Fiquei impressionada com o que descobri, dias atrás: pesquisadores apontam que cerca de 18 milhões de brasileiras sofrem de prisão de ventre. E se você faz parte dessa multidão, anote essa dica importante da amiga e nutricionista Ana Paula Bedin, que eu venho colocando em prática — e aprovando: aposte na biomassa de banana verde. Trata-se de uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme, que pode ser acrescentado a molhos, sopas, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas.
A biomassa é considerada um alimento funcional: quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. No intestino, ela é utilizada por bactérias boas do nosso organismo, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal e fazendo-o trabalhar bem. A biomassa , que pode ser consumida em qualquer idade, também é amiga da dieta: promove saciedade, fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos e também inibe a absorção de gordura e açúcar da alimentação. É também indicada para quem tem restrições alimentares: não contém glúten, lactose, nem açúcar.
Fazendo em casa
A biomassa de banana verde não tem gosto, nem cheiro e é de baixo valor calórico: 1 colher de sopa = 15 calorias. A sugestão de consumo é de 2 a 4 colheres por dia — mas é sempre importante consultar um nutricionista e definir a sua necessidade. Você pode comprá-la pronta, em casas de produtos naturais, ou fazê-la. Anote a receita da culinarista Lidiane Barbosa: Ingredientes:
—12 bananas verdes;
—Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
Preparo: lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente.
Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Coloque a polpa da fruta - sem as cascas - para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em fôrmas de gelo e a outra metade em um pote de vidro. No freezer ela dura 3 meses e, na geladeira, até 7 dias.
HORA DE SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário