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PENSE NISSO:

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quinta-feira, 20 de novembro de 2014

silabário para 1º ano


Música da Turma da Mônica traz dicas para economizar água em casa.



Confira a letra e o videoclipe da música "Água! Vamos Economizar!" » Turma Da Mônica

Economizar água!
Sabendo usar não vai faltar
água em nenhum lugar. 
Economizar água! 
Água é pra se usar 
mas sem exagerar.


Economizar água é bom!
Não deixe a torneira pingando, 
senão a água pode acabar. 
Se é fácil abrir a torneira, 
é muito mais fácil fechar. 
Você que lava calçada 
e gosta de cantar no banheiro, 
a água é desperdiçada, 
acaba e custa muito dinheiro. 


Por isso, é preciso:
Economizar água! 
Sabendo usar não vai faltar 
água em nenhum lugar. 
Economizar água! 
Água é pra se usar 
mas sem exagerar. 


Economizar água! (5x)
Economizar água é bom!

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/03/musica-da-turma-da-monica-traz-dicas.html

Como calcular fusos horários?



Regras para resolver exercícios de fusos horários
O cálculo dos fusos horários pode ser efetuado em quatros simples passos.
Passo a passo: resolução de problemas com fusos horários:
Todos os exercícios de fusos horários sempre fornecem as longitudes do ponto de referência 
(P1) e do ponto pretendido (P2), bem como horário ponto de referência. 
1º Passo : Analisar a localização dos pontos P1 e P2. 

Se estiverem em hemisfério diferentes - Somar as longitudes 
Se estiverem em hemisfério iguais - Subtrair as longitudes 

2º Passo : Converter graus em horas - Dividir o resultado do 1º Passo por 15 

3º Passo : Analisar a posição do ponto P1 em relação ao ponto P2 

Se P2 estiver à Leste de P1 - Somar o resultado do 2º Passo no horário 
Se P2 estiver à Oeste de P1 - Subtrair o resultado do 2º Passo no horário 

4º Passo : Quando ocorrer uma viagem entre os pontos P1 e P2 

Se encontrar um horário negativo, some 24 e a hora será do dia anterior. 
Se um horário for maior que 24, subtraia 24 e a hora será do dia seguinte. 


Exemplo: Um viajante tomou um avião na cidade A as 7h, em direção a cidade B, sabendo que o 
tempo de viagem foi de 6 horas, qual foi o horário na cidade B, em que o viajante desembarcou? 


1º Passo: A e B estão em hemisférios diferentes, portanto somar as longitudes 75º + 45º = 120º 
2º Passo: Dividir o resultado do 1º Passo por 15 para transformar graus em horas 120º / 15 = 8h 
3º Passo: B está a Leste de A, portanto somar o resultado do 2º Passo no horário 7h + 8h = 15h 
4º Passo: Somar o tempo de viagem no horário da cidade B 15h + 6h = 21h 
Resp:O viajante desembarcou as 21h no horário da cidade B

+ Regras. Escolha a sua:

Música "Mundo Mudo" da banda Terceira Edição propõe debate sobre o consumismo



Música e Geografia: Consumo consciente versus consumismo


A música Mundo Mudo é da banda pernambucana "Terceira Edição" e integra o segundo disco Histórias Sobre Todos e Sobre Ninguém. Já faz um tempo que conheço esta música. Aproveito este videoclipe nas aulas de Geografia quando o tema abordado é o meio ambiente. E aproveito também para discutir a questão do consumismo que está devorando o nosso planeta, assim como o personagem que aparece no vídeo. A letra da música Mundo Mudo é essencial. "Não procure explicação, não há". O planeta pede socorro. É necessário agir agora.
Videoclipe da música Mundo Mudo. Banda "Terceira Edição".
A qualidade técnica do som é um diferencial desta banda. É pop/rock e pronto!Direção: Márcio Vieira Duração: 5’
Letra da Música: Mundo Mudo - Terceira Edição
Faz de mim um monstro se quiser brigar.
E um mito se quiser me seduzir. 
Segue o fim. E segue o que deixar passar. 
Sombras sempre sobram sob o sol.


Que quer me ver brilhar.
Mas pode me cegar. 
E não procure explicação.
Não espere inspiração, não há.


Homens de todo mundo, desenhem asas pra voar.
E façam companhia aos grandes sonhos outra vez.
Derrubem velhos muros. Construam novos ideais.
E que seja a melodia a nova arma de vocês.


E o que pode te animar, pode me envenenar. 
E não procure em oração.
Não espere a direção, não há.


Quando tentar dormir e não puder fechar os olhos,
Tente ouvir os gritos de quem sonhar.

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/03/musica-mundo-mudo-da-banda-terceira.html

Quem Mexeu no Meu Queijo? (O Filme)



Sinopse: Um modo surpreendente de lidar com a mudança em seu trabalho e em sua vida. Quem Mexeu no Meu Queijo? é uma parábola simples que revela verdades profundas sobre a mudança. É a história divertida e esclarecedora de dois ratinhos e dois homenzinhos que vivem num labirinto e procuram “queijo”para se alimentarem e viverem felizes. Esses quatro personagens se comportam como seres humanos normais.


“Queijo” é uma metáfora para significar aquilo que desejamos na vida: um bom emprego, um bom relacionamento amoroso, dinheiro, propriedades, saúde ou paz de espírito. E o “Labirinto”é o local onde fazemos essa busca: a empresa na qual trabalhamos, a nossa família ou nossa comunidade. *Com informaçõesdo http://portal.cjf.jus.br


Quem Mexeu no Meu Queijo? Vídeo mostra formas de enfrentar mudanças na vida
Esta é uma história sobre mudança, na qual o "Queijo" é aquilo que você quiser, seja no trabalho ou na vida. E o "Labirinto" é onde você irá procurá-lo. Os quatro personagens da história - dois ratinhos e dois duendes - representam partes de todos nós, não importa a nossa idade, sexo, raça ou nacionalidade - porquanto todos compartilhamos algo em comum: A necessidade de encontrar o nosso caminho no labirinto e atingir o sucesso nesses tempos de mudança.

O Manuscrito na Parede - Quem Mexeu no Meu Queijo?


A Mudança Ocorre 
Continuam a Mexer no Queijo 


Antecipe a Mudança 
Prepare-se para o Caso do Queijo
Não Estar no Lugar 


Monitore a Mudança 
Cheire o Queijo com Freqüência para 
Saber Quando Está Ficando Velho 


Adapte-se Rapidamente à Mudança 


Quanto Mais Rápido Você se Esquece 
Do Velho Queijo 
Mais Rápido Pode Saborear um Novo 


Mudança 
Saia do Lugar Assim Como o Queijo! 


Aprecie a Mudança 
Sinta o Gosto da Aventura 
e do Novo Queijo 


Esteja Preparado para Mudar 
Rapidamente Muitas Vezes 
Continuam Mexendo no Queijo


Quem Mexeu no Meu Queijo?

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/03/quem-mexeu-no-meu-queijo-o-filme.html

De Anta Gorda a Quebra-Freio: curiosidades, particularidades e esquisitices dos nossos municípios



Escrito por Bruno Hoffmann



Que o Brasil é um país original está todo mundo cansado de saber. Mas o que dizer das curiosidades, particularidades e esquisitices dos nossos municípios?


Dizem que Deus fez a natureza. E o homem, as cidades. E por aqui parece que resolvemos caprichar: as fizemos de todos os tipos e para todos os gostos. São mais de 5.550 municípios espalhados por nossos 8,5 milhões de quilômetros quadrados, cada qual com suas peculiaridades e encantos – além de nomes pra lá de inusitados. Tem uns que soam como verdadeiros alertas: Quebra-Freio, Corta-Mão, Não-Me-Toque. Outros parecem mais convites aos viajantes: Venha-Ver, Passa-e-Fica, Passe-Bem. E tem ainda os bucólicos: Bela Solidão, Chá de Alegria, Bem-Bom. Outros são simplesmente inclassificáveis. O que dizer, por exemplo, de Jacaré dos Homens, Recursolândia, Vai-de-Cães, Pintópolis? É que nem goiabada com queijo: só mesmo no Brasil.


Mas não são apenas nomes esquisitos que fazem algumas cidades brasileiras absolutamente originais. Tem município em que todas as ruas têm nome de vegetais, lugar em que há mais presidiários do que homens livres, território onde caberiam quatro Holandas ou onde basta caminhar dois quilômetros para atravessar a cidade. 


Conhecer todas elas, nem para o mais dedicado dos viajantes. Mas as singularidades de algumas você pode visitar simplesmente seguindo o mapa do Almanaque Brasil. Aperte os cintos, que a viagem já começou.

Qual é o endereço? 
Algumas cidades brasileiras batizam as ruas de forma curiosa. Em Rubiataba, interior de Goiás, todas as ruas têm nomes de árvores e plantas. Já na paulista Rio Claro os logradouros são numerados: rua Um, rua Dezessete, rua Vinte e Três, e por aí vai. Na fluminense Conservatória, autoproclamada “capital nacional da seresta”, o inusitado não está no nome das ruas, mas das casas. Desde a década de 1960, boa parte das fachadas deixou de ter números para ter nomes de música. E cada um escolhe a sua.


A primeira cidade


Engana-se quem acredita ser São Vicente, no litoral paulista, a cidade mais antiga do País. Apesar de ter sido povoada a partir de 1532, ela só foi oficializada como município em 1895. O título cabe a Salvador, fundada em 1549, também sendo a primeira capital brasileira. 

Borá não encheria um avião


Toda a população de Borá caberia num Airbus A380. A cidade paulista possui 837 habitantes. Em sua configuração mais otimizada, o superjumbo tem capacidade para transportar até 853 passageiros. A cidade é tão calma e pequena que bastam dois policiais para fazer a ronda das ruas. E para quem quiser comprar um pãozinho, há apenas uma padaria.


A cidade mais extensa...
Altamira, no Pará, é a maior cidade do Brasil. E a segunda de maior extensão do mundo. Com quase 160 mil quilômetros quadrados, é 105 vezes maior do que a cidade de São Paulo. Em sua área caberiam quatro Holandas. Mas sua população não faz jus a tanto espaço. Somente 105 mil pessoas vivem na cidade. Se ela tivesse a mesma densidade demográfica de São Paulo, a população seria por volta de 1,2 bilhão de pessoas, quase o mesmo que a gigantesca China.


...e a menorzinha
A menor cidade brasileira é Santa Cruz de Minas, com cerca de três quilômetros quadrados. Colada a São João del-Rei, a cidadezinha também é um tanto jovem: foi fundada em 1995. Para atravessá-la, o visitante não percorre nem dois quilômetros. Não tem desculpa para não visitar o parente que mora do outro lado da cidade.




Sol, chuva e neve 
Cabrobó, em Pernambuco, é o lugar onde menos chove no Brasil. A amapaense Calçoene é onde mais cai água. Já a catarinense São Joaquim é onde há mais registro de neve.


Homenagens a ilustres e desconhecidos
Algumas cidades são batizadas em homenagem a gente famosa, como Santos Dumont, em Minas, ou as capitais da Paraíba e do Acre: João Pessoa e Rio Branco. Mas há também ilustres desconhecidos que entraram no mapa:


Tio Hugo (RS) É o nome de um comerciante que ergueu um providencial posto de gasolina às margens da BR-386. De “região do Tio Hugo”, a cidade tornou-se Tio Hugo, dispensando sobrenomes.


Doutor Pedrinho (SC) Foi durante o governo de Aderbal Ramos da Silva, em 1948, que a região catarinense tornou-se distrito. O governador achou justo, portanto, que se fizesse uma homenagem ao tal Doutor Pedrinho, que vinha a ser o seu pai. 


Zé Doca (MA) É o apelido de José Timóteo Ferreira, que migrou do Ceará para o oeste maranhense em 1958. Foi ele que primeiro povoou a região. Afinal, além de sua mulher e 14 filhos, conduziu mais 10 famílias para o que um dia seria “a metrópole do Alto Turi”. 


De onde vêm esses nomes?
Varre-Sai (RJ) O nome viria de um aviso afixado num dos ranchos de descanso dos viajantes. A placa anunciava: Varre e sai. Ou seja, os tropeiros poderiam usar o alojamento à vontade, desde que deixassem tudo limpinho na saída.


Não-Me-Toques (RS) É um mistério até para os habitantes a origem do nome do município gaúcho. Há quem diga que era pela abundância da planta homônima na região. Mas há também a possibilidade de ser pela existência de uma fazenda chamada Não-Me-Toques nas redondezas.

Anta Gorda é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Anta Gorda (RS) O nome foi inspirado numa memorável caçada ao pobre animalzinho no século 19. Em 1910 houve a mudança de nome para Carlos Barbosa, então governador do estado. Mas a população não gostou nada da troca. De tanto pressionar, a cidade voltou a ser Anta Gorda. E quem nasce lá é antagordense.


Cidade(s) planejada(s)
Ao contrário do que se pensa, o Brasil não tem apenas Brasília como capital planejada. Teresina, Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia e Palmas também nasceram nas pranchetas de urbanistas.


Frio e calor separam duas Palmas
Há duas cidades chamadas Palmas no Brasil. Mas o clima delas é um tanto diferente. E justamente setembro é o mês em que isso fica mais claro. No ano passado, por exemplo, enquanto a capital tocantinense torrava a 40 ºC, a Palmas paranaense registrava gélidos 10 ºC.


A gigante e as baixinhas
A cidade com maior altura media do Brasil é Campos do Jordão, em São Paulo, localizada a 1.628 metros de altitude. Já a cidade mais baixa – que apresenta altitude zero – na verdade não é uma só, mas 138, todas no litoral. Nenhuma capital está no nível do mar. O Rio de Janeiro é a que mais se aproxima, numa média de dois metros acima do Atlântico.


Uma cidade, quatro idiomas
Além de português, a amazonense São Gabriel da Cachoeira – considerada a cidade mais indígena do Brasil – tem três idiomas oficiais: nheengatu, tukano e baniwa. É o único município brasileiro com esse privilégio, e também o primeiro a eleger um índio como prefeito. Nada mais justo: nove em cada 10 gabrielienses são indígenas.


O mais germânico dos municípios
A catarinense Pomerode se orgulha do título de "a cidade mais alemã do Brasil". Exalta a condição até no hino: Ó cidade mais alemã do Brasil, de beleza e graça. Deus te fez. Boa parte da população se mantém bilíngue – o alemão é ensinado até nas escolas públicas.


Nova Iorque é logo ali
No meio de tantas cidades, há também homenagens a lugares distantes. Pode acreditar: Nova Iorque fica no Maranhão, Buenos Aires é um município pernambucano. E tem também Califórnia no Ceará, Flórida no Paraná, Filadélfia na Bahia e atee uma Shangri-la, o paraíso perdido. Só que o brasileiro fica no Rio Grande do Sul.


Os últimos
Há apenas quatro cidades com a última letra do alfabeto no Brasil: Zabelê, no Pará; Zacarias, em São Paulo; Zé Doca, no Maranhão; e Zortéa, em Santa Catarina.

Tem cada hino...
Entre tantas exaltações de municípios Brasil afora, algumas se destacam pela originalidade (e por uma leve esquisitice).


Juiz de Fora (MG)
Das cidades brasileiras
Sendo a mais industrial
Na cultura e no trabalho
Não receia outra rival


Abreu e Lima (PE)
Seus governantes buscam o progresso
Que se constata no seu dia a dia
A praça São José é um sucesso
Sua fonte luminosa é orgulho e alegria


Nantes (SP)
No passado teu solo fecundo
Atraiu nordestinos ilusos
A esperança, a fé e a união
Fez de ti campeã do algodão


Assunção do Piauí (PI)
Onde hoje é a cidade de Assunção
O seu nome foi Paul, antigamente
Há muito tempo esse nome foi mudado
Ninguém esquece, está gravado em mente


Faça o download do livro "Medo e ousadia - O cotidiano do professor", de Paulo Freire


Download gratuito: Medo e ousadia - O cotidiano do professor
Medo e Ousadia – O Cotidiano do Professor / Ira Shor, Paulo Freire

Faça o download do livro "Medo e ousadia - O cotidiano do professor", de Paulo Freire. No texto, Paulo Freire e Ira Shor abordam o cotidiano dos docentes e indicam caminhos para transpor os desafios enfrentados na profissão. É só e baixar seu exemplar no site do Portal da Cidadania - Ministério do Desenvolvimento Agrário 

1964: Boris Fausto conta como era o cotidiano há 50 anos e como ele ficou após a ditadura



A vida e a cultura no Brasil em 1964
Em 1964, antes de o Brasil ser palco de um golpe militar, a efervescência cultural no país era grande. O brasileiro testemunhava uma mudança nos costumes, na música, na moda e no consumo. 
Neste vídeo, o historiador Boris Fausto conta como era o cotidiano há 50 anos e como ele ficou após a ditadura. Matéria publicada no sitehttp://veja.abril.com.br/multimidia/video/a-vida-e-a-cultura-no-brasil-em-1964

Enem 2011 - Questões relacionadas à geografia


Geografia: Questões do Enem 2011 - com gabarito
Ordenação de questões do caderno azul


Enem 2011 - Questão 01
No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes
b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
c) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.


Enem 2011 - Questão 04
A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.
AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996. 
Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é: 
a) Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.
b) Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.
c) Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.
d) Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.
e) Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.


Enem 2011 - Questão 05
O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna. 
SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado)
O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da
a) industrialização voltada para o setor de base.
b) economia da borracha no sul da Amazônia.
c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) extrativismo na região pantaneira.


Enem 2011 - Questão 06


TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Nacional, 2009 (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem)
O gráfico relaciona diversas variáveis ao processo de formação do solo. A interpretação dos dados mostra que a água é um dos importantes fatores de pedogênese, pois nas áreas
a) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
b) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
c) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que há maior umidade.
d) tropicais a profundidade do solo é menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas
e) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.


Enem 2011 - Questão 07
Uma empresa norte-americana de bioenergia está expandindo suas operações para o Brasil para explorar o mercado de pinhão manso. Com sede na Califórnia, a empresa desenvolveu sementes híbridas de pinhão manso, oleaginosa utilizada hoje na produção de biodiesel e de querosene de aviação.
MAGOSSI, E. O Estado de São Paulo. 19 maio 2011 (adaptado).
A partir do texto, a melhoria agronômica das sementes de pinhão manso abre para o Brasil a oportunidade econômica de
a) ampliar as regiões produtoras pela adaptação do cultivo a diferentes condições climáticas.
b) beneficiar os pequenos produtores camponeses de óleo pela venda direta ao varejo. 
c) abandonar a energia automotiva derivada do petróleo em favor de fontes alternativas.
d) baratear cultivos alimentares substituídos pelas culturas energéticas de valor econômico superior.
e) reduzir o impacto ambiental pela não emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera.


Enem 2011 - Questão 08
Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).
A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é
a) a aração.
b) o terraceamento. 
c) o pousio.
d) a drenagem.
e) o desmatamento.


Enem 2011 - Questão 09
O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.
BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.
O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre
a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados.
b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.
c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.
d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.
e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.


Enem 2011 - Questão 10
O professor Paulo Saldiva pedala 6 km em 22 minutos de casa para o trabalho, todos os dias. Nunca foi atingido por um carro. Mesmo assim, é vítima diária do trânsito de São Paulo: a cada minuto sobre a bicicleta, seus pulmões são envenenados com 3,3 microgramas de poluição particulada – poeira, fumaça, fuligem, partículas de metal em suspensão, sulfatos, nitratos, carbono, compostos orgânicos e outras substâncias nocivas.
ESCOBAR, H. Sem Ar. O Estado de São Paulo. Ago. 2008.
A população de uma metrópole brasileira que vive nas mesmas condições socioambientais das do professor citado no texto apresentará uma tendência de
a) ampliação da taxa de fecundidade
b) diminuição da expectativa de vida.
c) elevação do crescimento vegetativo.
d) aumento na participação relativa de idosos.
e) redução na proporção de jovens na sociedade.


Enem 2011 - Questão 11
Disponível em: http://www.ra-bugio.org.br. Acesso em: 28 jul. 2010. (Foto: Reprodução/Enem)
A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi
a) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.
b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.
c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.
d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.
e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.


Enem 2011 - Questão 12
SOBRADINHO


O homem chega, já desfaz a natureza 
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar 
O São Francisco lá pra cima da Bahia 
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar 
E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar. 
SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 (adaptado).
O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi
a) a migração forçada da população ribeirinha.
b) o rebaixamento do nível do lençol freático local.
c) a preservação da memória histórica da região.
d) a ampliação das áreas de clima árido.
e) a redução das áreas de agricultura irrigada.


Enem 2011 - Questão 13
Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses 
produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.
GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado).
A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,
a) provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.
b) produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.
c) multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.
d) estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.
e) possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.


Enem 2011 - Questão 14

Questão 14 do Enem 2011 (Foto: Reprodução/Enem)


O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. 
Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006
O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa.
Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para
a) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
b) o alcance da racionalidade anticapitalista.
c) a influência das grandes potências econômicas.
d) a dissolução de blocos políticos regionais.
e) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.


Enem 2011 - Questão 23
O acidente nuclear de Chernobyl revela brutalmente os limites dos poderes técnico-científicos da humanidade e as ”marchas-à-ré“ que a ”natureza“ nos pode reservar. É evidente que uma gestão mais coletiva se impõe para orientar as ciências e as técnicas em direção a finalidades mais humanas.
GUATTARI, F. As três ecologias. São Paulo: Papirus, 1995 (adaptado).
O texto trata do aparato técnico-científico e as suas consequências para a humanidade, propondo que esse desenvolvimento
a) defina seus projetos a partir dos interesses coletivos.
b) guie-se por interesses econômicos, prescritos pela lógica do mercado.
c) priorize a evolução da tecnologia, se apropriando da natureza.
d) promova a separação entre natureza e sociedade tecnológica.
e) tenha gestão própria, com o objetivo de melhor apropriação da natureza.


Enem 2011 - Questão 24
A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer a diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.
A utilização de novas tecnologias tem causado inúmeras alterações no mundo do trabalho. Essas mudanças são observadas em um modelo de produção caracterizado
a) pelo uso intensivo do trabalho manual para desenvolver produtos autênticos e personalizados.
b) pelo ingresso tardio das mulheres no mercado de trabalho no setor industrial.
c) pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral.
d) pelo aumento na oferta de vagas para trabalhadores especializados em funções repetitivas.
e) pela manutenção de estoques de larga escala em função da alta produtividade.


Enem 2011 - Questão 27
Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque
a) codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.
b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.
c) interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.
d) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.
e) apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.


Enem 2011 - Questão 28
Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade. Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.
A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido
a) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.
b) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.
c) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.
d) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.
e) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.


Enem 2011 - Questão 37
No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar. 
BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura 
brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.
O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a
a) perda de nutrientes do solo devido à utilização constante de máquinas.
b) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.
c) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.
d) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.
e) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas.


Enem 2011 - Questão 39
Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados. 
BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).
A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?
a) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.
b) Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.
c) Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente.
d) Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos
e) Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.


Enem 2011 - Questão 44
SILVA, E. S. O. Circuito espacial de produção e comercialização da produção familiar de tomate no município de São José de Ubá (RJ). In: RIBEIRO, M. A.; MARAFON, G. J. (orgs.). A metrópole e o interior fluminense: simetrias e assimetrias geométricas. (Foto: Rio de Janeiro: Gramma, 2009 (adaptado).)
O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra
a) a autonomia do setor primário.
b) a importância do setor financeiro.
c) o distanciamento entre campo e cidade.
d) a subordinação da indústria à agricultura.
e) a horizontalidade das relações produtivas.


Enem 2011 - Questão 45
As migrações tradicionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivíduos, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. 
IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são
a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração.
b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes.
c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes.
d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados.
e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.


Enem 2011 - Questão 71
Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre através da fermentação. Biocombustíveis derivados de material celulósico ou biocombustíveis de segunda geração — coloquialmente chamados de “gasolina de capim” — são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes.
DALE, B. E.; HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais. Ago. 2009, nº 87 (adaptado).
O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais
a) são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente e podem propiciar a geração de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradação da celulose nos biocombustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente.
b) oferecem múltiplas dificuldades, pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fósseis.
c) sendo de segunda geração, são produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente do fato de a matéria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que impede a geração de novos empregos.
d) sendo de primeira e segunda geração, são produzidos por tecnologias que devem passar por uma avaliação criteriosa quanto ao uso, pois uma enfrenta o problema da falta de espaço para plantio da matéria-prima e a outra impede a geração de novas fontes de emprego.
e) sendo de primeira e segunda geração, são produzidos por tecnologias que devem passar por uma avaliação criteriosa quanto ao uso, pois uma enfrenta o problema da falta de espaço para plantio da matéria-prima e a outra impede a geração de novas fontes de emprego.


Gabarito
01- E
04- B
05- C
06- E
07- A
08 - E 
09- D
10- B
11- D
12- A
13- A
14- C
15- A
23- A
24- C
27- C
28- D
37- B
39- D
44- B
45- A
47- A

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/04/enem-2011-questoes-relacionadas.html

Onde o sol nasce primeiro no Brasil?


Se considerarmos apenas a parte continental, poderíamos ser tentados a afirmar que seria na ponta Seixas, na Paraíba, o ponto mais oriental do continente brasileiro. De fato, o Sol nasce primeiro lá na maior parte dos dias ao longo do ano. Mas ele também pode nascer primeiro no Rio Grande do Norte, Pernambuco e, por incrível que pareça, no estado do Rio de Janeiro (Cabo de São Tomé). Mas como isso pode acontecer? A incidência da luz solar varia ao longo do ano por causa da inclinação do eixo de rotação da Terra e devido à revolução (translação).
Neste mapa, você poderá saber onde o sol nasce no início de cada estação. E verá que na maior parte do ano os nordestinos contemplam o nascer do sol primeiro. Já início do verão, o privilégio é dos cariocas e capixabas. Entenda:
*Com informações do Planetário do Rio
http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/04/geografia-onde-o-sol-nasce-primeiro-no.html

Como o mundo vê o Brasil? Qual papel nosso país exerce no cenário geopolítico mundial?



Para dois estudiosos em geopolítica franceses, Pascal Boniface e Hubert Védrine, o Brasil é visto como um gigante latino-americano, possível potência mundial que, até agora, não assumiu o papel internacional que suas múltiplas vantagens permitiriam desempenhar. 


De acordo com esses autores, a extensão territorial e o peso demográfico preservaram o Brasil das ambições de seus vizinhos. A distância o protegeu das potências europeias e norte-americanas. Isso permitiu que o Brasil se envolvesse apenas de forma secundária nos negócios internacionais.


Para Boniface e Véndrine, a Argentina não é mais o principal concorrente latino-americano, e sim o México. Com o fim da ditadura militar, que alinhou o país aos anseios estadunidenses, o Brasil passou a assumir um papel privilegiado. De um lado resistindo aos "apetites" norte-americanos, ao se recusar a formar a Área de Livre Comérico das Américas (ALCA) e, de outro, manter com seus vizinhos imediatos um mercado comum sulamericano (Mercosul).


Para eles, o Brasil busca não somente a liderança regional, mas também almejaser uma das grandes potências mundiais emergentes, junto com Índia, Rússia e China. "Para seu desenvolvimento, tira partido da liberalização do coméricio internacional e de uma agricultura intensiva", afirmam.


Ambos complementam dizendo que o Brasil é um ator de peso da Organização Munidal de Comércio (OMC), faz campanha para obter uma cadeira como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU e passa a se envolver nos grandes debates estratégicos internacionais. No entanto, criticam a exploração e destruíção da floresta amazônica.


Fonte: BONIFACE, Pascal e VÉDRINE, Hubert. Atlas do Mundo Global. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. página 107.
*Com informações de Geografia e Sociedade

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/04/como-o-mundo-ve-o-brasil-qual-papel.html

Por que o céu diurno é azul e o noturno escuro?


A cor do céu está intimamente ligada com a atmosfera de um planeta (ou sua ausência, é claro). No planeta Mercúrio, desprovido de atmosfera, o céu é sempre escuro, independente da presença do Sol. Na Terra, temos uma atmosfera rica em nitrogênio. Outros componentes dignos de nota em nossa atmosfera são o oxigênio, o gás carbônico, o ozônio e o vapor d'água. 
Pois bem, todos estes gases são compostos por moléculas distintas e fazendo-se uma “média ponderada”, levando-se em consideração as quantidades relativas de cada gás, chegamos a uma grandeza um tanto abstrata que é o “tamanho médio das moléculas da nossa atmosfera”. Quando um raio de luz entra na atmosfera, ele muda de direção. Esse fenômeno é chamado refração. Cada comprimento de onda (ou seja, cada cor) sofre uma refração ligeiramente diferente e assim as cores se separam. Além disso, as moléculas da atmosfera também absorvem certas cores e refletem outras tantas. O conjunto desses fenômenos (refração, absorção e reflexão) pode ser chamado de “espalhamento”. Cada atmosfera, devido ao tamanho médio de suas moléculas, espalha a luz de forma diferente. 


A atmosfera terrestre privilegia, na maior parte do dia, a difusão da cor azul em seu espalhamento. Mas isso depende também do ângulo de incidência da luz! Tanto é que nos crepúsculos (nascer e ocaso), o céu adquire tons avermelhados. Para ângulos rasantes, o espalhamento difunde mais a cor vermelha. (Uma curiosidade: em Marte o fenômeno é oposto. Como o tamanho médio das moléculas atmosféricas é outro, lá o céu diurno é rosado e durante os crepúsculos ele fica azulado!) Durante a noite, não há astro que produza uma incidência luminosa forte o suficiente para causar algum tipo de espalhamento e, por isso, vemos a atmosfera como ela realmente é: transparente! E por isso o céu noturno é escuro.


*Com informações do Planetário do Rio
http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/04/por-que-o-ceu-diurno-e-azul-e-o-noturno.html

O que é um planeta?


Por Alexandre Cherman - Astrônomo da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro


Em 2006, a União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) definiu uma série de critérios para classificar um objeto como "planeta". Apesar de já terem se passado quase 10 anos desta decisão, ainda há muita polêmica sobre o assunto.
Eis os critérios:
1. O objeto deve orbitar o Sol;
2. O objeto deve ter atingido o equilíbrio gravitacional hidrostático;
3. O objeto deve ser o corpo dominante em sua região orbital.

O mais simples de todos, o primeiro, para mim, é o mais polêmico. A menção ao Sol, especificamente, impossibilita a existência de planetas fora do nosso Sistema Solar! Creio que o texto deveria se referir a "uma estrela", mas vá lá... os objetos que preencherem os dois outros critérios, mas não o primeiro, não são planetas. São exoplanetas. Questão de semântica…


O segundo critério parece complicado, mas não é. É um critério que tem a ver com o tamanho. Como os objetos celestes estão sujeitos à força de sua própria gravidade, apenas os que tiverem massa suficiente (ou gravidade suficiente), atingirão o tal equilíbrio hidrostático. E o que é isso? Basicamente, ter uma forma próxima a da esfera.


O terceiro é o que acabou causando a reclassificação de Plutão. Ser o corpo dominante de uma região orbital é ter mais massa do que todos os seus vizinhos juntos. A Terra compartilha sua região orbital com a Lua, mas certamente tem mais massa do que ela; isso vale para todos os outros planetas que têm luas. Mas Plutão, por exemplo, orbita em uma região rica em asteroides; somadas as massas destes asteroides, o resultado é maior do que a massa de Plutão. Plutão não é o corpo dominante de sua região. Logo, não é planeta!


Mas a Natureza desafia sempre nossas definições. E eis que agora estão sendo descobertos "planetas" que não orbitam estrela alguma! Pela definição da IAU, certamente não são planetas (nem mesmo exoplanetas!). Mas o que seriam, então? E, mais importante do que inventarmos um nome para classificá-los, como se formaram e como foram parar ali, isolados de tudo?


Perguntas, perguntas, perguntas. É isso o que faz a ciência avançar.

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