Os livros paradidáticos em sala de aula ajudam a desenvolver o aluno em diversas areas, indo além e tornando o aluno um conhecedor de diversas formas de aprendizagem e não somente o que se é proposto por uma politica. Quando tais livros são aplicados em sala de aula despertam a curiosidade do aluno levando-o a participar mais das aulas e a desenvolver diversas formas de se expressar em seu cotidiano.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Objetivos:
Promover um contato prazeroso aluno/livro, com vistas à formação do leitor;
- Utilizar o tema do livro como motivo para discussão e reflexão sobre aindividuais.
- Realizar atividades de escrita a partir de situações sugestivas criadas pela história.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
JUSTIFICATIVA
A Literatura Infantil é uma forte aliada do professor na formação do público leitor, através da construção do gosto pela leitura. Os trabalhos com livros de histórias podem se tornar momentos de grande prazer para os alunos, levando-os a estabelecerem conexões afetivas com os livros.
Assim, a leitura inicial poderá, também, suscitar inúmeras atividades de linguagem, levando o aluno ao seu crescimento enquanto leitor e escritor. A partir da história lida, o professor poderá planejar ricas situações de linguagem oral e escrita, envolvendo os alunos de maneira prazerosa, contextualizada, motivando-os para projetos linguísticos cheios de significados. Dependendo da criatividade do professor e do envolvimento da turma, poderão surgir situações de linguagem oral como jograis, dramatizações, debates, jornais televisivos, entrevistas, etc. Os livros também poderão oportunizar a realização de atividades de escrita como as paráfrases reprodutivas e criativas, a criação de finais ou inícios diferentes para uma mesma história, a produção autônoma de textos, levando os alunos a exercitarem a imaginação e a fantasia.
Os livros de literatura representarão também, para o aluno, textos modelares que certamente os levarão à construção de textos melhores do ponto de vista da ortografia, da morfologia e da sintaxe, além de fornecer-lhes mais idéias para criarem seus próprios textos.
ATIVIDADES
1ª etapa
Os alunos poderão sentar-se em um círculo no chão, em cadeiras dispostas em círculo ou, se a escola dispuser de um espaço especial, a professora poderá utilizá-lo para este momento de leitura: (Oficina Literária, biblioteca ou outro)
2ª etapa
Trabalhando a oralidade:
Leitura oral: a professora promoverá um momento solene para a leitura oral. Esta poderá acontecer à frente da sala ou, se a escola dispuser de um palco, melhor ainda. O grupo de alunos se apresentará de uma vez, sendo que cada aluno lerá uma página do livro. A professora fará uma orientação prévia sobre este trabalho oral: postura, entonação de voz, seriedade, leitura fluente, etc. Os alunos que ainda não souberem ler poderão receber uma página com pouco texto. A professora lerá para ele decorar e, assim, se apresentar sem constrangimento.
3ª etapa
a) Os alunos, juntamente com a professora, farão a leitura da capa do livro, retirando informações sobre a referência bibliográfica do mesmo:
Título do livro:
Nome do autor(a):
Nome do ilustrador:
Nome da editora:
b) Registro dessas informações no caderno.
4ª etapa
Trabalhando a escrita:
As crianças reproduzirão, usando suas palavras, a história que leram e viram ser dramatizada. Os que não souberem escrever serão auxiliados pela professora ou por colegas já alfabetizados.
A professora fará a correção individual nos cadernos dos alunos, escrevendo frases que os motivem para novas tentativas de produção de textos.
AVALIAÇÃO
Durante todas as atividades a professora auxiliará seus alunos e avaliará:
Quanto à leitura se :
Leram com interesse;
- Compreenderam a história;
- Apresentaram-se com desenvoltura na leitura oral e na dramatização;
- Identificaram os sujeitos envolvidos na produção do livro;
Quanto à escrita:
Escreveram com coesão e coerência;
- Fizeram o trabalho com entusiasmo;
- Sentiram-se encorajados para testar suas hipóteses de escrita.
- FONTE:
- http://amareeducarivanilda.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-05-27T11:05:00-07:00&max-results=7&start=13&by-date=false
Nenhum comentário:
Postar um comentário