O horário de verão começa no próximo domingo (20) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com isso, à meia-noite do sábado (19) para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014.
Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além doDistrito Federal.
Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.
Economia de energia
O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. A redução durante a mudança deve ser de cerca de 5% nos estados participantes.
A partir da 0h de domingo (20), entrará em vigor o horário de verão 2013-2014. Neste dia, os relógios deverão ser adiantados em uma hora e a medida vai durar até 16 de fevereiro de 2014. Para o período, está prevista uma economia de 5%, a mesma do horário de verão passado.
O objetivo é reduzir a demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de pico e o consumo de energia devido ao aproveitamento maior da luz solar. Entre os fatores que auxiliam essa economia, estão a mudança de comportamento dos consumidores residenciais, que aproveitam mais a luminosidade natural adiando o uso de eletrodomésticos, chuveiro e iluminação.
A última edição do horário de verão, que iniciou em 21 de outubro de 2012 e terminou no dia 17 de fevereiro deste ano, proporcionou uma redução em torno de 5% na carga do sistema elétrico da Celesc e 0,5% no consumo de energia na área de concessão da empresa, que abrange 92% do território catarinense.
A redução da demanda apresentada em 2012/2013 foi equivalente a 79% da carga do município de Florianópolis ou 37% da carga de Joinville, no Norte de Santa Catarina, durante todo o período do horário de verão.
G1 SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário