Quanto pagamos de Imposto:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog:  NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER -- JORNAL PONTO COM **

PENSE NISSO:

PENSE NISSO:

sábado, 17 de agosto de 2013

5º Ano - Plano de Aula: Trabalhando com encartes de Supermercado: sugestões para vivenciar a Matemática.


O USO DE ENCARTES DE SUPERMERCADO DURANTE AS AULAS PODE FAZER COM QUE O TRABALHO COM CÁLCULOS SEJA MENOS MECÂNICO E MAIS PRAZEROSO, ALÉM DE TRAZER MUITO MAIS RESULTADOS QUE UMA LISTA DE SIMPLES CÁLCULOS SEM MOTIVO OU RAZÃO, NUMA FOLHA DE PAPEL.
OBJETIVOS DESTA AULA:
REALIZAR CÁLCULOS CONCRETOS, A PARTIR DA SIMULAÇÃO DE COMPRA E VENDA;
FAZER ANOTAÇÕES PERTINENTES AO QUE SE ESTÁ COMPREENDENDO E ESTUDANDO;
REALIZAR CÁLCULO MENTAL E ABSTRAÇÕES;
SIMULAR O PROCESSO DE COMPRA E VENDA; INTERAGIR COM OS COLEGAS DE MODO HARMÔNICO, COMPREENDENDO DE FATO OS OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS DURANTE A ATIVIDADE;
PARTILHAR EXPERIÊNCIAS E DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS;
ANOTAR LISTAS DE PALAVRAS E PREÇOS;
OPTAR POR PRODUTOS RELEVANTES, EM SUAS ESCOLHAS E SABER DIFERENCIÁ-LOS DOS SUPÉRFLUOS;
COMPREENDER O QUE É CUSTO DE VIDA;
CALCULAR, NAS QUATRO OPERAÇÕES;
AUTO-AVALIAR-SE, SABENDO IDENTIFICAR SUAS MAIORES DIFICULDADES, DURANTE AS ATIVIDADES REALIZADAS E ENCONTRAR CAMINHOS PARA SANÁ-LAS, JUNTO COM O GRUPO.
DESENVOLVIMENTO:
PARA REALIZAR A ATIVIDADE SERÁ PRECISO ANTES, ALGUNS PREPARATIVOS:
1. PEDIR AOS ALUNOS QUE TRAGAM ENCARTES DE SUPERMERCADO OU GUARDÁ-LOS;
2. RESERVAR UM PERÍODO PARA QUE TRAGAM TAMBÉM EMBALAGENS DIVERSAS, COMO: CAIXAS DE LEITE, POTES DE IOGURTE, LATAS, CAIXAS DE SABÃO ETC.
3. IMPRIMIR COM ANTECEDÊNCIAS NOTAS DE DINHEIRO DE “MENTIRINHA” OU DEIXAR QUE OS PRÓPRIOS ALUNOS CONFECCIONEM O DINHEIRO;
EM SEGUIDA, É PRECISO APRESENTAR AO ALUNO O ENCARTE E ISTO PODE SER FEITO DURANTE UMA CONVERSA. ELES TERÃO A OPORTUNIDADE DE CONTAR QUANDO VÃO AO MERCADO E COM QUEM OU AINDA SE NUNCA VÃO. NESTE CASO, REALMENTE PRECISARÃO DE AUXÍLIO. PODE SER IMPORTANTE MONTAR UM CARTAZ-EXEMPLO, QUE DIGA A ELE EXATAMENTE QUE INFORMAÇÕES TRAZ UM ENCARTE E COMO ELAS SERÃO UTILIZADAS, DURANTE AS COMPRAS: INFORMAÇÕES DE PESO, MEDIDA, PREÇO, MARCA, PRIORIDADE ETC.
DEIXO, ABAIXO, MODELOS DE DINHEIRO, MOEDAS E TAMBÉM DE ENCARTES, QUE PODEM SER ÚTEIS:


PREPARANDO O AMBIENTE: OS ALUNOS SERÃO SEPARADOS EM GRUPOS. O GRUPO DOS VENDEDORES E O GRUPO DOS COMPRADORES.
O GRUPO DOS COMPRADORES FICARÁ COM O DINHEIRO, PAPEL E CANETA.
O GRUPO DOS VENDEDORES ORGANIZARÁ O TROCO E OS PRODUTOS A VENDA, ASSIM COMO SERÁ RESPONSÁVEL POR COLAR PLACAS DE PREÇOS, NOS PRODUTOS.
IMPORTANTE: OS GRUPOS IRÃO SE REVEZAR, DURANTE OS DIAS EM QUE A ATIVIDADE FOR REALIZADA, OU NO MESMO DIA, DE ACORDO COM A PREFERÊNCIA DO PROFESSOR.
ATIVIDADE 01 : LISTA DE COMPRAS
O PROFESSOR IRÁ ENTREGAR A CADA ALUNO UMA LISTA DE COMPRAS. ELE PODE PREENCHÊ-LA SOZINHO OU EM GRUPO. O OBJETIVO É ANOTAR OS ALIMENTOS QUE SERÃO COMPRADOS, OS PREÇOS QUE ELES POSSUEM NOS ENCARTES E TAMBÉM AS QUANTIDADES A SEREM COMPRADAS. NESTE MOMENTO AINDA NÃO SERÃO FEITOS CÁLCULOS, PORÉM, SE O PROFESSOR DESEJAR, PODE PEDIR QUE FAÇAM UMA ESTIMATIVA DOS GASTOS, ANOTANDO PREÇOS E FAZENDO O SOMATÓRIO DA LISTA, ASSIM COMO O TROCO QUE IRÃO RECEBER. OS ALUNOS QUE SERÃO VENDEDORES TAMBÉM FARÃO ESTA ATIVIDADE, VISTO QUE EM OUTRA OCASIÃO IRÃO SE REVEZAR E SERÃO COMPRADORES TAMBÉM.

Nenhum comentário: