O mês de fevereiro iniciou com o VW Golf assumindo a liderança entre os hatchs médios, seguido, na segunda posição, pelo Focus - ambos tendo superado o líder de janeiro, que foi o Chevrolet Cruze. Entretanto, o hatch médio da Ford vendendo diariamente mais que o Golf desde o dia 15, e, caso seja mantida a tendência atual, deve assumir a liderança do segmento até o fim do mês.
O Focus vendeu até o ontem 1028 unidades - o que o deixa a apenas 28 carros de distância do Golf, que emplacou no mesmo período 1056 unidades. Trata-se da menor distância entre os dois modelos ao longo do mês, que começou com uma diferença de quase 100 carros à favor do VW.
O Chevrolet Cruze, em terceiro, emplacou 785 unidades até então, seguido do Hyundai i30 - modelo que vem apresentando melhora de vendas desde que adotou o propulsor 1.8 (veja aqui), no mês passado. O sul-coreano agora é o quarto hatch médio mais vendido, à frente dos nacionais Peugeot 308 e Fiat Bravo, 5º e 6º respectivamente.
A tabela abaixo traz as vendas acumuladas dos modelos analisados ao longo de fevereiro.
Modelo | 06/fev | 07/fev | 10/fev | 11/fev | 12/fev | 13/fev | 14/fev | 15/fev | 18/fev |
VW Golf | 330 | 433 | 594 | 674 | 759 | 850 | 930 | 993 | 1056 |
Focus | 233 | 321 | 510 | 589 | 664 | 767 | 851 | 940 | 1028 |
GM Cruze | 212 | 282 | 415 | 473 | 542 | 598 | 666 | 726 | 785 |
Hyundai i30 | 87 | 107 | 158 | 201 | 231 | 267 | 298 | 320 | 341 |
Peugeot 308 | 78 | 92 | 150 | 170 | 190 | 225 | 245 | 264 | 283 |
Fiat Bravo | 58 | 77 | 126 | 145 | 166 | 192 | 211 | 232 | 253 |
Os dados dos três primeiros colocados da tabela acima foram colocados no gráfico abaixo para melhor análise quanto ao comportamento de vendas.
Como se pode observar, a distância do Golf em relação ao Focus veio sendo erodida ao longo do mês, estando ambos praticamente empatados agora - fenômeno este que pode ser explicado pelo comportamento das vendas diárias dos modelos, traçadas no gráfico abaixo.
Observa-se, portanto, que o Focus está vendendo diariamente mais que o Golf desde o dia 13 de fevereiro, com uma diferença à favor do modelo da Ford de 25 carros nos últimos dois dias. Como o Golf tem uma vantagem de 28 carros, é provável que até o final da semana, caso não haja uma reação do modelo alemão, o Focus assuma a liderança do segmento no Brasil.
FONTE:
http://www.car.blog.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário