A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina anunciou uma redução média de 5,42% no valor do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir de 2012. O reajuste está baseado na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que regula o valor de mercado dos veículos. Quem é proprietário de motocicleta até 200 cilindradas estará isento do pagamento do IPVA, desde que não tenha cometido alguma infração de trânsito no ano anterior.
Mesmo com a redução da alíquota, Santa Catarina não deve perder arrecadação. O Estado costuma registrar anualmente aumento de sua frota de veículos, que atualmente alcança a marca de 3,6 milhões de novos registros. Este fator deve aumentar a arrecadação do IPVA em 2012. Até o mês de novembro deste ano, Santa Catarina aumentou em 13% a arrecadação em relação ao mesmo período de 2010. Até agora já foram recolhidos R$ 948,5 milhões com o imposto sobre os carros.
Santa Catarina é o estado que tem o menor IPVA do Sul do Brasil. Enquanto no Estado a alíquota varia entre 1% e 2%, dependendo do modelo, no Rio Grande do Sul o imposto é de 3% e no Paraná chega a 2,5%.
COMO PAGAR
A lista completa com a alíquota de cada modelo estará disponível no site da Fazenda Estadual a partir do dia 2 de janeiro de 2012, quando começam a valer os novos valores. As datas de pagamento permanecem as mesmas. O imposto pode ser recolhido no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Unibanco e Sistema Bancoob.
Foto: Jaime Batista
FONTE
www.r7.com/
FOTOS ILUSTRATIVAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário