Hoje vamos conversar sobre o tipo de relação que nós, enquanto escola, gostaríamos de ter com as famílias de nossos alunos.
Passamos muito tempo reclamando que a família não participa da vida escolar das crianças, não ajuda nas tarefas, não vão nas reuniões quando convocados, entre outras queixas. Até compreender que precisávamos fazer alguma coisa para reverter este quadro. Afinal, a escola têm a obrigação de articular com a família, como está previsto no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente e também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
Assim algumas ações foram realizadas durante o ano para envolver todos da família:
Reunião no inicio do ano com a equipe diretiva para apresentar o corpo docente e demais funcionários;
No ato da matrícula é feito um cadastro da família, para melhor conhecimento da realidade em que o aluno está inserido. Entre outras coisas é perguntado: nome dos pais , local de trabalho, escolaridade, quantos membros na família, com quem a criança vive, quem toma conta, se a criança é alergica ou toma algum medicamento.
Reunião com as professoras da turma para expor o trabalho a ser desenvolvido durante o ano, método de alfabetização, explicação de como a família pode auxiliar nos deveres de casa, entre outros assuntos.
Convite para as famílias participarem do Conselho Escolar.
Comunicado mensal passando toda a agenda da escola durante aquele período, aniversariantes, eventos e outros.
Quando necessário visitas domiciliares.
Palestras com temas de interesse da família: pesquisa realizada durante a primeira reunião.
Festas e comemorações com a paricipação de toda comunidade escolar.
Festa de pais e filhos.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário