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quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
ENS. FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA - SITUAÇÕES PROBLEMAS

1. UMA CONFEITARIA GASTA 1200 OVOS PARA FAZER 10 BOLOS. QUANTOS OVOS GASTAM EM CADA BOLO?
2. TITIA FEZ 9 000 SALGADINHOS. VAI COLOCAR 10 EM CADA PRATO. DE QUANTOS PRATOS VAI PRECISAR?
3. TENHO 1 200 MOEDAS PARA COLOCAR EM 30 COFRES. QUANTAS MOEDAS VOU COLOCAR EM CADA COFRE?
4. UMA DOCEIRA DISTRIBUIU 2450 COCADINHAS EM 8 BANDEJAS IGUAIS. QUANTAS COCADINHAS ELA COLOCOU EM CADA BANDEJA?
5. TENHO QUE SEPARAR 1800 PALITINHOS E GUARDÁ-LOS EM 10 CAIXAS IGUAIS. QUANTOS PALITINHOS VOU COLOCAR EM CADA CAIXA?
6. A PROFESSORA VAI DISTRIBUIR 96 BOMBONS ENTRE SEUS SOBRINHOS. QUANTOS BOMBONS CADA SOBRINHO VAI RECEBER?
7. 30.000 CARTÕES CHEGARAM A UM CONCURSO DE TELEVISÃO. CADA PESSOA ENVIOU 30 CARTÕES. QUANTAS PESSOAS PARTICIPARAM DO CONCURSO?
8. FORAM COLHIDAS 7296 LARANJAS DE UM POMAR. AS LARANJAS FORAM GUARDADAS EM 7 CAIXAS IGUAIS. QUANTAS LARANJAS FORAM COLOCADAS EM CADA CAIXA?
9. NUMA ESCOLA ESTUDAM 350 ALUNOS. HÁ 5 CLASSES. QUANTOS ALUNOS ESTUDAM EM CADA CLASSE?
10. TENHO 567 BANDEIRINHAS PARA GUARDAR EM 7 CAIXAS. QUANTAS BANDEIRINHAS VOU COLOCAR EM CADA CAIXA?
http://jardimdatiadani.blogspot.com.br/search/label/Ens.%20Fundamental%20-%20Matem%C3%A1tica
Situações Problemas 2
Situações Problemas 2

1. AO CORREIO DE UMA CIDADE CHEGARAM 17.000 CARTAS. FORAM FORMADOS 8 PACOTES. QUANTAS CARTAS FORAM COLOCADAS EM CADA PACOTE?
2. 7 APOSTADORES ACERTARAM NA LOTERIA. O PREMIO DE R$ 1 507 135,00 FOI DIVIDIDO, IGUALMENTE ENTRE ELES. QUANTO RECEBEU CADA UM?
3. CERTA MÁQUINA EMPACOTA CHICLETES EM CARTELAS COM MEIA DÚZIA DELES. SE VOCÊ COLOCAR 2416 CHICLETES NA MÁQUINA, QUANTOS VÃO SOBRAR FORA DAS CARTELAS?
4. UMA FROTA DE CAMINHÕES LEVARÁ UMA TROPA DE 1898 SOLDADOS ATÉ UM CAMPO DE TREINAMENTO. CADA CAMINHÃO PODE LEVAR ATÉ 9 SOLDADOS. PARA TRANSPORTAR ESSA TROPA, QUANTOS CAMINHÕES SERÃO NECESSÁRIOS?
5. TENHO QUE DISTRIBUIR 360 ENVELOPES IGUALMENTE EM 8 CAIXAS. QUANTOS ENVELOPES TEREI DE COLOCAR EM CADA CAIXA?
6. UMA AVENIDA TEM 4 900 METROS DE EXTENSÃO. PRETENDE-SE PLANTAR ÁRVORES EM TODA A EXTENSÃO DO CANTEIRO CENTRAL, A UMA DISTÂNCIA DE 7 METROS ENTRE UMA ÁRVORE E OUTRA, SENDO A PRIMEIRA PLANTADA LOGO NO INÍCIO. QUANTAS ÁRVORES SERÃO NECESSÁRIAS PARA A EXECUÇÃO DESSE PROJETO?
7. UM AUTOMÓVEL TEM UM CONSUMO MÉDIO DE 1 LITRO DE COMBUSTÍVEL PARA CADA 9 QUILÔMETROS, QUANDO ESTÁ RODANDO NA CIDADE. SE FOR MANTIDA ESSA MÉDIA, QUANTOS LITROS DE COMBUSTÍVEL SERIAM NECESSÁRIOS PARA O AUTOMÓVEL RODAR 2 232 QUILÔMETROS NA CIDADE?
8. UMA LOJA REALIZA A SEGUINTE PROMOÇÃO: CADA 50 REAIS GASTOS PODEM SER TROCADOS POR UM CUPOM QUE DÁ DIREITO A CONCORRER AO SORTEIO DE UM CARRO. MARIANA GASTOU 1370 REAIS NESSA LOJA. QUANTOS CUPONS ELA OBTEVE?
9. UMA NOVELA DE TELEVISÃO TEM 216 CAPÍTULOS. SABENDO QUE, EM CADA SEMANA, SÃO LEVADOS AO AR 6 CAPÍTULOS. A) QUAL A DURAÇÃO, EM SEMANAS, DESSA NOVELA? B) CONSIDERANDO QUE 1 MÊS = 4 SEMANAS, QUANTOS MESES DURARÁ ESSA NOVELA?
10. UM ELEVADOR SUPORTA APENAS 400 QUILOS. SE TIVER 20 CAIXAS COM 48 QUILOS EM CADA CAIXA, QUAL É O NÚMERO MÍNIMO DE VIAGENS QUE VOCÊ DEVE FAZER PARA TRANSPORTAR TODAS AS CAIXAS?
http://jardimdatiadani.blogspot.com.br/2010/10/1.html
10 SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
"A pior coisa que pode acontecer aos alunos é estar em sala de aula, durante uma hora inteira, sem qualquer dúvida. Isso pode significar duas coisas: uma possibilidade muito remota do professor estar muito claro, mas mais frequentemente dele não estar nada claro."
Dr. Umran Inan
1. Tente iniciar cada conteúdo através da criação de um problema e explicando porque é interessante e importante.
2. Ao invés de pedir aos alunos que memorizem uma fórmula, ensiná-los a obter a fórmula e identificar suas partes.
3. Tente a abordagem passo a passo para resolver problemas. Faça perguntas pequenas ao longo do caminho para que os alunos possam ver como a solução está sendo calculada e enfrentem questões similares com a mesma estratégia.
4. Incentive os alunos a imaginarem maneiras de resolver o problema antes que você comece a trabalhar a solução em conjunto. Esta sugestão aproveita as habilidades dos alunos e encoraja-os a estender ativamente o seu conhecimento.
5. Quando você chamar os alunos, pedindo-lhes para tentar resolver um determinado problema, em vez de pedir-lhes a solução pergunte: "como eu deveria começar a trabalhar sobre este problema?" em vez de: "qual é a resposta para esse problema?"
6. Incentivar sempre as questões da classe e evitar responder diretamente. Certifique-se que todos estão ouvindo e compreendendo a causa e, em seguida, comece a trabalhar respostas em conjunto.
7. Se você mantém um alto grau de interação com toda a classe, eles podem estar mais dispostos a participar e fazer perguntas. Quanto mais cedo os alunos são estimulados a falar, mais provável é que vão contribuir durante o resto da aula.
8. Tente resolver o problema de duas maneiras diferentes. Isso dá aos alunos uma compreensão melhor da forma de abordar um problema e pode impedir erros futuros. Essa técnica também prende a atenção dos alunos, porque eles vão querer ver se a resposta é a mesma em ambos os casos.
9. Para ajudar os alunos a aprenderem a formular problemas, bem como encontrar respostas para os problemas, os alunos devem ser estimulados a apresentar situações ou problemas de temas variados, elaborando e respondendo perguntas para si próprios. Isso permite que vejam como o trabalho acontece nos níveis mais altos em sua disciplina.
10. Antes de passar para o novo conceito, tente perguntar aos alunos questões específicas sobre um problema representante para testar o aprendizado. Os alunos, muitas vezes, evitam responder a perguntas gerais, como "Será que todo mundo entendeu?" A questão mais específica ajudará o professor a avaliar melhor se já é possível avançar.
Tradução e adaptação do texto de:
Nancy Plooster, TA Development Program; University of California, Santa Barbara
http://jardimdatiadani.blogspot.com.br/2010/10/10-sugestoes-didaticas-para-solucao-de.html
MENSAGEM PARA REUNIÃO DE PAIS
"CASA E LAR"

Casa é uma construção de cimento e tijolos.
Lar é uma construção de valores e princípios.
Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio.
Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar.
O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair.
Numa casa criamos e alimentamos problemas.
O lar é o centro de resolução de problemas.
Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam.
Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apóiam e nas lutas se solidarizam.
Casa é local de discussões, conflitos, discórdia.
No lar as discussões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer.
Numa casa desdenha-se dos nossos valores.
No lar sonhamos juntos.
Numa casa há azedume e destrato.
Num lar sempre há lugar para a alegria.
Numa casa nascem muitas lágrimas.
Num lar plantam-se sorrisos.
A casa é um nó que oprime, sufoca.
O lar é um ninho que aconchega.
Se você ainda mora em uma casa, nós o convidamos a transformá-la, com urgência, em um lar e que Deus seja sempre o seu convidado especial.
Lar é uma construção de valores e princípios.
Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio.
Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar.
O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair.
Numa casa criamos e alimentamos problemas.
O lar é o centro de resolução de problemas.
Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam.
Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apóiam e nas lutas se solidarizam.
Casa é local de discussões, conflitos, discórdia.
No lar as discussões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer.
Numa casa desdenha-se dos nossos valores.
No lar sonhamos juntos.
Numa casa há azedume e destrato.
Num lar sempre há lugar para a alegria.
Numa casa nascem muitas lágrimas.
Num lar plantam-se sorrisos.
A casa é um nó que oprime, sufoca.
O lar é um ninho que aconchega.
Se você ainda mora em uma casa, nós o convidamos a transformá-la, com urgência, em um lar e que Deus seja sempre o seu convidado especial.
Dinâmica na reunião de pais:
1. Leitura do texto, por um pai voluntário ou pela docente, se for preciso.
2. Discussão sobre o tema, deixando que os pais falem o que entenderam do texto e como é a própria casa.
3. Ler a frase: “para um lar realmente aconchegante, é preciso...”
4. Deixar que os pais escrevam em tirinhas de papel o que acreditam que precisam mudar em suas casas.
5. Colar as tirinhas em uma casa previamente montada e colada na parede da sala de aula, para que seus filhos possam ler também.
EDUCAÇÃO S/A
BRINCADEIRAS BOAS PARA QUEM TEM POUCO ESPAÇO

CORRIDA DE BASTÃO
Serve qualquer objeto, em geral uso os tubos de rolo de papel de cozinha,
Faça duas filas em ordem crescente de tamanho, com número igual de participantes.
Marque um determinado lugar onde o 1° aluno deverá correr e bater a mão, o aluno volta bate na mão do 2° entregando-lhe o bastão ,e sai da fila . Repete-se o procedimento, ganha a fila que terminar primeiro. Os alunos que sobram servem de juiz ou bandeirinha.
PASSAR ANEL COM PIRULITO
Material:
Dois anéis iguais, pirulitos pequenos no mesmo numero dos participantes.
Brincadeira:
Faça duas filas em ordem decrescente de tamanho( o maior fica na frente ) os alunos fIcam sentados lado a lado, com os pirulitos na boca , quem chupar o pirulito é eliminado, atrapalhando seu grupo. Ao sinal da professora o 1° aluno passa o anel do cabo do seu pirulito para o do segundo e assim sucessivamente. Se o anel cair, tem que voltar ao primeiro aluno e a turma que termina por último perde .O premio pode ser pirulitos para o grupo que vencer.
Esta brincadeira também serve para trabalharmos ordem crescente e decrescente. Se utilizarem e gostarem me contem.
ENFIAR E DESENFIAR BARBANTE OU CORDAO COM AGULHA
Material:
Dois agulhões iguais e dois pedaços iguais de barbante
Os agulhões compro na Singer ,ou armarinhos ,agulhão de enfiar elástico ( os meus têm bolinha na ponta),na falta do agulhão ,assim como na brincadeira de passar anel com pirulito, uso clipes ,grampo de cabelo( friso ou misse) .
Brincadeira:
Faça duas filas em ordem decrescente de tamanho( o maior fica na frente ) os alunos fIcam sentados lado a lado, com os agulhões e o barbante. Ao sinal da professora o 1° aluno enfia o cordão no agulhão levanta o agulhão enfiado mostrando-o para todos desenfia-o ,passando para o do segundo e assim sucessivamente e a turma que termina por último perde .
CARACTERIZACAO DE PALHACO
Quando der a largada um aluno de determinada equipe deverá caracterizar de palhaço ,outro da mesma equipe , ganha quem terminar primeiro. Para esta tarefa , a professora deverá, dar o material igual para as equipes. LÁPIS DE SOMBRAMCELHA, BATOM .ETC . Já tive aluna de pré que venceu .Ela fez um ponto final no nariz, uma interrogação e um ponto de exclamação nos lados do rosto.
http://jardimdatiadani.blogspot.com.br/2010/10/brincadeiras-boas-para-quem-tem-pouco.html
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