta.
Transformar ou gerar novos veículos, reciclando os atuais, tornando-os movidos a energia solar, que em muitos países é abundante, acessível, econômica e não poluente. Imaginemos lindos veículos, com belos designers movidos a energia solar! Nada poluentes! Certamente Deus iria sorrir!
Liliane Kraemer Sarzi Sartori
Fonte: www.cenedcursos.com.br

terça-feira, 26 de março de 2013

AMAZÔNIA, PULMÃO DO PLANETA.



Com 60% de sua área em território brasileiro, mais de 200 espécies diferentes de árvores por hectare, 1.400 tipos de peixes, 1.300 pássaros e 300 de mamíferos, totalizando mais de 2 milhões de espécies, a Amazôniarepresenta um terço de toda a área de florestas tropicais do mundo e é essencial para o clima e a diversidade biológica do planeta.
Área de 5,2 milhões de km² , correspondente a 61% do território nacional
16, 5 milhões de habitantes
12% da população do país
Densidade demográfica de 3,2 habitantes/km²
Maior bacia de água doce do planeta (considerando o aumento populacional e a redução das fontes, a água será uma riqueza inestimável no século XXI)
Mais de 200 espécies diferentes de árvores por hectare
1.400 tipos de peixe
1.300 espécies de pássaros
Mais de 300 mamíferos diferentes
Maior fonte natural no mundo para produtos farmacêuticos e bioquímicos
Áreas de florestas tropicais equivalentes a 1/3 do total do planeta (estimando-se em US$ 1,7 trilhão a reserva de madeiras de lei)
Mais de 30% da biodiversidade da Terra
Jazidas minerais de metais nobres dos mais variados tipos, acumulando recursos da ordem de US$ 1,6 trilhão
Último espaço inexplorado do planeta, com terras propícias à ocupação, significando a possibilidade de aumentar-se entre 60 a 80% o potencial agrícola do país.
Potencial econômico em:
Minerais
Madeiras
Flora
Agropecuária
Biodiversidade

Amazônia, ampla região natural que se estende entre o maciço das Guianas e o Planalto Brasileiro, e desde o Atlântico até os Andes, na América do Sul, com uma superfície de 7 milhões km2 compartilhada pelo Brasil (em sua maior parte), Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Tudo na Amazônia é superlativo: a maior floresta tropical úmida do mundo se encontra em torno da mais extensa rede fluvial do planeta, que por sua vez movimenta o maior volume de água doce disponível na Terra. Ao desembocar no Atlântico, o rio Amazonas tem um caudal de 100 mil m3 por segundo, causador do fenômeno conhecido como pororoca, e a evaporação de parte desse líquido é responsável pelas abundantes chuvas (em torno de 2.500 mm ao ano) que garantem a sobrevivência da vegetação .

Em linhas gerais, a região amazônica corresponde à bacia do Amazonas e seus mais de mil afluentes; mas a parte sul dessa rede fluvial está numa outra região natural, a do cerrado do centro do Brasil , enquanto a maior parte da bacia do Orinoco e dos rios das Guianas tem características amazônicas. A inclusão da extensa região dos cerrados do centro do Brasil na área amazônica é produto do conceito de Amazônia Legal, estabelecido pelo governo brasileiro em 1966, que considera parte dos estados do Maranhão e Mato Grosso, bem como a totalidade do estado de Tocantins, como integrantes daquela região, com a finalidade de que também se beneficiassem dos incentivos fiscais criados para os estados realmente amazônicos.
Sua conformação física corresponde à sua origem sedimentar, alimentada pela erosão dos últimos contrafortes andinos e dos dois antigos escudos pré-cambrianos (o maciço das Guianas e o Planalto Central do Brasil) que a definem, ao norte e ao sul. O resultado foi uma amplíssima depressão com um ligeiro caimento para o leste, que explica as numerosas curvas dos rios amazônicos e o caráter inundável da maior parte do território.
Se vista de um avião a Amazônia parece um imenso tapete verde bastante homogêneo; por baixo das copas das árvores se distingue uma diversidade que é condicionada pela relação entre o terreno, a vegetação e as águas, além de evidenciar a existência de vários "andares" de vegetação, cada um com características próprias bem marcadas.
A chamada várzea alta ou pestana é substituída pelas terras que só são inundadas nas enchentes excepcionais e, por contar com os solos de melhor qualidade, é a parte mais habitada da floresta.
As várzeas são aquelas áreas que permanecem inundadas durante quatro ou cinco meses por ano, na estação das chuvas, o que limita consideravelmente sua utilização econômica, enquanto os igapós, ou floresta inundada, correspondem às áreas que, mesmo ocupadas por vegetação arbórea, permanecem sob as águas a maior parte do ano (nove a dez meses).
Além dessas diferenças, em vários setores aparecem terras altas de pouca fertilidade que são ocupadas por campos abertos com vegetação de transição, como os lavrados de Roraima e os llanos da Colômbia e a Venezuela, verdadeiras ilhas de pradaria em meio à exuberância vegetal da floresta.
Essas características, que por um lado alimentam a enorme biodiversidade da região, que conta com mais de 60 mil espécies só de árvores, por outro lado determinam a considerável fragilidade dos ecossistemas amazônicos. As árvores gigantescas (algumas ultrapassam os 100 m de altura) vivem muito mais do húmus produzido pela vegetação em decomposição do que dos nutrientes dos solos pobres, que seriam rapidamente degradados se privados de sua cobertura vegetal.
A ocupação humana, que se intensificou na segunda metade do século XIX durante o chamado "ciclo da borracha", não ameaçava diretamente aquele equilíbrio uma vez que não precisava retirar as árvores; a economia coletora dos seringueiros, assim como a extração das chamadas "drogas do sertão", destinadas à produção de medicamentos, harmonizava-se com o equilíbrio ecológico.

Essa economia combinava com uma reduzida criação de gado nas áreas abertas e a existência de pouquíssimos centros urbanos de certa importância, como Iquitos, Leticia, Manaus, Óbidos, Santarém e Belém do Pará.
No entanto, especialmente nas últimas duas décadas, a ocupação do território adquiriu novas características que claramente entram em conflito com a preservação do meio ambiente.
A criação da Zona Franca de Manaus teve como resultado um crescimento demográfico sem precedentes na região, e esse impacto foi complementado com a atividade de garimpeiros e empresas mineradoras no amplo arco que acompanha a vertente sul do maciço das Guianas e nas bacias dos afluentes da margem direita do Amazonas. O garimpo, em particular, teve conseqüências graves do ponto de vista ambiental, devido à contaminação por mercúrio dos rios amazônicos.
A isso se somou o avanço da pecuária, trazendo consigo as grandes queimadas destinadas a eliminar a vegetação arbórea para abrir espaço às pastagens, e mais recentemente à atividade das madeireiras, que exploram as madeiras nobres requeridas pelos mercados consumidores dos países ricos.
A proliferação de centros urbanos, cada vez mais numerosos, cria novas necessidades de terras agrícolas próximas, e o resultado global dessa situação é que dez por cento da área total amazônica já foi desmatada.
Os riscos dessa ocupação desorganizada foram postos em evidência em março de 1998, quando as queimadas feitas pelos agricultores no estado de Roraima saíram do controle humano, com a ajuda da seca que afetava a região desde novembro, e provocaram o mais grave incêndio registrado em terras amazônicas. Segundo o governador de Roraima, foram seriamente afetados 40 mil km2 de campos abertos e 10 mil km2 de florestas, enquanto técnicos do grupo ecológico Amigos da Terra calcularam que a quantidade de carbono liberada na atmosfera pelo incêndio foi equivalente à poluição produzida por todas as indústrias de São Paulo em dez anos.
Amazônia = Europa = 5.200.000 Km² Mapa comparativo entre a Amazônia e a Europa
Fauna amazônicaOs peixes e seus companheiros dos rios foram os primeiros moradores do Éden, afinal foi n'água que tudo começou
Pirarucú 
Pirarucú

Piranha cajú 
Piranha cajú

Pirarara
Pirarara

Tambaqui 
Tambaqui

Peixe-boi 
Peixe-boi

Tucunaré 
Tucunaré


FONTE

www.superinteressante.com/
FOTOS ILUSTRATIVAS